A Igreja Matriz de Tondela acolheu, no domingo, 21 de dezembro, o concerto Natal Português, integrado na programação do Tondela Natal. O espetáculo decorreu às 21h00 e teve entrada livre.
Em palco estiveram o Coro da Sé Catedral do Porto, a Orquestra Clássica da Maia, o Coro Paroquial de Tondela e o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, num encontro que juntou formações de diferentes geografias com participação local.
O concerto levou à igreja um repertório centrado na tradição natalícia em português, num momento que reforçou a dimensão cultural da programação de dezembro no concelho e atraiu público ao centro da cidade.
Promovido pelo pároco de Tondela, padre Victor Portugal, com o apoio da Paróquia Santa M
aria de Tondela, e com o apoio da Câmara Municipal, este evento encheu por completo a Igreja Matriz e contou com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, da presidente de Câmara Carla Borges e alguns padres claretianos.
Foi um concerto memorável, intenso e vibrante com interpretações fantásticas da solista (mezzo-soprano) Ana dos Santos e do maestro Tiago Ferreira nas canções de tradição popular dos compositores portuenses Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim.
O Coro da Sé Catedral do Porto, foi fundado em 1971, pelo padre Ferreira dos Santos e já realizou mais de um milhar de concertos em Portugal e estrangeiro e foi dirigido por alguns dos melhores maestros portugueses e europeus dos últimos 50 anos. É uma instituição de utilidade pública e pela sua importância na cultura portuguesa, já foi agraciado com a medalha de Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura e pela medalha de Mérito Cultural “grau prata” pela Câmara Municipal do Porto.
A Orquestra Clássica da Maia, deu o seu concerto inaugural em 2023 e desde aí tem conquistado um espaço importante no panorama musical português. Mais do que um projeto artístico, a Orquestra Clássica da Maia é um verdadeiro laboratório de talento e cidadania cultural, contribuindo ativamente para o enriquecimento musical da comunidade da Maia.
O Coro Paroquial de Tondela, renovado em 2021, tem como maestro o professor Joel Valente, e tem como objetivo construir bases sólidas para a existência de música adequada às celebrações litúrgicas. Por outro lado, quer também ser um veículo de enriquecimento espiritual e cultural no seio da comunidade.
O Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, foi constituído em 2002 e já é uma referência no panorama cultural do concelho e do país. Com várias participações em festivais além-fronteiras tem conquistado medalhas e público com as suas atuações.
A apresentação do concerto, esteve a cargo da Joana Mota.
MJJ
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu