Home / SAÚDE / CENTRO DE SAÚDE DESLOCADO PROVISORIAMENTE PARA O POLO DE MOLELOS COM INSTALAÇÕES COM DIMENSÕES REDUZIDAS SUSPENDE ATIVIDADE

CENTRO DE SAÚDE DESLOCADO PROVISORIAMENTE PARA O POLO DE MOLELOS COM INSTALAÇÕES COM DIMENSÕES REDUZIDAS SUSPENDE ATIVIDADE

Em comunicado, o conjunto de profissionais que constituem a USF Tondela, informou que a partir do dia 14 de outubro, a “equipa, que está focada na sua missão, mas também na segurança e dignidade dos seus utentes e profissionais, consideramos que não podemos continuar a desenvolver a nossa atividade programada no polo de Molelos durante a(s) próxima(s) semana(s)”, apesar de reorganizar agendas, esta resposta “é claramente insuficiente”.

Consideram urgente que a Câmara de Tondela termine os trabalhos em falta nos contentores, onde funcionará provisoriamente o Centro de Saúde de Tondela, “É urgente que os trabalhos em falta nas instalações provisórias sejam concluídos o mais rapidamente possível para podermos dar melhor resposta à nossa população, embora consideremos que as condições vão continuar a não ser as ideais”.

Declaram que foi extremamente difícil tomar esta decisão, “mas não é de todo possível mantermos a nossa atividade programada no polo de Molelos durante mais tempo, em virtude das dimensões reduzidas destas instalações e da necessidade constante de reorganizarmos as agendas de 7 equipas de saúde familiar para podermos dar uma resposta com tão poucos gabinetes.”

Por isso, “a partir de segunda-feira, dia 14/10/2024, e até resolução da situação apenas daremos a resposta que for possível a situações de doença aguda, medidas terapêuticas prioritárias e situações pontuais que necessitem de orientação mais rápida ou urgente”.

“Por fim, esperamos genuinamente que, depois de concluírem os trabalhos em falta, este tipo de situações, que consideramos graves e que condicionam a acessibilidade e a saúde da população que servimos, não se repitam”.

Recorde-se que a 18 de setembro o centro de saúde passou para instalações provisórias junto ao pavilhão municipal, para os contentores, que já estavam no local há mais de um ano.

Segundo informação do Município “o espaço, instalado no parque de estacionamento do pavilhão municipal, foi devidamente arranjado e preparado para que a população tenha todo o conforto necessário, assim como os profissionais de saúde consigam trabalhar em pleno e com a máxima dignidade.

O atendimento é agora feito em contentores, que estão devidamente climatizados. a entrada no espaço modular faz-se através de uma rampa. O exterior também sofrerá obras, nomeadamente ao nível da cobertura, que será substituída”.

Só que com as primeiras chuvas, o espaço mostrou-se desadequado para as funções, indignando utentes e todos os profissionais que por ali trabalhavam, já que os utentes tinham como sala de espera uma zona que não estava abrigada.

E no dia 25 de setembro a USF de Tondela, perante esta situação degradante, colocou um aviso e encerrava portas, e os utentes foram deslocados para Molelos.

Neste momento decorrem obras nos contentores, na cobertura e substituição do pavimento, e colocação de contentor para sala de espera.

Segundo informação do Município de Tondela, as obras serão terminadas o mais brevemente possível.

MJJ

Veja Tamém

JOVEM TONDELENSE APOSTA EM TONDELA NA ÁREA DA FISIOTERAPIA MATERNO INFANTIL

Os jovens sempre foram o futuro. Uma nação, um país, uma região e um concelho, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *