Quinta-feira , Maio 9 2024

TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DO CONCELHO DE TONDELA

No passado dia 14 de Outubro ocorreu, no Auditório Municipal de Tondela, a Sessão Solene do acto de posse dos Autarcas vencedores das Eleições Autárquicas de 29 de Setembro.

Joaquim Coimbra, ainda nas funções de Presidente da Assembleia Municipal, cargo que desempenhou nestes últimos 16 anos, deu posse ao Executivo Municipal, sendo chamado em primeiro lugar o Dr. José António de Jesus como Presidente do Município.

Sucessivamente foram chamados o Dr. Miguel Rodrigues, a Eng.ª Carla Pires, Pedro Adão e José Carlos Coimbra (todos do PSD) e o Dr. Cílio Correia e a Dra. Otília Carmo Barata (PS).

Da Assembleia Municipal tomou posse o actual Presidente, Eng. Carlos Cunha, tendo de seguida que se ausentar para assistir ao funeral de um familiar, continuando Joaquim Coimbra a assumir a Presidência.IMG_0032

Foram entretanto chamados a tomar posse todos os elementos que passam a fazer parte daquele órgão autárquico e, de seguida, todos os Presidentes de Junta de Freguesia que por inerência fazem parte da Assembleia Municipal.

Finda a tomada de posse Joaquim Coimbra perguntou quem desejava usar da palavra, tendo usado dessa prerrogativa o Eng. António Dinis Marques (independente pelo CDS/PP), Joaquim Santos (PS), Dr. Jorge Henriques e Dr. José António de Jesus (PSD).

O Eng. Dinis Marques, centrou a sua intervenção sobre o facto destes resultados eleitorais terem trazido “um novo equilíbrio de forças no panorama político do Concelho” e que o CDS/PP será sempre uma alternativa política mais centrada nas pessoas. O Dr. Carlos Marta foi por ele elogiado, considerando-o um autarca de excelência. O antigo Vereador do Desporto ao terminar a sua intervenção deixou o recado de ter de se adoptar um novo modelo de desenvolvimento no Concelho, para se tentar inverter a tendência de perda de população.

Joaquim Santos, do PS, foi o orador que se seguiu, tendo sido bastante agreste nas críticas que dirigiu não só ao Executivo Camarário anterior sob Presidência do Dr. Carlos Marta, como ainda à Assembleia Municipal liderada por Joaquim Coimbra. Na sua extensa explanação apontou lacunas, “erros”, “inaugurações de obras por acabar” afirmando que “em Tondela ainda se não vive em liberdade”.

Falou de propostas do PS que não foram aceites e até a comunicação social foi desafiada a ser mais interventiva com vista ao sucesso do Concelho que “queremos seja um Concelho para todos”.

Joaquim Coimbra pediu desculpa por ter que intervir mais uma vez, mas não podia deixar de dar algumas explicações sobre as acusações que tinham sido feitas à Assembleia, sob sua Presidência, tendo afirmado que foram sempre tolerantes e “que aquela foi sempre uma casa de diálogo”. Quanto às propostas disse, “não somos obrigados a aprovar propostas da minoria”, adiantando que “o Órgão a que presidi durante 16 anos, foi um exemplo de democracia”.

Após a intervenção do Dr. Jorge Henriques (PSD), falou o último orador daquela Sessão Solene, o Presidente do Município Tondelense.

DAR FUTURO AO NOSSO TEMPO

O Dr. José António IMG_0062de Jesus, já empossado como Presidente da Câmara Municipal de Tondela, usou da palavra começando por saudar todos os presentes.

Na sua intervenção fez uma referência “a todos os que hoje deixam de exercer funções” “ao Dr. Carlos Marta e a Joaquim Coimbra, respectivamente Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, a Luís Pereira, Casimiro Rodrigues, Amadeu Ventura, Diamantino Costa, Belmiro Manuel, Agnelo Laranjeira, José Carlos Coimbra, Elisário Ferreira, Fernando Silva, António Moreira Marques, Carlos Santos, Paulo Roberto, António Pereira, Abílio Rodrigues dos Santos e a Horácio Rodrigues, que deixam de exercer as funções de Presidente de Junta” “quero agradecer institucionalmente, o grande contributo que prestaram ao nosso concelho”.

Referindo-se ao acto eleitoral do passado dia 29 de Setembro disse “não podemos deixar de vincar a forma como todo o processo decorreu, com grande sentido de responsabilidade, de civismo e de respeito pelos superiores interesses do nosso concelho.”

“Ficou mais uma vez assinalado, que no nosso concelho há democracia e há liberdade… de opinião e de expressão, que a todos são dadas as oportunidades de valorizarem as suas opiniões, muitas vezes até para além da proporcionalidade que as forças de representatividade de alguns partidos o permitiriam; mas também ficou claro que não se pode premiar quem não apresenta soluções consistentes e credíveis, quem procura alimentar uma visão irreal e sem sustentação.”

O Presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus falou do futuro que deve ser olhado com esperança, com confiança, reconhecendo que é um tempo de dificuldades crescentes e que só com a agregação de vontades e com o contributo de todos “seremos capazes de vencer os sucessivos desafios que nos acompanharão durante este mandato.”

O Autarca disse ainda “não nos resignamos, acreditamos no futuro, porque ele depende de nós, do que possamos desejar, do que consigamos fazer…”

O PrIMG_0022esidente da Câmara através de palavras de confiança, de espírito positivo reforçou que acredita no desenvolvimento económico e empresarial do nosso concelho “para que continuemos a dar futuro ao nosso tempo presente”, que acredita no desenvolvimento do movimento associativo, cultural, desportivo e recreativo “capaz de gerar dinâmicas inovadoras e de construir sonhos que nos alimentam a ousadia”, que acredita no desenvolvimento social e humanitário, nas IPSS e Misericórdias “na promoção das respostas sociais (…) de condições que favorecem a dignidade dos mais desfavorecidos”, que acredita no conhecimento e na escola inclusiva “que estimule o mérito e que promova uma educação para os valores e para a cidadania”.

E concluiu dizendo “é com todos, com trabalho, com seriedade, com transparência, com empenho e com coragem que honrarei a missão que me confiam. Porque acredito numa sociedade ainda mais justa, mais coesa, mais equilibrada, mais solidária. Porque acredito que é o mérito, o trabalho, a seriedade e a dignidade que nos fazem grandes…”

“Queremos que o nosso concelho olhe sempre mais longe, com os olhos das nossas gentes!”

O Dr. Felisberto de Figueiredo, já em funções na Mesa da Assembleia Municipal, deu como encerrada a Sessão Solene da tomada de posse dos novos Órgãos Municipais.

Amorim Lopes

Veja Tamém

TONDELA COMEMOROU 36 ANOS DE CIDADE COM HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO MUNICÍPIO

Foi em 18 de Dezembro de 1987, na Assembleia da República, que a vila de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *