Sexta-feira , Maio 10 2024

CORTEJO CARNAVALESCO NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE BARREIRO DE BESTEIROS E TOURIGO

Domingo gordo já começa a ser sinónimo de Cortejo Carnavalesco na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo e a tradição cumpriu-se, mais uma vez. Um conjunto, de seis associações da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros

e Tourigo, juntou-se para organizar aquele que foi o único desfile carnavalesco, com carros alegóricos (seis, um por associação) do concelho de Tondela. Toda a organização contou com o apoio e colaboração incondicional da Junta de Freguesia.

Este ano, o trajeto percorrido ligou a localidade do Vale à localidade do Borralhal,  com os carros alegóricos a darem
início ao desfile quando eram sensivelmente 15h30. Cada carro retratou uma sátira atual, desfilando consigo um conjunto de figurantes devidamente trajados.

Lembramos que, em relação aos trajeto, a organização decidiu desfilar de forma intercalada, um ano no percurso que liga o Tourigo ao Barreiro, outro ano na ligação Vale-Borralhal.

SEIS CARROS ALEGÓRICOS

Na frente do cortejo, desfilou o carro do Centro Social do Vale, no qual se lia ANIMAÇÃO A VALER. Ao seu redor, desfilou um conjunto de figurantes, trajados com muita cor e um ritmo marcado pela intensa música que não deixaram ninguém indiferente.

Seguiu-se o carro do Clube Social Cultural e Desportivo do Borralhal, com um carro equipado com as melhores antenas de comunicações do mercado, a prometer resolver as falhas do SIRESP. Com homens e mulheres bem equipados, a União das Freguesias estará, certamente, muito mais segura e descansada em quaisquer circunstâncias.

O terceiro carro foi o do Centro Social do Tourigo – IPSS, ostentando uma imensidão de arbustos verdes, raiados com flores bem coloridas. Igualmente coloridos iam os utentes daquela instituição. Novos e menos novos, com ou sem bengala, todos desfilaram ao som da animação musical que se ouvia no ar.

Seguidamente, a Casa do Povo de Barreiro de Besteiros apresentou-se pronta para uma eventual III Guerra Mundial, com um míssil balístico a fumegar, pronto a ser lançado, enquanto os respetivos soldados não o largavam de vista. Na lateral do carro, podiam ler-se críticas a Trump e a Kim Jong Un “Eu mato, eu esfolo – É só conversa!”.

O quinto carro a desfilar foi uma boa novidade de última hora. O Centro Cultural e Desportivo do Tourigo, com uma direção recém eleita, mostrou já a sua vontade em unir esforços para dar seguimento aos desígnios dos seus estatutos. Em tempo record prepararam um carro que aludiu à “geringonça” e ao SIRESP, apresentando figurantes vestidos à Bombeiros, como última forma de salvação da nossa floresta.

A encerrar o Cortejo Carnavalesco 2018, a AFERT apresentou o carro CABRAS SAPADORAS, onde brincou com a recente polémica da criação de rebanhos de cabras como medida de limpeza de matos e consequente prevenção aos fogos florestais. À sua volta, vários pastores prontos a cuidar das novas cabras que haverão de chegar para cuidar da limpeza e desbravamento das matas mais necessitadas da União de Freguesias de Barreiros de Besteiros e Tourigo.

Terminado o desfile no Vale, o cortejo seguiu para a localidade do Borralhal, com o carro da associação local a liderar a coluna alegórica. Várias dezenas (senão centenas) de aplausos foram sentidos quer numa localidade, quer na outra. Apesar do tempo estar bastante ameaçador, a vontade de saltar e pular ao som da música criou um fantástico ambiente de folia e de alegria.

CONVÍVIO FINAL

No final do desfile, coube à associação do Borralhal, a organização de um repasto para todos os elementos envolvidos na organização e dinamização do cortejo carnavalesco.

Durante o lanche ajantarado, importa reforçar os discursos dos responsáveis pelas várias associações que reforçaram a importância das pessoas, em geral, dedicarem algum do seu tempo ao movimento associativo e nele às causas comunitárias.

Se é um facto que as associações têm cada vez menos colaboradores a darem do seu tempo por causas sociais e comunitárias, também se pode constatar que na nossa União de Freguesias o Movimento Associativo está cada vez mais forte e coeso em prol do bem comum da população.

No seu discurso, o Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo reforçou a importância do Movimento Associativo para as nossas localidades, destacando o exemplo do Centro Cultural e Desportivo do Tourigo que este ano não poupou esforços para estar presente aos lado dos restantes carros. Em jeito de despedida entregou um pequeno troféu a cada associação para assinalar o dia, lembrando que o mais importante não é o objeto em si, mas o significado que ele tem.

Resta dar os parabéns a todas as seis associações, respetivos dirigentes associativos e demais colaboradores que, mais um ano, puseram mãos à obra, abdicando do seu tempo pessoal em prol da comunidade. Parabéns também à União de Freguesias por saber acolher as iniciativas do movimento associativo, potenciando-as enquanto  mais-valias para a promoção do seu território.

C.

 

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *