Home / Inaugurações / INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL

Foi a 18 de dezembro de 2019 que o então presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus anunciou na sessão pública do aniversário da elevação da cidade as obras do cemitério “Vamos colocar em concurso público no início do ano outros investimentos: a ligação da Av. Sá Carneiro ao estacionamento do Estádio João Cardoso, e consequentemente ao cemitério e 2ª fase à avenida das Comunidades, a expansão do cemitério Municipal e a reabilitação da residência paroquial”, avançou na altura.

Em 2020, o mundo e o país foram assolados pela pandemia Covid 19, provocando a paragem de atividade e da vida normal, e por isso o concurso para as obras do cemitério sofreu este constrangimento. Em 2021, o país retomava lentamente a normalidade e a Câmara lançou a concurso esta obra, mas em julho de 2021, a Câmara de Tondela anunciava que “Os concursos públicos para a ampliação do cemitério Municipal de Tondela, bem como para ligação à Avenida das Comunidades não contaram com qualquer concorrente.

A falta de mão de-obra tem causado dificuldades em concursos públicos para obras estruturais, apesar do valor base ser de quase 381 mil euros no caso da ampliação do cemitério e de cerca de 437 mil euros para a ligação à Avenida das Comunidades.”

Entretanto foram as eleições autárquica, ganhando o candidato José António Jesus do PSD, que suspendeu funções em janeiro de 2022, assumindo a presidência da Câmara Carla Borges que tinha deixado as funções de vereadora em setembro de 2019, para ser deputada na Assembleia da República, e que regressou para ingressar nas listas do PSD para a Câmara sendo o número dois.

Depois, só em fevereiro de 2023 é que foi novamente lançada a obra da requalificação do cemitério no valor de mais de 458 mil euros. Esta obra tinha a duração de 8 meses.

Finalmente, em 17 de dezembro de 2023, a requalificação foi inaugurada com um custo de cerca de 507 mil euros, e sem candidatura a fundos comunitários.

Carla Borges revelou que o projeto inicial sofreu alterações para incluir outras obras, como a requalificação do altar da capela que foi devolvido à cor original. O espaço religioso foi intervencionado no interior e no exterior.

O presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Pedro Neves, também falou na inauguração de “uma importante obra para todos os tondelenses” e que era “há muito desejada por todos, pela sua necessidade e importância”.

“Agora que está concluída a obra do cemitério é necessário abraçar um novo projeto, melhorando os acessos e o estacionamento na envolvência do cemitério”, solicitou.

A presidente da Câmara de Tondela, na resposta garantiu ser uma preocupação do município os acessos ao cemitério, estando “prevista e projetada a criação de uma ligação entre as avenidas Dr. Francisco Sá Carneiro e das Comunidades”.

“Mas essa intervenção é bastante onerosa e não a poderemos levar a cabo sem financiamento comunitário ou sem financiamento dedicado. Lamento senhor presidente de junta, vamos ter que aguardar mais um bocadinho, mas acredite que é essa a nossa vontade e se rapidamente houver abertura de fundos comunitários, como esperamos ainda em 2024, pode contar connosco para fazer essa intervenção, como para melhorarmos os estacionamentos”, disse, sem explicar o porquê da Câmara não ter financiamento comunitário ainda neste quadro do Portugal 2020.

Na cerimónia de inauguração do cemitério estiveram os vereadores do executivo municipal, presidentes de junta, e foi benzida pelo pároco de Tondela, padre Victor Portugal.

M.L

Veja Tamém

TONDELA – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DA EMPRESA URFIC EM LEILÃO

A URFIC, empresa de ferragens, situada na Rua Eduardo António Matos Coimbra em Tondela vai …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *