Segunda-feira , Abril 8 2024

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia entre o Vouga e o Dão”, apresentada ao programa “Transformar Turismo”, e que visa a criação de um novo produto turístico de valorização do património ferroviário e que ligará o Museu Nacional Ferroviário à região de Viseu Dão Lafões, nomeadamente aos concelhos de Vouzela e de Tondela.

Com um investimento total de 608.328,19 euros, a candidatura, liderada pelo Município de Vouzela, prevê a beneficiação e a musealização de três antigas estações ferroviárias: a Estação Ferroviária de Vouzela, a Estação Ferroviária de Moçâmedes (Vouzela) com instalação de um Welcome Center e a Estação Ferroviária de Tonda (Tondela), no concelho de Tondela. Além disso, serão também alvo de restauro/musealização as locomotivas na vila de Vouzela e em Real das Donas, bem como outros recursos ligados à história da ferrovia, como por exemplo a Ponte Ferroviária de Vouzela.

A musealização destes espaços será feita com recurso a soluções tecnológicas e multimédia, nomeadamente com realidade aumentada, realidade virtual, recursos audiovisuais e postos interativos de simulação de condução ferroviária.

A candidatura prevê ainda a colocação de sinalética nos locais referidos, acrescendo quatro antigas estações ferroviárias: Sabugosa (Tondela), Parada de Gonta (Tondela), Oliveira de Frades e de São Vicente de Lafões (Oliveira de Frades), bem como a recolha de material iconográfico, de testemunhos da história da ferrovia na região e o desenvolvimento de um plano de comunicação e de promoção turística.

Com base na valorização do património ferroviário existente, os autarcas dos dois concelhos defendem que vai ser possível potenciar e diversificar a oferta turística em Vouzela e Tondela, mas também na região Viseu Dão Lafões e na região centro, com a ligação ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

A candidatura, apresentada ao programa Transformar Turismo gerido pelo Turismo de Portugal, vai ser implementada nos próximos dois anos e tem também como parceiros o Município de Oliveira de Frades, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Turismo de Portugal.

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *