Quarta-feira , Maio 8 2024

CDT COMEMORA 82 ANOS EM DIA DE ASSEMBLEIA GERAL

O Clube Desportivo de Tondela (CDT) comemorou no passado dia 6 de Junho 82 ano de fundação com diversas cerimónias, que culminaram com a Assembleia-geral para a aprovação de contas do exercício de 2014.

Nunca será demais lembrar que o CDT nasceu no dia 6 de Junho de 1933, do desmembramento de duas equipas que existiram: o Tondela Futebol Clube (fundado em 1925) e o Operário Atlético Clube (fundado em 1931), tendo iniciado funções com atletas de ambos os desistentes.

A partir daí, como todas as colectividades, o CDT tem no seu historial momentos altos de glória e outros nem tanto assim, porém com um saldo altamente positivo. Na sua rica história acaba de se guindar ao mais alto patamar de futebol nacional com a ascensão à I Liga.

No passado sábado, dia de aniversário, as cerimónias tiveram início com a Santa Missa na Igreja Matriz de TondeIMG_0014la de Acção de Graças e em memória de todos os que estiveram ligados à vida do CDT e que jamais encontraremos no caminho da vida, a que assistiram os membros dos Órgãos Sociais e outros associados.

Seguiu-se a romagem de saudade ao Cemitério Municipal de Tondela, honrando atletas, dirigentes e beneméritos já falecidos, tendo em memória de todos sido deposta uma palma de flores na pedra tumular.

Usou da palavra nesta cerimónia o Presidente do CDT, Gilberto Coimbra, que salientou o significado desta romagem em honra de todos aqueles que pertenceram ou estiveram ligados por variados motivos à vida do Clube, lembrando duas baixas mais recentes e uma um pouco mais distante que estiveram ligados de alma e coração ao CDT.

Nestas cerimónias esteve sempre presente o estandarte do Clube.

ASSEMBLEIA-GERAL

Pelas 20H30, em 2ª convocatória, teve lugar a Assembleia-Geral Ordinária do CDT, no Auditório Municipal de Tondela que, diga-se em abono da verdade, apesar de ter uma plateia razoável esperava-se que mais associados comparecessem a este relevante acto após a original subida do Clube.

O Presidente da Mesa da A. Geral, Dr. José António de Jesus abriu a sessão, dando a palavra ao tesoureiro do Clube, Vítor Sacras para apresentação do Relatório de Contas do Exercício de 2014,  que este explicou detalhadamente, escalpelizando todas as rúbricas.

Finda a apresentação, O presidente da A. G. perguntou se havia algum associado que quisesse colocar qualquer questão e como não havia deu de imediato apalavra ao Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Luís Henrique, que leu o parecer daquele Órgão, que abrange todas as referências.

APROVADAS AS CONTAS

Posto à votação foi aprovado por unanimidade, assim como as contas do ano de 20IMG_002514, com resultados positivos de 185.499 euros.

Esta verba que traduz o saneamento financeiro do clube, permite ainda transitar um montante significativo para reforço de capitais.

Foi entretanto dada a palavra aos sócios que quisessem dela usar, falando em primeiro lugar Júlio Gonçalves elogiando o Presidente Gilberto Coimbra, assim como os restantes membros directivos. Lamentou não se encontrar completamente lotado o Auditório nesta sessão da A. Geral.

Falou em seguida o Doutor António Palavra lembrando a situação em “que o Beto encontrou o CDT” e os três treinadores que levaram o Clube primeiro à 2ª B, à II Liga e o que o catapultou para o mais alto escalão de futebol nacional.

O associado António Mota, profissional de Seguros, enalteceu o Presidente e restantes membros sociais pelo feito conseguido.

José Pizarro, um associado muito ligado ao Clube, salientou este inédito desiderato conseguido pelo Presidente “Beto Coimbra”, pedindo que fosse exarado em acta um voto de louvor.

A Mesa da A. Geral propôs à assembleia que o voto de louvor fosse transformado em proposta, o que foi aceite por todos os associados presentes, aclamando de pé a proposta de louvor ao Presidente da Direcção do CDT

Por último falou o Presidente Gilberto Coimbra, que se sentia “terrivelmente” satisfeito, como disse. Lembrou que o CDT conseguiu estar em todos os níveis de escalões no futebol nacional, afirmando que não é o Presidente mas sim todo o colectivo dirigente que tem responsabilidade neste sucesso.

Sublinhou que o CDT é respeitado e muito convidado para certas manifestações e actividades, fazendo a cronologia desde a Distrital até à I Liga, sempre diferente em cada subida. A I Liga será completamente diferente, “ agora não poderei prometer mais que muito trabalho e um dia, quem sabe, talvez a Europa”.

Informou também que os patrocinadores do Clube são do Concelho de Tondela e acredita que o campeonIMG_0030ato que começa a 16 de Agosto

será uma “luta muito dura, vamos ter que saber sofrer, ser pacientes”. O Presidente Gilberto Coimbra informou ainda que os primeiros jogos serão efectuados em Aveiro e que a situação da subida vai ser muito útil ao Concelho, ao Distrito e à Região.

A terminar, o Presidente agradeceu todas as intervenções.

O Presidente da Mesa da A. Geral, Dr. José António Jesus, antes de dar por terminada a sessão, afirmou que em dia de aniversário se deveria cantar os parabéns ao Clube, o que aconteceu com todos os presentes, que de pé saudaram o aniversariante CDT.

Já depois de termos assistido à Assembleia Geral fomos informados que o Clube Desportivo de Tondela vai fazer um estágio de cinco dias, entre 20 e 25 de Julho, no Centro de Estágios do Luso, realizando no último dia, às 10H30, um particular com a Académica. Antes, a 17 de Julho (20H30), o CDT joga no Fontelo, com o Ac. Viseu. Já o encontro com o Sporting da. Covilhã disputa-se a 29 de Julho.

Sobre os jogos e o movimento de jogadores, prometemos ir dando notícias à medida que tivermos conhecimento.

Amorim Lopes

Veja Tamém

BRUNA GONÇALVES – CAMPEÃ NACIONAL DE CICLISMO DE ESTRADA

No sábado, bem ao fim do dia, a boa notícia começou a correr pelas redes …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *