Na passada sexta-feira, dia 10 de Abril, foi apresentado o livro Conversas de Café, nos CTT de Tondela, a partir das 16H, portanto dentro do horário de atendimento público, o que valorizou ainda mais a cerimónia.
Esta edição dos CTT Conversas de Café é de autoria de Fátima Moura, já bem conhecida em Tondela, onde já esteve em função da arte de gastronomia.
Fátima Moura nasceu em Luanda, Angola. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É escritora na área de gastronomia, dedicando-se sobretudo à investigação dos produtos portugueses, tendo publicado diversos livros nesta área, nomeadamente Sabores do Ar e do Fogo, também editado pelos CTT.
Tem um blogue, Conversas à Mesa, sobre temas ligados à gastronomia.
Estiveram presentes neste lançamento do livro Nuno Neves, Director CTT da zona Norte e Centro, Fátima Dias, Gestora de Loja de Tondela, Dra. Manuela Carmo, Directora da Zona 8 CTT (da Guarda a Aveiro), assim como outras Gestoras de Lojas. Marcou também presença o Presidente da União de Freguesias de Tondela e de Nandufe, José Manuel Pereira Mendes, entre outras individualidades.
Usou da palavra o Director Nuno Neves que apresentou a autora do Livro Conversas de Café, realçando o empenho dos CTT nestes eventos.
Na sua intervenção, Fátima Moura presenteou todas as pessoas com uma abalizada lição sobre o café, a sua produção, o preparo, a moagem e depois a tão apreciada bebida, quer fria quer quente. Serviram de mote duas qualidades de café muito conhecidas entre os apreciadores, robusta e arábica, e a conjugação das duas (lote) para se obter uma excelente bebida.
Ainda sobre a história do café e das principais etapas por que passa, tomou-se conhecimento que era o segundo mais importante produto, transacionado no mundo, logo depois do petróleo.
Fátima Moura lembrou ainda que o café era uma matéria-prima à qual os portugueses estiveram e estão muito ligados. Não só pela produção nas suas antigas colónias, como também, e sobretudo, pela alta qualidade da investigação científica feita pelo Instituto de Investigação Científica Tropical em torno desta semente, o qual desenvolveu estirpes de café resistentes a doenças e que estão hoje espalhadas por todo o mundo.
Foi ainda pela autora do livro preparado o café para ser bebido por quem o pretendesse, tendo sido explicadas todas as voltas necessárias quer a nível de recipientes, de filtros e de como se devia consumir, quente e frio, para se saborear como deve ser apreciado.
Após todas as minuciosas explicações sobre o café, houve um período concedido para a sessão de autógrafos, a que a autora Fátima Moura, com muita simpatia, correspondeu a todos os pedidos dos adquirentes do livro.
A cerimónia terminou com um programa de animação musical, através da jovem Luísa Campos e do professor José Cardoso.
Quanto ao Livro Conversas de Café, de 252 páginas, teve edição limitada de 3700 exemplares.
Amorim Lopes