No passado domingo, dia 12 de Abril, a Associação Cultura e Recreio Ermidense (ACRE) organizou uma inovadora caminhada “Rota das Lagoas do Caramulo”, na zona de Carvalhal da Mulher. Num crescente de inscrições e numa teia de passa a palavra, este evento contou com cerca de 150 inscrições, o que é de relevar pois foi possível constituir um longo percurso de caminhantes na mancha verde da Serra do Caramulo.
Os caminhos percorridos eram testemunhos de tempos idos onde foram palmilhados pelas gentes serranas que tiravam o proveito dos recursos da serra, os vestígios marcados nas pedras dos caminhos davam a conhecer a passagem dos carros de bois que num vai e vem fizeram a história do tempo, e os rebanhos que percorriam livremente aquelas pastagens. A vista deslumbrante e a imponência granítica da pequena capela de S. Barnabé fez lembrar que naquela imensidão da serra a espiritualidade e a crença faziam parte da harmonia da vida das gentes da serra.
Depois foi o borbulhar das lagoas, num silêncio só quebrado pelo remoinho das águas e dos pássaros que lembravam a liberdade.
Vários fatores contribuíram para o sucesso desta iniciativa – o ambiente informal e agradável entre todos, a vontade de conhecer este novo percurso, o sol de um domingo de abril e a paisagem maravilhosa que ia ficando para trás, nomeadamente com as lagoas que deram o nome ao percurso.
Para terminar e depois de 12Km a caminhar tornava-se merecido e apetecido um almoço também organizado ACRE, servido nas instalações da Associação de Carvalhal da Mulher, tendo este sido mais um momento de convívio entre todos.
Os organizadores do evento estão de Parabéns e os participantes no mesmo esperam outros de igual qualidade!
C.