Segunda-feira , Abril 8 2024

25 ANOS DA EMPRESA BROSE

Foi no longínquo ano de 1994, que mais uma empresa alemã se veio instalar em Tondela.
Depois da Huf Portuguesa que já laborava desde 1991, o grupo Bomoro também do sector automóvel, iniciou a sua laboração, em 27 de Junho de 1994, em instalações provisórias na Naia, tendo como principal cliente a Autoeuropa.
Mais tarde foi comprada pelo grupo Boch e depois pelo grande grupo Brose.
Este grupo veio em boa hora, e deu um grande impulso à fábrica de Tondela, e em 2002 a empresa comprou um grande lote na Zona Industrial do Lagedo, e em 2008/2009 construiu uma grande fábrica, onde produz componentes de automóvel, para grandes marcas, nomeadamente a BMW.
No dia 7 de Setembro, a empresa comemorou nas suas instalações os 25 anos de laboração em Tondela, juntamente com os seus colaboradores, dirigentes e autoridades civis, com muitas brincadeiras para os filhos dos trabalhadores e com um jantar comemorativo para todos.
Com a presença de um importante CO do grupo que veio da Alemanha para anunciar o crescimento da empresa de Tondela, o Sr. Thomas Spangler, o gerente Thorsten Albrecht, os antigos gerentes Adolfo Varillas e Adolfo Silva, o presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros Agnelo Laranjeira e o presidente da Câmara Municipal de Tondela José António de Jesus, colaboradores e familiares.
Para assinalar tão importante data, ocorreram as intervenções do Presidente da Câmara, do gerente, e do CO da Alemanha.

Intervenção do Presidente da Câmara José António de Jesus
O presidente da Câmara foi o primeiro a usar da palavra começando por saudar o administrador da Alemanha, os gerentes ali presentes do grupo, o presidente da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros e os colaboradores da empresa.
Começando por dizer que “para se fazer 25 anos foi preciso percorrer, um longo período, onde a tenacidade, a força, a qualidade do trabalho, foi determinante para que esta empresa tivesse crescido. Se não tivesse essa qualidade, esse crescimento, naturalmente, que a história seria diferente, e provavelmente poderíamos estar a comemorar 25 anos, mas não de uma empresa desta dimensão”, referiu.
José António de Jesus destacou a qualidade, o empenho, o profissionalismo dos colaboradores, que passaram pela Brose e que a projectaram como uma das quatro grandes empresas do sector automóvel da região.
Disse ainda que Tondela deve orgulhar-se que este sector (automóvel) semana após semana empregue cerca de 2000 trabalhadores. Isto é sinónimo de mais oferta de trabalho, de mais qualidade, de maior rentabilidade para as empresas, num sinal de confiança para quem investiu e investe em Tondela. “Somos parceiros para o futuro com os planos de desenvolvimento que esta empresa vai ter no nosso concelho. É essa a nossa primeira função, auxiliar, cooperar, apoiar, estimular, porque se assim for quem investe sente confiança, para o poder fazer”, concluiu.
O presidente da Câmara disse ainda que o Município está aberto a novas abordagens da empresa sempre na tónica do crescimento, anunciando novos investimentos na Zona Industrial da Adiça para criar condições de atracção de mais indústria.

Thorsten Albrech Gerente da Brose
De seguida usou da palavra Thorsten Albrech gerente da empresa Brose de Tondela que começou por cumprimentar o representante da administração do grupo Brose, os anteriores gerentes, o presidente da Câmara e restantes convidados.
Na sua intervenção o gerente lembrou o início da caminhada de há 25 anos dizendo “temos de agradecer aos trabalhadores que trabalhavam na altura na empresa. Olhando para os custos e para a qualidade Tondela estava no topo das fábricas do grupo Brose” e para lembrar isso recordou o Excellence Award em Ouro do cliente Ford que receberam em 2006, por isso se construiu uma base sólida para outros projectos e para novos clientes “o grupo BMW é hoje o nosso cliente mais importante que tem este ano uma participação de 47% nas nossas vendas”. Endereçou rasgados elogios e agradecimentos especiais para os antigos gerentes Adolfo Silva e Adolfo Varillas.
Adolfo Varillas foi o gerente que iniciou o projecto da construção da nova fábrica em Santiago de Besteiros, no mesmo período que também era gerente da empresa espanhola do grupo Brose “nesta época conseguiu convencer os líderes em Coburg que valia a pena investir em Tondela”.
Adolfo Silva gerente entre 2011 e 2018 liderou a consolidação da fábrica e o regresso ao caminho do crescimento.
O gerente da Brose agradeceu o contributo e empenho de todos os colaboradores e endereçou um agradecimento especial ao grupo de colaboradores que preparou e organizou a festa dos 25 anos e foram eles Sandra Brito, Sandra Vieira, Joana Figueiredo, Jorge Baptista, Luís Santos e Pedro Pacheco.

THOMAS SPANGLER DIRECTOR EXECUTIVO DO GRUPO IMPRESSIONADO COM O CRESCIMENTO DA FÁBRICA DE TONDELA
Na sua intervenção um dos principais responsáveis do grupo Brose na Alemanha começou por lembrar os 111 anos de existência do grupo, que iniciou a sua actividade em 1908, na cidade de Berlim.
Referiu que a fábrica de Coburg (fábrica mãe) celebrou o seu centenário e a fábrica de Tondela o seu 25 aniversário.
Para este director ambas são exemplo de uma gestão orientada para o futuro. A cultura alemã e a cultura portuguesa convergem na perfeição “ao contrário de outros países, a relação laboral prolongada com os trabalhadores é uma das características que nos une”. Lembrou que, os 50 trabalhadores que vieram das antigas instalações, 36 continuam ainda hoje na Brose, e 4 deles celebram 25 anos de casa.
Referiu ainda que acredita “que para o sucesso duradouro e prolongado é necessário um acompanhamento permanente e uma evolução constante”, e lembrou o carocha do Museu do Caramulo que estava em exposição no exterior da fábrica e que é patrocinado pela Brose e que está equipado com um elevador de vidro mecânico produzido na fábrica em Coburg em 1952, “hoje 67 anos depois arranca em Tondela o fabrico da mais recente geração de elevadores de vidro em plástico para a Renault”.
O director executivo do grupo Brose classificou de impressionante o crescimento da fábrica de Tondela, dos iniciais 50 colaboradores são agora 285.
Analisou também a indústria automóvel que segundo ele está a atravessar um período de grande transição, para enfrentar estes desafios com sucesso a administração central e os sócios da empresa elaboraram o maior programa de renovação da sua história designado por “Future Brose”, para uma estratégia para os próximos anos.
Enquanto empresa familiar a sua gestão é orientada para um futuro a longo prazo “encontramos o caminho para vencer os desafios que nos esperam, com mais sucesso que os nossos concorrentes, e acreditamos que com esta estratégia continuaremos a crescer, por isso a Brose Tondela continuará enquanto parceiro importante da família Brose a fazer parte deste caminho.”
A festa continuou pela noite dentro para a alegria de todos os trabalhadores que festejavam com entusiasmo os 25 anos da empresa.
MJJ

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

One comment

  1. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *