Home / Freguesias / Ermida / ERMIDA – FESTEJOS DE S. SILVESTRE

ERMIDA – FESTEJOS DE S. SILVESTRE

Os festejos em honra de S. Silvestre decorreram muito bem e talvez a mais participada dos últimos anos, talvez por ser este ano o dia 31 de dezembro ser a um domingo.

Começara logo cedo com uma descarga de foguetes, 21 tiros, pelas 8horas da manhã e depois às 9 da manhã.

A santa missa começou pelas 9h30 conforme estava previsto, com dois sacerdotes, o Sr. Padre Victor Portugal e o Sr. Padre Miguel, acompanhada solenemente pelo grupo coral local acompanhado ao órgão pelo Cláudio e como é costume estiveram muito bem.

O Sr. Padre Victor agradeceu a todos pela beleza e ornamentação da capela de S. Silvestre, muito em especial o presépio.

Foram nomeadas as novas zeladoras para o ano de 2024 e como manda a tradição tudo com muito secretismo das nomeadas que somente nesse momento sabem quem é nomeada. Foram as seguintes senhoras nomeadas, divididas em 5 grupos de duas:

1º Fátima Sousa; Isabel Marques

2º Elsa Marques; Paula Costa

3º Salete Albernaz; Cristina Marques

4º Clara Costa; Lídia Matos

5º Eugénia Coimbra; Luísa Sousa

Os nossos agradecimentos para as equipas cessantes e desejamos os maiores sucessos para as novas equipas, que podem contar comigo sempre que o desejarem.

Em seguida saiu a procissão, mas logo que o andor de S. Silvestre chegou à rua, com ajuda de algumas senhoras e homem, começou a chuviscar e tudo dava a entender que não haveria procissão, mas felizmente logo que começou o foguetório, começou a abrir e pode-se fazer a procissão, no percurso mais longo acompanhada pela Banda Filarmónica Tondelense e com os foguetes do principio ao fim e com outras pessoas também a deitar foguetes que dava a sensação que havia dois pontos de lançamento de foguetes.

A surpresa maior foi no fim de recolher a procissão, a Banda Filarmónica Tondelense deu um pequeno concerto, com música popular e várias senhoras apresentaram vários bolos e bolos rei, vinho do porto , figos secos e nozes, não vou nomear os nomes dessas senhoras, porque poderia deixar alguma que participo, por conseguinte foram convidados todos para comer e beber e sinceramente foi uma agradável surpresa. Obrigado a todas por mais esta iniciativa que a todos agradou.

Foram vários os forasteiros que visitaram a capela de S. Silvestre para verem o presépio que este ano está diferente dos outros anos e os arranjos florais também estavam muito lindos.

Na passagem de ano não faltou muitos foguetes, muito em especial o fogo de artifício que já é tradição, em quantidade e qualidade.

Parabéns a todos os que participaram nestas atividades e desejamos a todos muita saúde, paz e amor e ano novo cheio com o que desejaram para 2024.

Um agradecimento também aos acólitos de Tondela que também vieram à Ermida para a cerimónias em honra de S. Silvestre, que prestaram um excelente trabalho, tanto na capela como na procissão.

António Lopes de Sousa

Veja Tamém

TONDELA ROCKS – 2ª edição

A rocha produções organiza, pelo segundo ano consecutivo, o festival, TONDELA ROCKS. Com o apoio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *