Segunda-feira , Abril 8 2024

FESTA DE SANTA EULÁLIA EM CAMPO DE BESTEIROS

No passado domingo, dia 10 de dezembro, celebrou-se a festa de Santa Eulália, padroeira da nossa freguesia.

O dia foi de festa. Em tempo de advento, foi aberta esta exceção para festejar com as devidas celebrações, a Santa Eulália. Nasceu no séc. III, em Espanha. Com apenas 13 anos, foi capaz de resistir às perseguições do catolicismo. Foi barbaramente torturada, jogada aos vermes, despida em público, exposta à neve, chicoteada, queimada com óleo, cortaram-lhe os seios, mas a tudo resistiu para defender a sua fé. Faleceu muito jovem e foi uma mártir. Diz-se que ao morrer, do seu peito saiu uma pomba branca, mas também há quem diga que essa imagem, eram os anjos a levar a sua alma para o céu.

No dia 10 de Dezembro é festejado o dia de Santa Eulália, nossa padroeira. O programa era muito ambicioso, mas apesar de o São Pedro não permitir que se tivesse feito a procissão, tudo correu como planeado.

A missa foi celebrada às 11 horas. A igreja estava muito bem arranjada e devidamente enfeitada, tal como os andores preparados para a procissão e muito bem arranjados. Como é costume juntamente com o andor de Santa Eulália, que estava junto ao altar mor, estavam também na igreja, os andores do São Pedro, da Senhora do Campo, do Senhor dos Passos do Calvário e do São Brás da Ribeira. Os santos de todas as capelas da freguesia, juntam-se no dia da padroeira e também vão na procissão.

A celebração litúrgica teve a solenidade habitual. A igreja estava cheia. Os meninos da catequese estavam presentes e tinham vestes vermelhas, que simbolizavam o martírio que sofreu Santa Eulália. Também tinham nas mãos uma palma igual à que a imagem de Santa Eulália tem.

O coro de domingo acompanhou toda a celebração, as leituras e os salmos estiveram a cargo dos meninos da catequese, bem como o ofertório.

Havia um grupo filarmónico para tocar durante a procissão.

No final da missa estava a chover e não pode sair o cortejo. Os bombeiros do Vale de Besteiros, fizeram-se representar e estavam para levar o andor da padroeira. Na impossibilidade de sair, o Sr. Padre João convidou o grupo filarmónico a tocar algumas músicas, muito bem executadas e foram acompanhados a cantar pelos presentes na celebração. Durante esse período também não faltou a oração, pela paróquia, por todos os presentes, pelas famílias, pelos meninos da catequese, pelos bombeiros, no ativo e já falecidos, bem como pelas intenções de cada um.

Acabada a celebração litúrgica, seguiu-se o almoço, servido no salão paroquial, com a presença de mais de 200 pessoas. As entradas e as sobremesas eram oferecidas e eram muito variadas. O almoço foi muito bem servido, com sopa, carne assada e batatas.  O produto deste almoço, destina-se a obras que é necessário fazer, nomeadamente, no arranjo do salão paroquial e terreno envolvente.

Findo o almoço, seguiu-se um espetáculo de Natal, com a presença e intervenção de catequistas e dos meninos da catequese.

Foi um dia muito bem passado, que praticamente terminou ao anoitecer. Assim se passou mais um dia de Santa Eulália a nossa padroeira.

Temos que dar os parabéns a todos os envolvidos, mordomos, mordomas dos altares e dos andores, à comissão da festa, ao conselho económico, ao coro, ao grupo filarmónico, às catequistas, aos meninos da catequese, aos dois sacristães e sobretudo a uma pessoa que cria toda esta dinâmica e nos dá muita força, o Sr. Padre João. Bem-haja a todos.

C.

Veja Tamém

BESTEIROS FUTEBOL CLUBE CELEBRA CENTENÁRIO

O Besteiros é a par com outras instituições, de grande importância para a nossa freguesia. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *