No sábado, bem ao fim do dia, a boa notícia começou a correr pelas redes sociais: a atleta da ADRT- Escola de Ciclismo de Tondela, Bruna Gonçalves sagrou-se campeã Nacional de Ciclismo de Estrada Feminino em Sub17, em Mogadouro.
Toda a equipa do Clube de Ciclismo de Tondela esteve com as atenções viradas durante a manhã deste sábado para o nordeste transmontano, porque acreditavam que Bruna Gonçalves se tornasse a campeã nacional da modalidade.
Acreditaram que a atleta conseguia depois de 44 Km, bem duros e difíceis, ser campeã nacional.
Na página oficial de facebook a ADRT revela que “depois de uma semana de estudos e mais uma de treino orientada pela nossa Equipa Técnica, levantou-se hoje às 5 da manhã, para fazer uma viagem de 2h15 min até ao nordeste transmontano e cerca das 11:00h depois da corrida de 44 km, já a Federação Portuguesa de Ciclismo e os altifalantes instalados na meta noticiavam que a Campeã Nacional de Fundo Sub17 em 2023 era de Tondela…”, parabenizado a atleta pelo seu feito “parabéns Bruna esse jersey de CAMPEÃ NACIONAL assenta muito bem!”, bem como agradecem “ a quem nos apoia na formação destes jovens”.
Por fim lembram que “Em Tondela também se “joga” Ciclismo”.
Mas quem é Bruna Gonçalves? É uma jovem, que reside em Lobão da Beira, de 16 anos, que concilia os estudos com a paixão pela bicicleta. Atualmente é atleta federada de ciclismo e já é Campeã Nacional de Estrada e Pista (scratch, corrida por pontos e eliminação).
Tudo começou há 6 anos, quando o seu pai, Carlos Gonçalves, soube que ia abrir uma escola de ciclismo no concelho de Tondela, a Associação Desportiva Radical de Tondela.

Desde essa altura que o fascínio pelas bicicletas se tornou mais forte, sendo a Bruna uma das primeiras atletas a começar a modalidade na ADRT.
Os pais, sobretudo a mãe Ana Cristina Ferraz, sempre a apoiaram. É a mãe que a leva aos treinos e que se necessário a acompanha nas viagens para as várias provas pelo país.
A atleta reconhece que os pais foram o seu grande pilar e que, sem eles, nada disto seria possível.
Hoje em dia, Bruna realiza três modalidades de ciclismo, BTT, Pista e Estrada e, a par do excelente apoio dos pais, a mesma tem uma rotina bastante organizada, conciliando estudos, treinos e boa alimentação, para conseguir o sucesso.
Reconhece que é preciso concentração, trabalho e empenho, para conseguir conciliar a sua vida de estudante com a paixão pelo ciclismo, mas cedo aprendeu que só com trabalho, paixão e o muito amor dos pais é que se consegue alcançar estas conquistas.
Vontade não lhe falta, apoio também não e pertence a uma associação que é referência da modalidade na região da Beira Alta, e por isso tem todas as possibilidades de pedalar sempre mais na conquista de novos troféus e títulos, orgulhando o concelho de Tondela.
MJJ