NASCEU O MUSEU DAS MARCAS, ARTES GRÁFICAS E PUBLICIDADE, DEDICADO À HISTÓRIA DAS MARCAS EM PORTUGAL

Nasceu o Museu das Marcas, Artes Gráficas e Publicidade, um projeto educativo e um espaço de memória totalmente digital e interativo, dedicado à história, aos produtos, às artes gráficas e à publicidade das marcas que fizeram – e ainda fazem – parte do quotidiano dos portugueses.

Criado pelo Museu do Caramulo, o Museu das Marcas é um projeto museológico independente que pretende afirmar-se como referência no panorama nacional, e que tem como missão preservar e divulgar a história social, do consumo, das artes gráficas e do design. Entre os seus objetivos sobressaem a conservação de objetos, a partilha assente em conhecimento especializado, a recordação das marcas que moldaram a sociedade portuguesa e a promoção de um consumo consciente e responsável. Destinado a todos os amantes de nostalgia, design e história, o Museu das Marcas pretende proporcionar igualmente uma viagem no tempo, permitindo aos mais jovens compreender o estilo de vida e os hábitos das gerações anteriores.

Disponível numa plataforma digital de acesso livre e em constante expansão, o museu reúne marcas nacionais e internacionais que operam ou operaram em Portugal, estejam atualmente ativas ou já extintas, refletindo-se num acervo constituído por milhares de peças históricas: objetos de design industrial, embalagens (packaging), peças publicitárias, cartazes, rótulos, protótipos, maquetes, anúncios e outros artefactos ligados à indústria gráfica, à pré-produção e impressão, e à comunicação visual. Mas não só. Existem também conteúdos relacionados com as histórias, diferentes narrativas, investigação, artigos e vídeos sobre os temas do design e da publicidade, e até exposições digitais, feitas em parceria com outras instituições.

Todas as peças da coleção do Museu das Marcas são cuidadosamente conservadas, digitalizadas, fotografadas e catalogadas por uma equipa multidisciplinar, sendo publicadas regularmente no site e nas redes sociais. Este processo conta ainda com o apoio da Google, através do seu Art Camera Loaner Program, permitindo a captura em altíssima resolução e a disponibilização das imagens na Google Arts & Culture.

De acordo com a direção do Museu do Caramulo, transversal ao Museu das Marcas, a investigação e a produção de conteúdos sobre as marcas contam com o apoio de um Conselho Consultivo constituído por curadores e historiadores, enquanto o acervo se vê complementado por materiais fornecidos pelas próprias marcas e empresas participantes.

O lançamento do Museu das Marcas representa um contributo inovador para a preservação da memória coletiva e do património cultural. Marcas, embalagens e publicidade – muitas vezes efémeras – tornam-se testemunhos históricos acessíveis a todos, garantindo que a evolução do consumo e do design em Portugal possa ser estudada, apreciada e transmitida às gerações vindouras.

“Este projeto museológico surge na medida em que a coleção associada à história das marcas, às artes gráficas e ao design industrial já tinha atingido uma dimensão e uma relevância que justificava uma vida própria. Além disto, existe atualmente um crescente interesse, e ligação, do público às marcas portuguesas, fazendo do Museu das Marcas um projeto muito desejado, e até diríamos mesmo, inevitável.”

No seu arranque, o Museu das Marcas conta com sete Parceiros Fundadores – EDP, Central de Cervejas e Bebidas, Olá, El Corte Inglés, Fidelidade, Olegário Fernandes e Netsonda – que se associaram ao projeto e lhe deram o impulso inicial, testemunhando a sua relevância patrimonial.

Veja Tamém

CONCERTO DE NATAL DA SOCIEDADE FILARMÓNICA TONDELENSE ASSINALOU A ÉPOCA FESTIVA EM TONDELA

A Sociedade Filarmónica Tondelense realizou no sábado, 20 de dezembro, o seu Concerto de Natal, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *