Quarta-feira , Abril 10 2024

INAUGURAÇÃO DA AVENIDA DAS COMUNIDADES EM TONDELA

Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 12 de Agosto a Avenida das Comunidades (Circular Poente de Tondela), uma excelente via que vai trazer muitos benefícios à circulação auto citadina, a quem nos visita e aos que, demandando outras paragens, têm que atravessar a Cidade de Tondela.

A cerimónia de inauguração teve início a partir das 19H00, junto à nova rotunda que ostenta a estátua, símbolo da lenda que deu o nome a Tondela, quando a Jovem pegava na trombeta e “Ao Tom D’Ela” se uniam as gentes deste território para o defenderem dos invasores.

Esteve presente o Presidente do Município, Dr. José António de Jesus, toda a Vereação, o Presidente da Assembleia Municipal, Eng. Carlos Cunha, o Presidente da Junta da União de Freguesias Tondela e Nandufe, José Manuel Mendes, outros presidentes de Junta de Freguesias, o1º e 2º Comandante do Posto da GNR de Tondela, entre outras individualidades e muito público.

A placa com o nome da Avenida das Comunidades foi descerrada pelo Presidente do Município e pelo Presidente da Junta da União de Freguesias Tondela e Nandufe, com o auxílio do Eng. Carlos Cunha  e do Vereador Pedro Adão.

José Manuel Mendes foi o primeiro orador que, após ter cumprimentado e endereçado saudações a todos os presentes, afirmou:

“É para mim uma honra estar presente nesta cerimónia e partilhar convosco este momento importante para o desenvolvimento da região. Esta nova infraestrutura que agora inauguramos, designada por Avenida das Comunidades, traz evidente benefícios do ponto de vista da modalidade urbana, não só para quem reside na nossa Cidade, como também para que nos visita. Pretende-se um meio urbano mais inclusivo para todos, potenciando as economias locais, aumentando a competitividade comercial  e consequente criação de mais emprego.

Sendo a cidade de Tondela amplamente reconhecida por todos como uma “Região de Bem Estar”, é imperativo que haja uma organização física e13924885_2264281003712599_1932997697208626511_nficaz do espaço, sendo o ordenamento do território um dos instrumentos privilegiados para conduzir à distribuição optimizada das actividades e à satisfação das necessidades dos munícipes, garantindo, porém, uma coesão e harmonia populacional e territorial satisfatória.

A criação e o reforço das acessibilidades em Tondela, demonstrados com a concretização desta circular poente, são e serão reiteradamente reconhecidas por todos como um factor impulsionador de progresso da cidade, essencialmente no que respeita ao desenvolvimento socioeconómico, á fixação efectiva de mais empresas e população, de mais investimento externo.

É justo reconhecer, Senhor Presidente, que esta infraestrutura irá trazer aos munícipes e às pessoas que nos visitam, benefícios significativos, na medida em que a sua existência facilita a circulação de bens e serviços, assim como a movimentação das populações. Devemos, por isso, congratularmo-nos com esta cerimónia de inauguração. Parabéns e obrigado”.

ESTRADA NACIONAL 2 VAI SER INTERVENCIONADA

Em seguida falou o Dr. José António de Jesus que começou por dirigir uma saudação especial a todos os proprietários dos terrenos com quem a autarquia negociou nas 33 parcelas que foram necessárias para abrir esta grande avenida.

“Na maioria dos casos não pagámos um cêntimo pelos terrenos, fruto das negociações que fizemos e tendo presente os direitos futuros que estes proprietários terão sobre os seus terrenos em operações e urbanização. A troco da cedência antecipada de grandes áreas em particular para a execução desta avenida que tem mais de um quilómetro que representou um grande investimento para os cofres da Câmara Municipal de Tondela.

É verdade que muitos podem ter sonhado esta obra, mas tivemos a oportunid13932898_2264281073712592_3756546122603939188_nade de a poder concretizar, desde logo alterando, algumas das condições existentes. Antes de iniciarmos esta obra não era possível no sentido descendente edificar-se entre o IP3 e esta Circular.

Alterámos essas condicionantes para que hoje seja possível edificar moradias do lado esquerdo e do lado direito se possam construir prédios em propriedade horizontal com características adequadas dando a esta via um cariz profundamente urbano e não apenas de circulação.

Foi uma boa decisão para permitir que esta malha urbana se possa consolidar e possamos ter aqui novas edificações quer seja para habitação, comércio, serviços ou hotelaria. Felizmente, hoje a cidade e o concelho, fruto da sua pujança e dinamismo tem mercado para este sector de investimento.

Nas próximas semanas vamos ter importantes investimentos da área industrial que se vão localizar neste concelho e por isso carece mais oferta da habitação.

Temos de garantir de quem aqui trabalha e queira residir possa ter condições para edificar ou edificar a sua habitação. Esta via é um espaço privilegiado, pela sua exposição e pela sua vista em particular quer sobre o Caramulo, quer na parte mais alta pela estrela para ser um dos lugares mais apetecíveis para este desenvolvimento.

O objetivo não foi apenas criar uma via urbana mas sim criar um corredor que seja um canal principal de fluidez, em particular às zonas da central de camionagem, escolares e no futuro à zona industrial de Tondela podendo ser também uma via importante para a circulação de mercadorias para garantir de uma forma mais suave e amiga do ambiente para a futura expansão desta zona industrial.

A Nacional 2 vai ser intervencionada com a melhoria de sinalização até ao cruzamento da Nossa Senhora da Esperança e Saldonas onde será implantada uma nova rotunda abrindo ai a expansão da zona industrial”.

O Dr José António de Jesus informou depois que esta via vai também resolver outro problema que até hoje não 14051581_2264281260379240_5859537808426957767_ntinha solução. Trata-se de resolver agora o problema das águas residuais a toda a área que está envolvida no bairro do Chaves. Até agora não foi possível face à diferença de altimetria com a estrada em particular com a Avenida Sá Carneiro, salientando:

“Iremos concluir as negociações para que seja possível ligar a esse bairro já que toda ela está infraestruturada com rede de água, saneamento e telecomunicações e permitirá esta solução.

Outros aspetos serão solucionados como o acesso que existia de acesso ao cemitério e uma outra entrada o cruzamento com Tonda que dá acesso às freguesias de Mouraz, Ferreirós do Dão e todas as povoações que lhe estão próximas.

Quem entra em Tondela sente que dignificámos do ponto de vista urbano uma das principais entradas da cidade.

Quanto ao nome, ‘Avenida das Comunidades’, porque Tondela tem a projecção que tem porque sempre soube olhar o futuro, as gerações que nos antecederam nunca se limitaram a viver só para o presente e sempre descobriram novos mundos.

Nada melhor que testemunhar as gentes de Tondela do que chamar a esta avenida, a Avenida das Comunidades porque simboliza a união entre todos os tondelenses, criando o simbolismo desta estátua onde ao Tondela em comunidade todos nos organizamos”.

A terminar a sua intervenção, o Dr. José António de Jesus afirmou:

“Este é um investimento superior a um milhão de euros que, ao contrário do passado, não há financiamento comunitários para fazer infraestruturas desta natureza. Tudo que tem de ser feito neste domínio é com fundos próprios do Município”.

Seguiu-se a apresentação de um poema pelo Prof. António Nunes, e uma colega do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, em homenagem à inauguração da Avenida das Comunidades.

Também o Grupo de “Cicloturismo Sempre a 30” de Molelos tomou parte na cerimónia desta importante via rodoviária, fazendo a inauguração simbólica com os seus praticantes a pedalarem nos dois sentidos da nova avenida da Cidade de Tondela.

Amorim Lopes

 

 

 

 

 

 

 

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *