Terça-feira , Abril 9 2024

FICTON SESSÃO SOLENE EVOCATIVA DO FERIADO MUNICIPAL

Dentro do roteiro da FICTON, foi vasto o programa que o passado dia 16 – Feriado Municipal, comportou.

Aqui iremos apenas referir a evocação do Feriado e a entrega dos Galardões Municipais, que mais uma vez destacaram personalidades e instituições, facto relevante e distinguindo os que marcaram e marcam a vida tondelense.

A atribuição do Galardões enaltece e reconhece o trabalho, a dedicação e o empreendedorismo em prol da afirmação do nosso Concelho.

Outras pessoas e Instituições poderiam ser galardoadas, muitas outras, felizmente que, como frisou o Presidente da Câmara de Tondela ” serão atendidas se concordantes com o pensamento dos restantes membros do executivo”.

SESSÃO SOLENE

Conduzida eficientemente por Teresa Gomes, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara, a Sessão Solene teve início com o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, o Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Engº. Carlos Cunha e o Presidente da Junta de Freguesia Tondela/Nandufe, José Manuel Mendes a ocuparem os seus lugares na Mesa de Honra.

Anunciada a abertura da sessão, Teresa Gomes deu conta dos galardões municipais que iam ser atribuídos e referentes ao ano de 2016, sendo agraciadas quatro personalidades e uma Instituição, cujos currículos passou a descrever.

 

ENTREGA DOS GALARDÕES

Antes da chamada de cada galardoado para receber a sua Medalha, Teresa Gomes leu a sua biografia, biografia esta que serviu para a decisão da sua a atribuição.

ANTÓNIO JOSÉ MATOS E ALMEIDA

Nascido em 1981, é cavaleiro e professor n2421o Centro Hípico de Viseu, desde 2002.

Começou a competir aos 18 anos de idade, tendo em 2002 abraçado a carreira profissional. É cavaleiro destemido, corajoso e trabalhador, enfrentando qualquer desafio, tendo já competido com mais de 140 cavalos.

Para além de cavaleiro, é também professor de Obstáculos, transmitindo assim a sua experiência a todos os que beneficiam da sua formação.

Em 2015 foi campeão nacional de Obstáculos, pertencendo à Equipa Portuguesa de Saltos de Obstáculos.

Ao longo da sua carreira, são vários os prémios obtidos e muitas as participações efetuadas.

É a brilhante carreira deste tondelense que a Câmara Municipal de Tondela quis distinguir com a atribuição da Medalha de Mérito.

CARLA ISABEL GONÇALVES DE OLIVEIRA

Nasceu há 43 anos em Santa Ovaia de Baixo, Freguesia de Canas de Santa Maria.

Licenciada em Bioqu2435ímica, realizou o se doutoramento em 2002, em Biologia Humana.

Tem dedicado toda a sua vida profissional à investigação em saúde, nomeadamente no estudo de doentes e famílias com cancro gastrointestinal.

É investigadora sénior em várias Instituições e reconhecida pelo seu trabalho na genética do cancro gástrico.

É professora de Biopatologia no Departamento de Patologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É reconhecida mundialmente pelos seus Pares.

Enquanto investigadora e professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto participa ativa e regularmente no ensino pós-graduado a estudantes de doutoramento e mestrado daquela Faculdade, Lisboa, Aveiro e Minho.

É membro ativo do Comité Cientifico da Sociedade Portuguesa de Genética Humana e tendo ainda outras intervenções e participações importantes, a nível nacional e internacional.

É nestes termos que o Município reconhece e enaltece quem se empenha em tal causa social e humanitária, cujas ações também se projetam na afirmação do nosso território, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito.

SÉRGIO CAETANO DA CRUZ FERREIRA

Com 88 anos, o Sérginho Tamanqueiro, como é conhecido em Tondela e pelo Concelho, é uma referência no comércio local tradicional, já que proprietário da loja mais antiga do Concelho de Tondela.

Fundada em 1893 por seu avô, Caetano Ferreira, a “Loja dos 2464Tamanqueiros” vendia de tudo um pouco, desde mercearia avulso até material de papelaria, sendo então a especialidade da loja o chá e o café. Na linha de descendência, foram seus filhos que continuaram o negócio da família. Após o falecimento de pai, António, foi Sérgio Ferreira, que depois de concluir o terceiro ano do Colégio Tomaz Ribeiro tomou conta da loja com seu Tio, para uns anos mais tarde ficar sozinho, preservando sempre a imagem do estabelecimento, até no mobiliário que ainda é o primitivo.

Sempre soube superar os obstáculos e os ventos do tempo, mantendo a presença no comércio tradicional, sendo sem dúvida símbolo da dinâmica empreendedora desse comércio.

O seu estabelecimento é, sem dúvida, um ex-libris do comércio local, que o Sérginho detém e mantém como ícone desse comércio que tanto dignifica o Concelho. Por isso, em justo preito de gratidão, o Município lhe confere a Medalha de Mérito.

CARLOS FERNANDO ERMIDA REBELO

E passando para a área da saúde e da proteção social, cabe também aqui um galardão.

Ermida Rebelo é casado, tem três filhos e é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, em 1986.

Concluiu no ano de 1995 o Internato Complementar de Ortopedia no então Hospital de S. Teotónio de Viseu

Entre 2002 e 2004 foi 2481Presidente do Conselho de Administração e Diretor Clínico do Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela.

À época, em consequência e após um dos períodos mais críticos da história deste Hospital, já que o seu funcionamento estava em risco decorrente da falta de clínicos e de opções gestionárias do Governo de então, foi determinante a indicação para Diretor deste Hospital e a sua ação para revitalizar e reposicionar a importância desta Unidade.

As opções que corajosamente tomou abriram novos horizontes de esperança. Neste novo cenário foram implementados alicerces para que as administrações seguintes concretizassem a construção do segundo Bloco Operatório, o que foi muito relevante para a vertente cirúrgica e para o combate às listas de espera.

Entre 2004 e 2005, foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio. Em 2005 e 2011 foi Assistente Graduado de Ortopedia do mesmo Hospital. Desde Novembro de 2011 até aos dias de hoje é Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

É nestas funções que a sua ação volta a ser relevante para o Concelho de Tondela, pois foi consigo que foi redirecionada a vocação estratégica do Hospital de Tondela, enquanto Unidade integrada no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, sendo a Unidade de Tondela potenciada e recebendo doentes de 27 Concelhos do Distrito de Viseu e da Guarda, no âmbito da cirurgia ambulatória que ali é desenvolvida e que serve toda a população do Centro Hospitalar.

Muito contribuiu, também, para o aumento dos indicadores de produtividade, bem como o alargamento da atividade das consultas externas desta Unidade Hospitalar.

Sempre demostrou o maior interesse e colaboração para com os interesses das populações.

E pela sua preponderante ação, principalmente em prol do Concelho de Tondela foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito do Concelho.

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO VALE DE BESTEIROS

Entregues que foram as medalhas de Mérito, teve lugar a distinção dos Bombeiros do Vale de Besteiros com a Medalha de Valor e Altruísmo.

Fundada em 27 de janeiro de 1978, graças à boa vontade de um grupo de besteirenses que sonharam dotar a extensa região com um poder de resposta à proteção das pessoas e bens.

No início do projeto, teve na sua presidência António Diasdscf6578 Duarte e como Comandante Augusto Almiro, tomando forma e de pedra em pedra foram construídos os alicerces, aprovados os estatutos e comparticipado pelo Ministério da Habitação e Obras Públicas em 1983.

Atualmente, tem como Comandante Joaquim Matos e Presidente da Associação Augusto Almiro.

Esta Associação tem ainda uma Secção na localidade de S. João do Monte, desde 1994 e equipada com os meios necessários para uma primeira intervenção, tanto na área da emergência como nas restantes operações de socorro de pessoas e bens, atuando numa localização estratégica face à situação geográfica e às distâncias  envolventes.

Ao longo dos seus trinta e oito anos de vida, a Instituição tem estado ao serviço das populações no abnegado ato de solidariedade na proteção de pessoas e bens.

Abrangendo uma extensa área florestal de proteção, não menos importante é a ação nas diferentes catástrofes, de que ainda está na memória de todos nós o grande incêndio do Caramulo, ocorrido há três anos.

Também no socorro e na emergência médica, bem sabemos quanto uns segundos podem corresponder a uma vida, razão pela qual a importância da proximidade desta Corporação de Bombeiros se revela como um importantíssimo sinal de proteção das populações.

Neste sentido e pelas razões que a justificam, é atribuída a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo.

 

INTERVENÇÕES QUE MARCARAM UM DIA MUITO ESPECIAL

José António de Jesus, começou a sua intervenção saudando a assistência, de um modo es2682pecial os galardoados e tendo um cumprimento especial e de agradecimento para o Secretário de Estado das Autarquias Locais, também ele certamente tendo ainda muito presente a sua situação de Autarca quando Presidente da Câmara de Torres Vedras.

Olhando as condecorações, os currículos são bem expressivos das pessoas e Instituição agraciadas; por isso o Concelho lhe está grato pelo que têm contribuído para a sua valorização e imagem.

Como é sabido, o nosso Concelho vive hoje um dia muito especial centrado nas comemorações do Feriado Municipal, o dia do Município e tudo o que o envolve de relevante.

E por isso é um dia alto neste período de 10 dias de grande atividade, onde se procura projetar aquilo que este Concelho tem de melhor. E a Feira Industrial e Comercial de Tondela tem esse marco muito importante, mas ao mesmo tempo quisemos nesta Cerimónia enaltecer o mérito de todos aqueles que criam riqueza no nosso Concelho, destacando valores humanistas e ideais comunitários, entre eles entreajuda, a solidariedade, a ambição e a coesão, o respeito e a valorização da intervenção cívica por entendermos que são fatores determinantes para construirmos esta nossa região de bem-estar.

 

VIVEMOS NUM TERRITÓRIO ONDE A FORÇA E O CARÁTER DAS NOSSAS GENTES SE EVIDENCIAM

E José António de Jesus, continuando a sua evocação, afirmou que vivemos num território onde a força e o caráter das nossas gentes se evidenciam nos diferentes domínios do saber e da ação humana, onde todos somos chamados a construir uma sociedade inclusiva, que premeia o mérito ao mesmo tempo que fortalece a união e incentiva a capacidade de cada um.

É neste quadro ao serviço da Causa pública que somos chamados a construir um território, cujas políticas de ação assentam nos critérios de coesão e justiça social, de rigor e exigência financeira, de proteção aos mais desfavorecidos, de apoio às dinâmicas associativas locais e compromisso de qualidade de vida, de políticas de novos investimentos e de atração de pessoas, em particular de recursos humanos qualificados.

Por essa razão quero, neste dia e neste momento valorizar o trabalho de todos aqueles que, diariamente, permitem que ele se realize.

Senhor Secretário de Estado: Tondela foi reconhecida como território de baixa densidade, pelo que todos desejamos e esperamos um instrumento de diferenciação posit2689iva no âmbito do Quadro 20,20. Assim e no contexto da Lei das Finanças Locais, os territórios de baixa densidade devem constituir-se como uma oportunidade para o País se tornar mais equilibrado, havendo no entanto a necessidade de dotar o Quadro legal de uma visão de maior amplitude para permitir esse equilíbrio.

Território de Baixa Densidade não pode ser sinónimo de olhar para o Interior como um corredor de aproximação à Europa, porque isso, por si só, não será a solução. O que queremos construir são pontos criadores e geradores de riqueza, que a Lei das Finanças Locais terá que rever.

Na verdade, a visão centralista, a manter-se, não gera coesão nem fomenta proteção social. É essencial aprofundar a possibilidade de Fundos Portugal 20,20 apoiarem alguns investimentos de reabilitação rodoviária, como é o caso gritante do nosso IP3, obra que exige urgência na medida que já se arrasta há demasiado tempo e acarreta uma situação preocupante ao nível das pessoas e bens.

E lembro que esta via percorre praticamente 23 kms no Concelho de Tondela.

Este é, por isso, o momento em que se exige celeridade na aprovação de projetos e Candidaturas das diversas áreas.

 

ESTAMOS NA LINHA DA FRENTE EM ALGUNS DOMÍNIOS

E José António de Jesus destacou que, apesar das dificuldades vividas, o nosso esforço tem permitido que alguns domínios, nomeadamente no âmbito do equilíbrio ambiental onde queremos aprofundar uma estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas para proteção dos nossos recursos, estejamos na linha da frente, referindo ainda outras áreas dessa linha.

Estas referências feitas hoje e aqui, serão assim um forte contributo para a valorização da nossa Memória, mas também um quadro de partida no domínio das ambições, dos desafios, da agregação de vontades, sempre no querer servir e na forma de servir a região.

É com esta visão que trabalhamos todos os dias. E percorrendo esses objetivos, dentro de poucos dias será celebrada a escritura que permitirá trazer para o nosso Concelho um importante investimento que gerará centenas de postos de trabalho.

É por isso tempo de chamar os nossos conterrâneos com competências e qualificação em diversas áreas, para se instalarem na sua e nossa terra.

E novas oportunidades haverão de surgir. É a hora de as aproveitar.

As vitórias do futuro iniciam-se sempre no presente.

Intervenção do Secretário de Estado

Agradeceu o acolhimento, saudou autarcas e de um modo especial o Presidente da Câmara, galardoados, outras entidades e convidados.

Tondela vive hoje um dia especial pelo seu Feriado. E a intervenção do senhor Presidente da Câmara espelha bem o dia e o que representa para os tondelenses pelo presente e pelo futuro.

Permitam-me que vá precisamente por aí, pelo futuro. E para podermos olhar o futuro e fdscf6548alar do futuro, temos que ter um presente muito saudável e muito realista.

E por isso também aqui, é bom que se reconheça que aqui neste Concelho isso acontece, nomeadamente em termos financeiros, já que é dos Concelhos que tem as finanças equilibradas. E eu gosto sempre de referir isto, porque o que normalmente aparece na comunicação social é a minoria, são as autarquias que não têm as finanças equilibradas.

Mas só quem tem finanças equilibradas consegue olhar para o futuro.

O País vive com poucos recurso, tendo que aproveitar os recursos comunitários, de forma a multiplicar investimento, de forma a fazer chegar o dinheiro à economia e com isso aumentar a qualidade de vida tanto das pessoas como do território. É importante acelerar os processos.

O senhor Presidente falou nos acessos e num problema que eu sabia que iria falar. Mas o programa Portugal 20, 20 não comtempla esse tipo de investimento comunitário. Daí a dificuldade.

(Mas será então que a reclassificação do IP3, cada vez mais justificável até pela quantidade de mortes, continua programada para as Calendas?)

O Secretário de Estado falou ainda da descentralização e de outros temos que lhe são transversais, prioridades e apostas.

Terminada a Sessão, foram muitos os que quiseram felicitar os homenageados pela merecida distinção.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *