Quinta-feira , Maio 16 2024

CAPARROSA – MOINHOS DE SOUTO BOM ESTÃO DEGRADADOS

Circula no facebook imagens da degradação e abandono dos Moinhos de Souto Bom e o projeto “Ambientes do Ar”. O que infelizmente corresponde à verdade.
Inaugurados em 25 de abril de 2008, os moinhos e os passadiços arderam no fatídico incêndio de outubro de 2017, mas o então presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, de imediato procedeu à sua requalificação. Desde a sua inauguração que atraíram muitos visitantes e a abertura do restaurante mais gente trouxe a estas paragens, divulgando a nossa terra.
E quem quiser ir à net pode ver que em 8 de fevereiro de 2021, no Sapo Viagens, os Moinhos de Souto Bom estavam em destaque, como um bom sítio para visitar. Promoviam a beleza e a importância destes moinhos, bem como valorizavam a povoação de Souto Bom e a freguesia de Caparrosa:
“Os moinhos de Souto Bom encontram-se num dos pontos mais altos da serra do Caramulo. Muitos foram recuperados após terem sido destruídos por um incêndio como também um passadiço que nos leva próximo da ribeira da Pena.
Na subida da serra, a caminho de Souto Bom, ficamos de imediato seduzidos pela paisagem que se perde num extenso horizonte. Para o vale de Besteiros que se estende para além de Tondela.
Os moinhos arderam todos e sete já foram recuperadas. As plataformas de madeira por onde caminhamos são novas.
Formam um emaranhado de pequenos passadiços que nos levam junto dos moinhos de granito, de pequenos cursos d’ água, mós e placas com informação sobre vários planetas.
Os moinhos fazem parte de um projecto pedagógico e, à escala, representa o sistema solar.
Diz Mariana Rebelo, que trabalha num restaurante em Souto Bom, que muitos visitantes “acham engraçado o lugar e o conjunto de moinhos”.
É num local agradável e está num sítio muito bonito. Lamentam a destruição com o incêndio, mas também verificam que está em recuperação.”
Tal como referiu Mariana Rebelo, as pessoas que encontrei foram muito simpáticas e curiosas sobre a nova rotina urbana com a pandemia. Por outro lado, manifestam uma sentida relação afectiva com a sua terra.
A aldeia alonga-se ao topo da encosta, sente-se protegida pela serra e recebe em troca a abundância da água. Nas proximidades há uma barragem, cascatas e lagoas. Há ainda percursos pedestres que estão sinalizados, como é o caso da Rota dos Moinhos que estão sinalizados.
Caparrosa é a sede de freguesia e pertence ao concelho de Tondela”.
Atualmente, os Moinhos estão abandonados pela autarquia, e há conterrâneos nossos que denunciam e mostram desagrado por esta situação.
Como é possível isto estar assim? Como é que se deixou este grande empreendimento da nossa freguesia chegar a este estado de degradação e abandono?

O.P.

Veja Tamém

TONDELA – OBRAS NO CENTRO DE SAÚDE NUNCA MAIS COMEÇAM

Estas obras foram anunciadas em junho de 2021, pela Câmara chefiada por José António de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *