Quarta-feira , Maio 8 2024

GASTRONOMIA LOCAL E LOIÇA DE BARRO DE MOLELOS UM CASAMENTO PERFEITO

Foi um êxito a mostra “Gastronomia local e as virtudes do Barro Negro de Molelos”, promovida no passado dia 23 pela Câmara Municipal de Tondela e trazendo ao nosso território conceituados Chef’s de Cozinha (Hans Neuner, Ocean Hotel – Algarve; Miguel Laffan, restaurante L’And – Hotel de Monte Novo; João Rodrigues, restaurante Feitoria – Hotel Altis ‘Belém’ e Diogo Rocha, restaurante Mesa de Lemos – Silgueiros) e com eles diversointerior (2)s especialistas em gastronomia, de que destaco o Blog “Mesa do Chef”, de Raul Lufinha, por ter raízes na nossa Terra (seu Avô era de Barrô- Santiago de Besteiros) e manter casa em Muna de Besteiros.
A juntar-se, muita comunicação social generalista e diversos convidados.

VISITA ÀS OLARIAS
A primeira etapa deste dia que ficou marcado por grande sucesso, teve concentração nas Raposeiras, Molelos, onde foram visitadas as Olarias, Moderna (António Manuel), Barraca do Oleiro (Xana Monteiro e Carlos Lima) e Art’antiga (irmãos Lourosa)
A explicação da arte do barro e as voltas que o barro dá até se tornar obra feita, a confeção de peças e a vasta exposição de obras já concluídas quer de decoração, quer como precioso componente na gastronomia motivaram muitas perguntas e interessante diálogo, sinal de que o objetivo da visita foi bem conseguido.
A variedade de peças que podem acompanhar e enriquecer uma boa alimentação esteve ali bem presente, e certamente motivará os “Chef’s” a experimentarem o barro negro de Molelos em futuras demonstraçõinterior (3)es e iniciativas culinárias.

RESTAURANTE 3 PIPOS
Com a presença e intervenção dos Chef’s, a comunicação social e outros convidados que entretanto foram chegando, tiveram então oportunidade de assistir, na bem equipada cozinha do restaurante, à confeção das iguarias, principalmente os pratos de eleição da nossa gastronomia local – arroz de costelas e cabrito, em que o “staff” do restaurante e a ”mão” sábia da D. Maria de Jesus puseram toda a mestria.
Alunos da área da restauração da Escola Profissional de Tondela deram também o seu contributo nas “entradas” volantes que se seguiram.
Ali, nos “bastidores”, a comunicação social teve ensejo de acompanhar o nascer da “obra” que leva ao prazer da refeição, prazer mais requintado ainda quando a ementa tem o sabor da tradição.

JANTAR
Com a presença do Ministro-Adjunto do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro, do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, do Presidente do Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado e outros convi10406631_2044576642349704_6794683351832897309_ndados, deu-se então início ao jantar em que as padelas, as assadeiras e tachos de barro tornavam ainda mais apetitoso o sabor da “nosso” arroz de costelas e enalteciam ainda mais as virtudes do “nosso” cabrito.
A completar, a “baixela” também em barro, em que os oleiros de Molelos puseram toda a sua arte e imaginação.
Um vinho também do nosso território – Quinta das Camélias (Sabugosa) e biológico (Mouraz), acompanharam a degustação.
E para terminar, o divinal Leite Creme dos 3 Pipos foi acompanhado com uma bola de gelado, inovação que o enriquece sem lhe tirar o gosto tradicional.

INTERVENÇÕES
O Momento, pela importância de que se revestiu como valorização e divulgação do nosso património, mereceu intervenções do Presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António de Jesus e do Ministro, Dr. Miguel Poiares Maduro.

JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS, depois de agradecer a presença dos senhores Ministro e Secretário de Estado, lembrou que esta iniciati
o quando, há um ano atrás, em visita às Olarias dentro do Projeto Tondela + 10, mostrou grande entusiasmo para lançarmos novos projetos, novas perspetivas com este trabalho. Num ato de cortesia entendi convidá-los e as suas presenças, que muito nos honram, ref1926841_2044576875683014_2592435341368140617_norçam o empenho pessoal para a ação com este efeito aglutinador, na medida que estão aqui muitos jornalistas da especialidade que nos irão ajudar a promover o barro negro de Molelos.
A visita de há um ano atrás levou-nos a desenhar este momento, de que Duarte Calvão foi a peça fundamental para construirmos o que estamos aqui a viver, em que se procurou valorizar os nossos Oleiros e as Olarias num contexto de associar a olaria à gastronomia.
Daqui surgiu a ponte para os Chef’s de Cozinha, na perspetiva da valorização deste instrumento natural, ligado à terra, ao manuseamento, à transformação e ao saber reinventar.
Por isso, neste dia importante, procuramos valorizar o que é mais genuíno e mais tradicional: os nossos produtos, quaisquer que eles sejam, que os proprietários dos 3 Pipos e a Cozinheira, D. Jú e seus colaboradores permitiram que todos nós, e a comunicação social em particular, tivéssemos um contacto mais próximos com esta área e nos ajudassem a promover o muito de bom que temos.
E cumprimentado os nossos vizinhos autarcas de Mortágua e Carregal do Sal, aqui presentes e a partilharem connosco, queria afirmar que iremos manter esta nossa determinação, esta nossa vontade em articulação com o senhor Presidente do Turismo do Centro como parceiro privilegiado nesta estratégia.

MINISTRO POIARES MADURO
Esta relação entre a cerâmica e a gastronomia é importante não só em termos de turismo, mas também em termos de tirar partido da colaboração que pode existir entre diversas tradições e áreas de atividade económica.
Nós temos aqui, nesta zona, em termos de cerâmica uma tradição e uma qualidade, mesmo em termos de artesãos, extraordinária, à qual é necessário acrescentar valor e alargar mercado. Ora, a cerâmica, através da sua rinterior (6)elação com a gastronomia, terá um mercado novo, por exemplo, em restaurantes de elevada qualidade, como os que os Chef’s aqui representam.
Nós temos vindo a ter um crescimento do turismo em Portugal. Inicialmente muito concentrado em Lisboa e Porto, mas cada vez mais a alargar-se a outras regiões do País, incluindo o Centro que vai desenvolver uma imagem nova, que será apresentada muito em breve.
Nós hoje, aqui, com este exemplo podemos bem ver o potencial do valor e do reconhecimento dos recursos. Temos aqui os produtos, o barro mas também os produtos da gastronomia; temos o conhecimento que vem da tradição, as técnicas da olaria e a cozinha tradicional, mas também temos a vantagem que decorre de acrescentar a isto inovação, quer na olaria mas também a que os Chef’s de cozinha podem trazer à gastronomia tradicional portuguesa.
O segredo, no fundo, reside naquilo que existe no nosso território, na nossa identidade e tradição, juntando a isso inovação, conhecimento, criatividade.

CANTARINHAS DE SEGREDO
Aos visitantes foram oferecidas “Cantarinhas de Segredo”, esse ex-libris da Olaria de 1926841_2044576875683014_2592435341368140617_n (2)Molelos, que logo ali deu lugar a demonstração e o que resulta do desconhecimento desse segredo que, como ali se viu, continua um segredo bem guardado.

Esta jornada, com tudo que trouxe em si – “a descoberta” por alguns desse casamento perfeito entre a loiça negra de Molelos e a gastronomia local; a degustação de pratos que fazem parte do nosso passado coletivo; o convívio; a importância destas mostras para a valorização e divulgação dos nossos produtos e o empenho entre os Chef’s que nos visitaram e o Restaurante 3 Pipos para levar à mesa a tradição e a inovação num local de referência gastronómica das terras de Tondela.

E a finalizar e vencida a modéstia, por insistência do senhor Ministro Poiares Maduro veio à sala a Cozinheira, D. Maria de Jesus, para ser “presenteada” com uma grande salva de palmas, bem merecida, diga-se, por todo o seu empenho e saber.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

LINHO DE MÚCERES E BUREL USADO NA CRIAÇÃO DE SAPATILHAS

Na primeira semana de Fevereiro foi apresentado uma nova utilização do linho da Associação das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *