Quinta-feira , Maio 16 2024

COMBATENTES DO ULTRAMAR APROVAM CONTAS DE 2023

Numa sessão da Assembleia-geral da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, realizada no dia 30 de Março, foi aprovado o relatório e contas respeitante ao ano findo, com um montante de receitas na ordem dos 42.010,62 euros e despesas cifradas em 64.908,82 euros.
Como explicou o presidente da Direcção, Dr. António Ferraz, este diferencial deve-se ao facto de ter sido gasta uma verba de cerca de 20.000 euros, com a requalificação da sede e da respectiva vedação do recinto, a receber do Município.
Na falta dos titulares, foram convidados para a mesa, Armando Vasconcelos Rodrigues (Presidente), secretariado por José de Figueiredo Henriques e Joaquim Duarte Pereira.
A primeira explicação do Relatório, esteve a cargo do presidente da Direcção, que teve a oportunidade de se referir às obras na sede e àquilo que se passou em termos de actividades que, durante o ano, estão programadas, como foi, por exemplo, o magnífico passeio a Penacova, com uma visita ao convento notável e histórico de toda a nossa região, o Convento de Lorvão, onde marcaram presença outras associações de combatentes.
Em sugestões de alguns antigos combatentes, o passeio pode incidir noutros locais, como Arganil ou ao Quartel de Santa Margarida, onde se poderia pernoitar. O presidente ficou em estudar o assunto.
Coube, como tem acontecido até aqui, ao tesoureiro, José Afonso, a explanação, minuciosa, do relatório das Contas, tendo ainda sido lido o parecer do Conselho Fiscal, que foi aprovado por unanimidade, como por unanimidade foi aprovado o relatório das actividades.
Respondendo a algumas perguntas dos sócios presentes, o Dr. Ferraz, deixou claro que a Associação tem 4.300 associados no centro e norte do país e, naturalmente, alguns vão ficando pelo caminho da vida, sendo certo que a média de idades é de 80 anos, pois apareceu um novo sócio com cerca de 90 anos, que andou pela Índia e ainda por Nampula, em Moçambique.
Já com 44 anos de actividade, a ANCU nunca falhou a publicação de um jornal que, primeiramente, se chamou de “Sentinela” e, com a passagem para Tondela, recebeu o nome de “A Voz do Combatente”.
Noutros aspectos, a ANCU, sempre que lhe é participado, leva uma bandeira nacional aos funerais daqueles que, da Leia da morte, se vão libertando, numa alusão de que, um dia, serviram a Pátria com honradez e que, por qualquer ideia ideológica, nunca fugiram à tropa.

DIA DO COMBATENTE
Instituído o Dia do Combatente no concelho de Tondela, foi estipulado em 2024, que se realizasse em 13 de Abril, num sábado.
Desta forma, pelas 10 horas, romagem ao Cemitério Municipal, deposição de flores no monumento aos Combatentes do Ultramar, pelas 10,30 horas, seguindo-se a missa solene, pelas 11 horas e almoço pelas 12,30 horas.
Pelas 15,30 horas, momento musical, seguindo-se a homenagem aos tondelenses que participaram no “25 de Abril”, pelas 17 horas, seguindo-se a conferência “A Guerra Colonial e o 25 de Abril”, pelas 18 horas e, finalmente, pelas 18,30 horas, um Porto de Honra.
José Manuel Sampaio, quem recebeu a ordem de Salgueiro Maia para deitar dentro a porta do Convento do Carmo e que, por um compasso de espera, evitou males maiores e Joaquim Caiador, vão ser os homenageados nesse Dia do Combatente Tondelense, onde o Coronel David Martelo, será o conferencista.

CALCETAMENTO DO PÁTIO
Ainda dentro do período de perguntas e respostas, o presidente da Direcção ouviu alguns sócios, sobre outros problemas, como o calcetamento do pátio da antiga escola Conde de Ferreira, sem esquecer o aumento da quota, que está baixa e a impressão a cores das fotografias nas páginas interiores do jornal.
Aflorado, ainda, o convívio que são os jantares do primeiro sábado de cada mês, todos são unânimes de que se trata de um momento muito belo destes jovens da Guerra Colonial, agora na Terceira Idade e alguns já bem “cocuanas”.
JOAQUIM DUARTE PEREIRA

 

Veja Tamém

TONDELA – OBRAS NO CENTRO DE SAÚDE NUNCA MAIS COMEÇAM

Estas obras foram anunciadas em junho de 2021, pela Câmara chefiada por José António de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *