Domingo , Abril 7 2024

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de Tondela se viu elevada à honrosa categoria de cidade e, nessa condição, viveu ela, já, 36 anos de novos caminhos de progresso e modernidade, com os olhos postos no futuro.

Para comemorar a efeméride, foi realizada em 18 de Dezembro, uma sessão solene no salão Nobre dos Paços do Concelho, que se encheu de tondelenses e outros convidados, a que presidiu a presidente do Município, Carla Borges e a presença dos vereadores, da deputada Cristiana Ferreira, do coordenador da ADICES, do comandante dos Bombeiros de Tondela e do presidente da Junta de Freguesia de Tondela e Nandufe, entre outros autarcas do concelho.

A sessão foi iniciada com a declamação de um poema de Tomás Ribeiro Colaço, que dedicou ao avô, Tomás Ribeiro, sendo depois feita a apresentação, por José Valle de Figueiredo, da edição n.º 8 dos Cadernos de Cultura “D. Jaime”, que ele, tão proficuamente, dirige, seguindo-se a intervenção do vereador da Cultura João Carlos Figueiredo.

Um dos momentos marcantes da cerimónia foi o tributo prestado pelo Município a 12 funcionários pelos seus 25 anos de serviço e a outros 12 que, entretanto, se reformaram. Os colaboradores e ex-trabalhadores receberam medalhas e diplomas pelo seu zelo, assiduidade e empenho no serviço.

“36 ANOS DE UM PULSAR ÚNICO NO DISTRITO E NA REGIÃO”

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, no encerramento da sessão, falou “num dia grande para a Cidade de Tondela”, recordando que a elevação ocorrida há 36 anos abriu “um sem número de oportunidades, elevando o concelho de Tondela a um patamar de excelência, alterando profundamente o futuro do concelho e da região”.

“São 36 anos de um pulsar único no distrito e na região, uma cidade motor do desenvolvimento do concelho e que ao longo dos anos soube conciliar de forma harmoniosa as várias vertentes do desenvolvimento, equilibrando, como os instrumentos numa orquestra, o crescimento com os serviços, o urbanismo, as áreas comerciais e industriais”, afirmou.

“Tornou-se de forma consolidada um polo de atracção e de investimentos das mais variadas vertentes. Tondela é uma cidade madura, mas cheia de vida, onde o seu pulsar é bem sentido na vitalidade do movimento associativo, cultural e desportivo e recreativo e humanitário”, acrescentou, realçando a existência na cidade de espaços verdes, escolas e recintos desportivos de excelência.

Carla Antunes Borges defendeu que a elevação “contribuiu para o crescimento equilibrado e coeso do concelho” e lembrou os “muitos desafios que tiveram que ser conquistados nestes 36 anos”, sustentando depois que “o futuro é agora”.

A presidente da Câmara recordou as obras e iniciativas levadas a cabo no último ano, destacando, entre outras, a mudança do recinto da FICTON para o centro da cidade e as inaugurações do Cemitério Municipal, cuja ampliação e requalificação custou mais de meio milhão de euros, e do Centro de Recolha Oficial de Animais, que custou 388 mil euros, e que abre a 2 de Janeiro.

A autarca anunciou também que as obras da Frente Ribeirinha, onde vai nascer um novo parque virado para o Rio Dinha, foram dadas por concluídas e entregues à autarquia. Já o Centro Tecnológico e de Empreendedorismo “está na reta final”.

OBRAS DO CENTRO DE SAÚDE PODERÃO ARRANCAR EM JANEIRO

Os trabalhos de requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela, mais conhecida por Centro de Saúde, devem iniciar-se em Janeiro de 2024, segundo Carla Borges. “Houve ao longo deste ano várias reuniões de preparação da intervenção de modo a garantir que durante o período das obras a unidade de saúde possa continuar a trabalhar na sua plenitude, respondendo com melhores condições aos seus utentes”, explicou.

Foi dito que durante a empreitada a USF vai mudar-se para contentores que já se encontram junto ao Pavilhão Municipal. Carla Antunes Borges disse ainda esperar em Janeiro “dar nota publicamente do início à empreitada” da Loja do Cidadão.

“ESTAMOS CÁ PARA AJUDAR AO CRESCIMENTO DA CIDADE”

“Hoje é dia de celebração. Trinta e seis anos de cidade de Tondela, são 36 anos que nós queremos que continuem de forma forte, empenhada e profunda. Trazendo da nossa parte um compromisso para com todos vós, para com a cidade. Estamos cá para ajudar no crescimento da cidade, para ajudar para que as pequenas e grandes obras se concretizem. O nosso compromisso é com as populações, sempre com uma política de proximidade”, concluiu a autarca.

“PRESERVAR A HISTÓRIA DO NOSSO TERRITÓRIO”

Como se disse, as celebrações do 36º aniversário da elevação de Tondela a Cidade iniciaram-se com a apresentação e lançamento do oitavo número dos Cadernos de Cultura “Dom Jaime”. A publicação, com 104 páginas, tem mais de uma dezena de artigos dedicados a figuras como Tomaz Ribeiro Colaço, Pedro de Figueiredo, Rodrigo de Melo, Jorge Rey Colaço e António Quadros, entre outros.

O vereador da Cultura na autarquia, falou num “dia feliz” para o concelho, realçando que os Cadernos Dom Jaime “são uma referência cultural que vai muito para além das fronteiras do município”, constituindo ainda uma “afirmação cultural da identidade” do concelho.

“Os cadernos de Dom Jaime trazem sempre com eles, em todas as edições, elementos identitários e culturais fundamentais para a nossa história. Vivemos numa sociedade muito tecnológica, vivemos todos os dias a correr e não temos tempo para ler. E nós temos a obrigação de preservar a história riquíssima do nosso território e da qual estas edições são um acervo fundamental para deixarmos para as gerações vindouras”, rematou.

JOAQUIM DUARTE PEREIRA

Veja Tamém

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL

Foi a 18 de dezembro de 2019 que o então presidente da Câmara de Tondela, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *