Sábado , Maio 4 2024

CONFRARIA DOS CAROLOS E PAPAS DE MILHO EXALTA SABORES DE OUTRORA E ENTRONIZA NOVOS CONFRADES

No seu III Capítulo, a Confraria dos Carolos e Papas de Milho, de Canas de Santa Maria, entronizou novos Confrades, no passado dia 5 de Outubro. A cerimónia decorreu na Igreja Românica, outrora Igreja Paroquial, mandada construir pela Rainha D. Mafalda, em reparação do abuso de autoridade que os homens do Rei cometeram, decepando um clérigo local.

O evento teve início com o “mata-bicho à lavrador” no pátio da Quinta João de Deus, onde funciona a actual sede da Junta de Freguesia. Daí partiu o cortejo solene, com os numerosos confrades de 14 Confrarias Gastronómicas vindas de longe e de perto, para se associarem à festa. O cortejo seguiu pelas ruasinterior (1) centrais do casco velho do povoado, em direcção à Igreja Românica, onde foram entronizados, em sessão solene (Capítulo), os novos Confrades, cinco efectivos e três de honra.

O III Capítulo iniciou-se com um momento de bênção das insígnias que seriam impostas aos novos Confrades. Presidiu à bênção o Pároco local, Pe. João Dinis. Na mesa da Presidência, além da Moleira-Mor (Ana Bastos) e do Feitor (João Carlos), estavam também o Vice-Presidente, já Presidente-Eleito da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus e Pedro Machado, do Turismo do Centro, ambos entronizados como confrades de honra.

Os Confrades fizeram o Juramento de apreciarem, divulgarem e defenderem a genuinidade dos carolos e papas de milho como iguaria de qualidade gastronómica a preservar e “provaram” que apreciavam a mesma. Num ritual simultaneamente solene e humorístico, foram aceites na Confraria.

No momento dos discursos de saudação e acolhimento da Moleira-Mor, do Feitor, também Presidente da Junta de Freguesia, do Presidente do Turismo do Centro e do Vice-Presidinteriorente da Câmara, foram exaltadas as qualidades gastronómicas dos carolos e das papas de milho, bem como o seu contributo para a identidade do nosso território e a mais-valia turística e económica que poderá ser potenciada, gerando fluxo turístico de visitantes e de oportunidade de maior número de refeições servidas nos restaurantes que valorizarem esta iguaria.

Os alunos do Curso de Cozinha e Bar da Escola Profissional de Tondela apoiaram a logística do serviço, tanto na “mata-bicho”, como no almoço que foi servido na Quinta do Vale Minhoto – Empreendimentos Turísticos, cuja Administradora (Maria Cília) foi empossada como confrade de honra.

A Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas também esteve na Mesa de Honra, realçando a importância atribuída a este momento solene de entronização de novos confrades, que serve sempre para dar crescimento às respectivas Confrarias, que, através de intercâmbios como este, trocam experiências e conhecimentos, valorizando os produtos das respectivas regiões, sejam eles produtos da terra, sejam eles oriundos da fauna, ou mesmo da flora silvestre ou agrícola, originais, ou transformados.

O movimento que as Confrarias geram representa milhares de refprimeira confrariaeições de qualidade, toneladas de produtos endógenos, muitos milhares de viagens e dormidas nas unidades hoteleiras, dando a cada região a oportunidade de vincar as características que marcam a sua identidade e a riqueza da variedade que o País oferece a quem quer conhecer melhor a sua cultura, tão diferenciada.

O Schola Cantorum, secção do Orfeão de Viseu, que se dedica à interpretação do Canto Gregoriano e à Música Medieval, proporcionou um momento cultural enquadrado no contexto do local da cerimónia e foi muito aplaudido. Frente à Capela de S. Pedro, foi feita uma demonstração da malha das espigas de milho.

F.M.

Veja Tamém

CANAS DE SANTA MARIA 26º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A VILA

Canas de Santa Maria está de parabéns, faz 26 anos que foi elevada a categoria …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *