Mantém-se a tradição, ao mesmo tempo que surge a inovação. E foi isso que aconteceu na XVII Feira de Artesanato e Produtos Locais/ 10ª. Feira Gastronómica do Cabrito Caramulo, que decorreu entre os passados dias 09 e 12 deste mês, na vila do Caramulo.
Mais uma vez, o evento, numa organização da Câmara Municipal de Tondela, Junta de Freguesia do Guardão e Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, pretendeu dar a conhecer melhor a Freguesia do Guardão, a região do Caramulo e, no fundo, o próprio Concelho de Tondela com as suas artes e ofícios, algumas das quais ancestrais, mas também a rica gastronomia com história e com memória que é nosso património e que ali tinha no cabrito o seu representante de eleição.
Foram quase meia centena os expositores que mais uma vez quiseram contribuir para dar relevo ao Certame, este ano com a inovação de estarem não só no Pavilhão, mas também cá fora, na rua, descentralizando o espaço e aumentando a oferta e, ainda, com a atração do Palco Grande ser também cá fora.
Esta inovação melhorou o evento, ainda que o tempo não tenha ajudado inteiramente a intenção.
Na parte gastronómica, para além das tasquinhas e dos produtos regionais, os três restaurantes instalados no Pavilhão (Sabores do Caramulo, Confraria do Cabrito e O País) voltaram a fazer honras ao cabrito, este ano também com a “surpresa” do “restaurante” da Confraria do Cabrito, o que nos pareceu ter sido uma excelente ideia. Mas também muitos restaurantes espalhados pela Serra aderiram à Semana Gastronómica.
INAUGURAÇÃO OFICIAL – DIA 09
Embora já outras iniciativas tivessem decorrido ao longo do dia, nomeadamente a “Caminhada Pedagógica, observação da diversidade”, promovida pela Escola Básica do Caramulo, a inauguração teve lugar ao fim da tarde, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, Vereadores, representante da Assembleia Municipal de Tondela, Engº. José Dias, Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António Ferreira, Presidente da Assembleia de Freguesia do Guardão, Susana Luís, Pastor-Mor da Confraria do Cabrito, António Dias, Pastor-Juiz, Dr. António Lopes Ferreira, vários Confrades e Confreiras, Presidentes de Juntas de Freguesia, expositores, comunicação social e convidados.
ANTÓNIO FERREIRA, que abriu a sessão, depois de agradecer as presenças, os apoios e mais uma vez a adesão dos expositores, que são um estímulo e uma forma de reconhecimento pelo esforço necessário para a realização e valorização deste evento.
É sempre um grande prazer e honra receber-vos aqui, na Freguesia do Guardão e nesta magnífica vila do Caramulo. Este evento tem vindo a crescer, graças ao esforço entre as entidades que o promovem e os expositores que aderem. Pretende ser uma Mostra daquilo que é nosso e faz parte da nossa herança.
Por outro lado, a vila do Caramulo, hoje com uma dinâmica diferente da que engrandeceu esta terra, afirma-se como local de extrema importância para o Concelho, a nível do turismo.
Espero que o evento seja um sucesso e vá ao encontro das espectativas que o organizam.
ANTÓNIO DIAS, começou por referir uma nova edição desta feira, de que é justo destacar a parceria entre a Junta de Freguesia, Confraria e Município de Tondela, que mais uma vez tornou possível a dinâmica que tem projetado e enriquecido esta Mostra, tornando-a já uma referência na região centro.
Aos nossos Confrades, disse, uma saudação e agradecimento pelo seu empenho pelo sucesso deste evento, mas também de todos os outros em que a Confraria está presente participa na participação do desenvolvimento da nossa gastronomia, desta região e do nosso Concelho. São verdadeiros embaixadores da nossa região, com o seu trabalho voluntário de representação e divulgação dos nossos valores patrimoniais.
Um grande bem-haja aos expositores, às escolas que connosco colaboraram. Uma palavra de apreço, também, aos produtores de caprinos que com resistência e persistência conseguem que a atividade se mantenha.
Agradeço ainda aos restaurantes, os que estão aqui no Pavilhão e os outros, que aderiram, por aí espalhados a enriquecerem esta Semana Gastronómica.
E valorizar a vertente gastronómica, mas também o artesanato e os produtos endógenos estará sempre nos nossos objetivos.
JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS, disse a terminar as intervenções da importância da centralidade gastronómica que o Caramulo tem durante estes dias.
É justo realçar a forma dinâmica e empreendedora como todos os anos se tem enraizado esta Semana Gastronómica. Trata-se efetivamente de um evento que já marca a agenda das iniciativas do nosso Município, e em particular deste território. E esta iniciativa e este evento tem que se consolidar por entendermos que é estratégica esta visão que se apoia na valorização dos recursos locais e isso resulta de uma parceria que envolve a Confraria, a Junta de Freguesia e naturalmente o Município.
Não devemos ter nenhuma reserva em afirmar que financeiramente apoiamos quer na contemporização dos serviços, quer noutras vertentes que envolvem o certame e lhe dão um patamar de excelência, e que queremos manter como uma grande realização e, acima de tudo, com a promoção dos produtos locais com projetos da sua valorização, até através da nossa associada ADICES.
O desafio que nos é feito é no sentido de demonstrar haver projetos geradores de riqueza através dos produtos locais, de que José António de Jesus referiu alguns casos que poderão ter sucesso, inclusivamente na área da queijaria, a valorização do leite, dos caprinos e outros produtos, a valorização dos nossos baldios, este um trabalho que estamos a aprofundar com as Juntas de Freguesia.
Reabertura do Hotel do Caramulo, uma conquista para o Caramulo e para o concelho
Hoje, felizmente estamos aqui um ano depois de então estarmos com um grande problema que se afigurava quase como inultrapassável, que era o encerramento do Hotel, peça angular fundamental para a dinâmica e estratégica turística, encerramento pelas razões que todos conhecem. Felizmente, um ano depois, quase nos esquecemos da importante conquista que foi a manutenção dessa marca de desenvolvimento turístico e promocional do nosso Concelho.
VISITA AOS STANDS
Finda a cerimónia de inauguração, e antes da Comitiva e convidados percorreram o espaço exterior e Pavilhão, saudaram e felicitaram os expositores, a quem foi entregue o Certificado de participação, pelo Presidente da Junta de Freguesia do Guardão foi oferecida ao Presidente da Câmara Municipal de Tondela uma Capucha, que é sem dúvida um símbolo das nossas terras e a peça mais bonita e funcional do vestuário das nossas gentes, que “a fértil imaginação dos costureiros inventou”.
APRESENTAÇÃO/DEGUSTAÇÃO GASTRONÓMICA
Seguiu-se um momento de degustação gastronómica, proporcionado pelos alunos da Escola Profissional de Tondela.
JANTAR
A partir dali, o movimento junto dos restaurantes do Pavilhão começava a tomar forma, e o cabrito começava a ser saboreado.
ATUAÇÃO MUSICAL
A cargo de Saxo Box no Pavilhão e do teclista Jorge Andrade, no exterior.
Os restantes dias, com a variada oferta, foram de continuidade da semana que o Caramulo viveu para promoção dos seus Saberes e Sabores.
Jorge A. Leitão