Sábado , Maio 4 2024

JUNTA DE FREGUESIA DE TONDELA PROMOVE “HOMENAGEM A QUEM SERVIU”

No passado dia 30 de Agosto a Junta de Freguesia de Tondela promoveu uma cerimónia na sua sede em homenagem aos Regedores, Comissões Administrativas e Assembleias de Freguesia, assim como aos Presidentes das Juntas de Freguesia que serviram aquela Autarquia no pós 25 de Abril de 1974.

Foi oferecida a cada um dos presentes uma revista de 48 páginas – Edição da Junta de Freguesia de Tondela – com o título: Homenagem a quem serviu. Nesta publicação são também lembradas algumas figuras de relevo que marcaram Tondela, entre outros assuntos.

Presentes a esta cerimónia estiveram o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, familiares dos homenageados, outros antigos servidores da Junta de Freguesia, o Deputado da A. R. Dr. João Carlos Figueiredo, simultaneamente Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, o Vereador Pedro Adão e o Director da Escola Profissional de Tondela, Dr. Miguel Rodrigues, entre outros convidados.

Em substituição da Presidente da Assembleia de Freguesia, Ana Maria F. Fernandes Marques, que se encontrava na Serra do Caramulo em apoio aos Bombeiros que combatiam o terrível incêndio que lavrava há vários dias, falou o membro daquele Órgão Autárquico, Dra. Maria Nazaré Gouveia.

A Autarca cumprimentou e agradeceu a todos a honrosa presença naquela cerimónia, explicando o motivo da ausência da Presidente da A. de Freguesia.IMG_0047

Seguiu-se a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Pereira Mendes, que pediu que fosse observado um minuto de silêncio em homenagem e respeito por todos os que se têm sacrificado em prol dos outros, salientando:

“Numa altura em que o actual modelo administrativo da freguesia foi alterado por força da Lei com várias autarquias a ser anexadas a outras, entendeu a Junta da Freguesia de Tondela, a que tenho a honra de presidir, prestar uma singela mas sentida homenagem a quem designadamente e com satisfação do dever cumprido, serviu ao longo das décadas, a autarquia e as gentes de Tondela. Pessoas, muitas delas, não eram da freguesia, mas aqui se radicaram, tiveram esta terra como sua, pelo trabalho, pelo casamento e pela empatia que sempre demonstraram, preocupando-se com o seu progresso e desenvolvimento, deixando a sua marca indelével pela terra que todos amamos.

Nesta plêiade de autarcas, não são esquecidos os antigos regedores da freguesia, que eram uma autoridade respeitada pelos residentes, as comissões administrativas e funcionários.

Para todos eles, sem esquecer as suas equipas de trabalho, o nosso preito de gratidão”.

O Presidente da Junta evocou os quatro Autarcas, a partir de 1977 que iriam ser homenageados, sendo que dois já não pertencem a este mundo: Fernando Ferreira Salvador e Adelino dos Santos Lopes, sendo ainda felizmente vivos José Pizarro e Nelson Claro dos Santos.

Chamou também a atenção que a actual equipa autárquica e todas as que serviram a Freguesia ao longo dos 20 anos de mandato, as obras que deixam falam por si e “podem ser apreciadas nesta revista”.

Não deixou igualmente de lembrar que foram muitas as obras realizadas em parceria com o Município de Tondela e que, de outra forma não seria possível realizar, como aliás acontece com as restantes freguesias do Concelho.

Na sua intervenção não deixou de lembrar o apoio da comunicação social do Concelho e do Distrito, no acompanhamento das actividades da Junta de Freguesia de Tondela.(…)

A terminar a sua intervenção, José Manuel Pereira Mendes afirmou:

“Aos TIMG_0044ondelenses uma palavra de estímulo e de esperança num futuro cada vez melhor para a Freguesia e para a Cidade.

A todos, pois, o meu bem-haja”.

CONQUISTAR O PODER ATRAVÉS DO VOTO

A terminar o ciclo de discursos falou o Dr. José António de Jesus que começou por saudar e cumprimentar todos os presentes, tendo feito uma alusão à importância da homenagem a que estávamos a assistir. Lembrou entretanto os dias difíceis que estávamos a passar com os incêndios, nomeadamente no Caramulo onde as chamas não davam tréguas, salientando:

“Penso que num Concelho que homenageia e perpetua a memória daqueles que no passado e no presente estão ao serviço da causa pública e do desenvolvimento das nossas comunidades, nunca devemos deixar de lado também o reconhecimento, a memória e o afecto de todos aqueles que estão ao serviço das suas instituições humanitárias e fazendo o seu voluntariado cívico no bem comum e no bem da nossa comunidade. Eu penso que são estes grandes exemplos que fazem diferentes as nossas comunidades e queria por isso registar essa particularidade de termos este momento de silêncio que me pareceu oportuno, mas repito, devemos sempre valorizar este princípio que me parece importante.

Esta cerimónia, penso que todos sentimos este conforto, acima de tudo com esta edição de poder fazer uma história, recente para muitos, que está na memória vincada de todos mas que acima de tudo mais de que criar uma obra que procura enaltecer valores, procura referir-se àqueles que no tempo, no pós 25 de Abril, em que houve eleições democráticas e que legitimamente conquistaram o poder através do voto. Ou para aqueles que tiveram a oportunidade de receber a responsabilidade de gerir os destinos da comunidade, dizia eu que este momento deve marcar essa capacidade que as pessoas tiveram ao serviço dos outros(…)             

Todos aqueles que tiveram essa oportunidade, enquanto Presidentes de Junta, enquanto Regedores, claramente que o fizeram trabalhando com as pessoas trabalhando com os seus pares, envolvendo-os nas mesmas causas e com os mesmos objectivos.

E são estes ensinamentos que eu penso que nós temos a registar.

Por isso quero enaltecer a capacidade de todos os que aqui estão, independentemente das pessoas homenageadas, ou a quem se presta este reconhecimento, estão aqui muitos dirigentes associativos, das instituições da Freguesia, porque a nossa comunidade assume-se pelos seus Autarcas, mas também por todos aqueles trabalham pelo desenvolvimento local, os dirigentes associativos e as pessoas empreendedoras.

Estamos a viver um período em que somos também chamados a esta reflecção, a este caminho e perante tantas dificuldades, perante tantos obstáculos nós nunca devemos deixar de ter esta capacidade de saber, analisar e sonhar. (…)

É esta, verdadeiramente penso, a grande mensagem que aqui está e que possamos com isto cada vez mais ter esperança, confiança no futuro e que possamos fazer este caminho de mãos dadas, porque se o fizermos ele é mais fácil de percorrer. É essa esperança e essa confiança que nós aqui encontramos e que podemos projectar para o futuro. Muito obrigado!”

Foram depois chamados os homenageados, ou seus representantes, para receberem a prova do reconhecimento e as lembranças que a Junta de Freguesia ofereceu, começando pelo José Pizarro, seguindo-se o familiar de Adelino dos Santos Lopes, os familiares de Fernando Ferreira Salvador e os familiares de Nelson Claro dos Santos, por o homenageado se encontrar doente. O último a receber aquelas honras foi precisamente o actual Presidente da Junta, José Manuel Pereira Mendes.

Para terminar em beleza esta cerimónia, foram descerradas, na secretaria da Junta, as fotografias dos cinco homenageados.

Amorim Lopes

Veja Tamém

CASA DO POVO DE TONDELA COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO

Como referimos aquando da divulgação dos eventos que compunham o cartaz comemorativo do cinquentenário da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *