Decorreu na sexta-feira (24 de outubro), a tomada de posse dos órgãos autárquicos, decorrentes das eleições de 12 de outubro.
Tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges eleita pelo PSD, para o mandato 2025-2029.
Na mesma cerimónia, foram ainda empossados os vereadores no executivo camarário e os eleitos à Assembleia Municipal, que agora é presidida por Cristiana Ferreira, também do PSD. Pela primeira vez na história Câmara e Assembleia de Tondela têm duas mulheres à frente dos órgãos autárquicos.
Além de Carla Borges, o executivo camarário conta no novo mandato com Jorge Soares, H
elena Rodrigues e Francisco Fonseca como vereadores a tempo inteiro e com Miguel Torres, Fernando Sousa e Luísa Lopes, eleitos pelo PS, como vereadores da oposição.
Nas suas primeiras palavras, a presidente de Câmara reafirmou o compromisso assumido com todos os tondelenses e com quem escolheu o concelho para viver e trabalhar e a sua “vontade inabalável de fazer Tondela crescer”.
“Crescer no desenvolvimento económico, social, ambiental, garantindo melhores condições de vida para todos os habitantes do nosso concelho de forma sustentada. Crescer atraindo mais empresas, criar mais emprego e valorizar os nossos produtos endógenos. Crescer melhorando a qualidade de vida da nossa população, investir em saúde, educação, habitação, desporto e lazer. Crescer na valorização do nosso território e do nosso ambiente e isso significa requalificar espaços urbanos e apostar na floresta e no turismo”, realçou.
“Crescer no reforço da coesão social, apoiar as famílias, os jovens e os idosos, garantindo igualdade de oportunidades. Crescer na projeção que queremos para o nosso concelho no futuro, modernizando infraestruturas, apostar na inovação e preparar Tondela para os novos desafios”, acrescentou.
Segundo a autarca, agora, ultrapassadas as eleições, “é tempo para prosseguir os projetos já iniciados”, mas também “dar corpo a novos desafios, desenhados a pensar em todos e a construir com todos”.
A autarca fez questão de felicitar os novos eleitos e de deixar um agradecimento público a todos os vereadores, elementos da assembleia e presidentes de junta e uniões de freguesia que terminaram o mandato por “tudo o que deram em prol do desenvolvimento do concelho” e por “ajudarem a elevar o nome de Tondela”.
Os 23 eleitos da Assembleia Municipal, que será liderada por Cristiana Ferreira (PSD), juntamente com os 22 presidentes de junta e uniões de freguesia, membros por inerência deste órgão autárquico, também foram empossados, com direito a discurso por parte dos três partidos com assento parlamentar: PSD, PS e Chega.
A cerimónia de instalação foi conduzida pelo presidente da Assembleia cessante, Felisberto Figueiredo, que confessou ter sido “uma honra enorme” ter presidido nos últimos 18 meses ao órgão autárquico que, descreveu, como o “fruto mais belo e apetitoso do território”.
ASSEMBLEIA COM CRISTIANA FERREIRA NA LIDERANÇA
Depois da tomada de poss
e seguiu-se a primeira reunião do mandato da Assembleia Municipal, em que foram eleitos os membros da mesa presidida por Cristiana Ferreira e que tem como secretários Sérgio Rodrigues e Rita Ferreira.
Cristiana Ferreira assumiu ser com “profundo sentido de honra e dever cívico” que tomava posse e apontou para o início de “um novo ciclo autárquico com o olhar voltado para o futuro e o dever moral de honrar a confiança” depositada pelos cidadãos.
“Estou certa de que o mandato que agora se inicia será pautado pela seriedade na governação e pelo compromisso firme com o desenvolvimento equilibrado de todo o território do concelho de Tondela”, afirmou, assumindo o compromisso de que a assembleia seja “um espaço de respeito mútuo, liberdade e dignificação do serviço público, onde a voz de cada eleito encontre eco e a voz dos cidadãos de Tondela seja sempre ouvida”.
PRIMEIRAS VOTAÇÕES
Na Assembleia foram ainda tomadas as primeiras deliberações. Os deputados municipais elegeram Cristiana Ferreira, Vera Machado, Rui Santos e Luís Dias como representantes para a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, sendo suplentes Jacinta Lopes, Guilherme Almeida, Márcio Santos e Andreia Sousa.
Já Guilherme Duarte foi eleito representante e Ricardo Santos suplente do órgão autárquico na Assembleia da AINTAR – Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela. Por seu lado, Adérito Pereira e Júlio Pacheco (suplente) foram escolhidos como representantes na Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Para proceder à revisão do Regimento da Assembleia foram designados Cristiana Ferreira, Vera Machado, Rita Ferreira, Sérgio Rodrigues, Helena Coimbra, Jacinta Lopes e Manuel Soares.
Por proposta da nova presidente da mesa foi ainda aprovado um voto de louvor aos vereadores, deputados municipais, presidentes de junta e de uniões de freguesias que agora deixam os cargos pelo “trabalho, dedicação e sentido de serviço público” demonstrados no exercício de funções.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu