Terça-feira , Abril 9 2024

ASSINATURA DOS PROTOCOLOS DO FUNDO DE EMERGÊNCIA MUNICIPAL

Os Municípios de Tondela, Águeda, Oliveira de Frades e Vouzela assinaram, no passadio dia 26 de Fevereiro em Tondela, os contratos de financiamento com o Fundo de Emergência Municipal, logo após a apresentação do Projecto Tondela + 10, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na cerimónia, que decorreu no Museu Municipal Terra de Besteiros, estiveram presentes o Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Professor Doutor Miguel Poiares Maduro, o Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, o Vice-Presidente da CCDRC (Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional doOLYMPUS DIGITAL CAMERA Centro), Dr. José Alberto Ferreira, e os Presidentes de Câmara dos Municípios afectados  pelos incêndios que ocorreram na Serra do Caramulo no verão de 2013.

O protocolo agora formalmente firmado contempla para o Município de Tondela o valor de 968.467,76 €, que irá ser destinado à recuperação de infraestruturas, tais como estradas, caminhos, captações e condutas de abastecimento de águas das freguesias afetadas.

O Município de Tondela candidatou-se ainda ao programa de Desenvolvimento Regional (PRODER), com uma proposta no montante de 1.283.168,45€, encontrando-se o processo em fase de audiência. No âmbito desta candidatura perspectivam-se intervenções no tratamento de encostas, linhas de água e caminhos.

Com a assinatura deste contrato de financiamento, o Município de Tondela dá mais um passo com vista à revalorização da área ardida e ao desenvolvimento das potencialidades florestais e turísticas da Serra do Caramulo.

 O Secretario de Estado da Administração Local Dr. António Leitão Amaro, naturSONY DSCal do Caramulo, defendeu que é preciso olhar para o futuro e que o primeiro passo é a prevenção: “É responsabilidade dos proprietários e depois das entidades públicas fazerem a limpeza junto às casas, nos caminhos e nas áreas florestais. “Houve muita acção de prevenção que não foi realizada e é importante não esquecer essa prevenção. Temos de preparar o nosso território para minorar o impacto dos incêndios”.

O membro do Governo alertou ainda que é “indispensável a contratação de seguros” para fazer face aos prejuízos causados pelos incêndios. O Estado não tem recursos para apoiar sempre que ocorre uma tragédia”. Por isso os proprietários que têm bens em zonas florestais ou junto a áreas consideradas de risco, deverão precaver-se com um seguro.

 Os Municípios afectados pelos incêndios receberam no dia 26 de Fevereiro os apoios do FEM para repararem os danos causados pelo fogo em infra-estruturas como estradas, sinalética e sistema de abastecimento de água. O Governante lembrou que o incêndio do Caramulo foi o segundo maior do País em área ardida e que não destruiu apenas floresta, mas também campos agrícolas e alguns bens materiais, como ainda levou OLYMPUS DIGITAL CAMERAa vida de três jovens bombeiros.

Do FEM, os quatro Municípios receberam um total de 800 mil euros, sendo que Tondela, o mais fortemente atingido, recebeu cerca de 600 mil euros, Vouzela, mais de 89 mil euros, Oliveira de Frades, mais de 28 mil euros e Águeda, mais de 30 mil euros.

Os referidos Municípios candidataram-se ainda ao Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER), do qual vão receber um apoio de 1,2 milhões de euros, a dividir pelos quatro.

 Amorim Lopes

Veja Tamém

SÃO JOÃO DO MONTE – A FREGUESIA QUE GUARDA A MAGIA DA SERRA DO CARAMULO MAS QUE ESTÁ PRONTA PARA OS DESAFIOS ATUAIS

A freguesia de S. João do Monte, localizada do “lado de lá” da Serra do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *