LIVRO CONVERSAS DE CAFÉ NOS CORREIOS, EM TONDELA

Na passada sexta-feira, dia 10 de Abril, foi apresentado o livro Conversas de Café, nos CTT de Tondela, a partir das 16H, portanto dentro do horário de atendimento público, o que valorizou ainda mais a cerimónia.

Esta edição dos CTT Conversas de Café é de autoria de Fátima Moura, já bem conhecida em Tondela, onde já esteve em função da arte de gastronomia.

Fátima Moura nasceu em Luanda, Angola. LiIMG_0002cenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É escritora na área de gastronomia, dedicando-se sobretudo à investigação dos produtos portugueses, tendo publicado diversos livros nesta área, nomeadamente Sabores do Ar e do Fogo, também editado pelos CTT.

Tem um blogue, Conversas à Mesa, sobre temas ligados à gastronomia.

Estiveram presentes neste lançamento do livro Nuno Neves, Director CTT da zona Norte e Centro, Fátima Dias, Gestora de Loja de Tondela, Dra. Manuela Carmo, Directora da Zona 8 CTT (da Guarda a Aveiro), assim como outras Gestoras de Lojas. Marcou também presença o Presidente da União de Freguesias de Tondela e de Nandufe, José Manuel Pereira Mendes, entre outras individualidades.

Usou da palavra o Director Nuno Neves que apresentou a autora do Livro Conversas de Café, realçando o empenho dos CTT nestes eventos.

Na sua intervenção, Fátima Moura presenteou todas as pessoas com uma abalizada lição sobre o café, a sua produção, o preparo, a moagem e depois a tão apreciada bebida, quer fria quer quente. Serviram de mote duas qualidades de café muito conhecidas entre os apreciadores, robusta e arábica, e a conjugação das duas (lote) para se obter uma excelente bebida.

Ainda sobre a história do café e das principais etapas por que passa, tomou-se conhecimento que era o segundo mais importante produto, transacionado no mundo, logo depois do petróleo.

Fátima Moura lembrou ainda que o café era uma matéria-prima à qual os portugueses estiveram e estão muitIMG_0003o ligados. Não só pela produção nas suas antigas colónias, como também, e sobretudo, pela alta qualidade da investigação científica feita pelo Instituto de Investigação Científica Tropical em torno desta semente, o qual desenvolveu estirpes de café resistentes a doenças e que estão hoje espalhadas por todo o mundo.

Foi ainda pela autora do livro preparado o café para ser bebido por quem o pretendesse, tendo sido explicadas todas as voltas necessárias quer a nível de recipientes, de filtros e de como se devia consumir, quente e frio, para se saborear como deve ser apreciado.

Após todas as minuciosas explicações sobre o café, houve um período concedido para a sessão de autógrafos, a que a autora Fátima Moura, com muita simpatia, correspondeu a todos os pedidos dos adquirentes do livro.

A cerimónia terminou com um programa de animação musical, através da jovem Luísa Campos e do professor José Cardoso.

Quanto ao Livro Conversas de Café, de 252 páginas, teve edição limitada de 3700 exemplares.

Amorim Lopes

Veja Tamém

“CASA DO POVO DE TONDELA CONVIDA 2025” CONCERTO DO ADVENTO

A Casa do Povo de Tondela e integrado no “Casa do Povo de Tondela Convida …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *