Segunda-feira , Abril 8 2024

Teatro – Castelões “Retratos do Tempo”

Quando o teatro amador se alia à revista portuguesa numa terra que tem na sua história a tradição do teatro, é logo condição de à partida se tornar um sucesso.

Foi o que aconteceu em Castelões, no último sábado com a estreia da peça “Retratos do Tempo”, na sede do Clube Recreativo de Castelões.

Esta estreia mereceu a presença do Presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus e do Vereador da Cultura Pedcastelões teatroro Adão, do Presidente da Junta de Castelões Gonçalo Pereira e do Padre Vilarinho.

Esta peça aborda o tema da emigração nos anos 60 naquilo que ela trouxe de mais positivo que foi o retorno com novas ideias, novas iniciativas e novas mentalidades.

Recria também a vida rural da época com o regedor, com a guarda, com a taberna e com as mulheres do soalheiro que davam alguma picardia à vida das gentes, com as suas coscuvilhices, com os seus contos e ditos e com o falar da vida alheia.

Realçar os belíssimos cenários onde ficava nos olhos os laranjais e as laranjas de Castelões. Também a música ao vivo para acompanhar os momentos musicais da revista deram um toque especial e harmonioso.

O texto era fácil e a representação magistral arrancou gargalhadas de valer e muito saudáveis dos cerca de 140 espectadores.

Houve também entidades que colaboraram com este elenco, alguns deles muito conhecidos como a voz da D. Maria Helena da Emissora das Beiras, da ACERT, da Carpintaria João e Miguel, do Atelier de Costura de Campo de Besteiros e Daniel Barbosa na pintura dos cenários.

Participaram como atores e actrizes Diamantino Costa que fez o papel de Samuel e Jójó; Ana Isabel Ferreira que foi a Celeste; José Coimbra que representou João e António; Laura Costa era a Maria; António Brito o Regedor: Carlos Lopes o Cabo Lopes da Guarda; José Manuel Ferreira o Manuel; Celso Santinha era o Celso; Ariosvaldina Almeida era a Laurinda; Salocastelões teatro (1)mé Pereira era a Bertolina; Rui Pais – Xico; Cátia Viana – Maria dos Sarilhos; Carlos Viegas – Apresentador; Catarina Viana – Apresentadora.

Dançarina(o)s e Cantores: Bárbara Joaquim, Eduardo Costa, Catarina Costa, Guilherme Silva, Joana Ferraz, Rui Pais, Daniela Marques, Luís Viegas, Carolina Pereira, Carlos Jeremias Ferreira, Patrícia Marques, Carla Marques.

Luzes e Panos de Cena: Carlos Jeremias Ferreira. Ponto: Eduardo Jorge Lopes

Cenários/Maquilhagem/Adereços/Cenógrafo: Carla Marinho, Daniel Barbosa, Leonor Ferraz

Música e Régie de Som: Diogo Calçada, Nuno Gouveia. Coreografia: Bárbara Joaquim, Diamantino Costa

Sonoplastia: Joaquim Neiva. Guarda Roupa: Grupo

Autor e Encenador: Diamantino Costa

As receitas deste espectáculo revertem para o Clube Recreativo de Castelões que fez obras de remodelação nos seu espaço interior e que é preciso agora angariar receitas para ajudar a equilicastelões teatro (2)brar as contas.

Lembrar que este Clube tem 75 anos de existência e como realçou Diamantino Costa esta peça “promove um convívio saudável entre todos os participantes criando laços de amizade, sociais e de aprendizagem”. Afirma também “que há necessidade de existirem nas aldeias eventos como este para criar laços de comunidade e de vida entre as pessoas”.

Assim, aqui fica o convite para passarem por Castelões no dia 18 de Abril às 21h30, dia 26 de Abril às 16horas e no dia 2 de Maio às 21h30 para assistirem a um espectáculo que aborda um tema sensível a todos os portugueses com uma linguagem simples, correcta e adequada à época e que tenta sobretudo provocar a boa disposição e alegria tão necessária ao bem-estar pessoal de cada um.

Parabéns ao Clube por esta iniciativa e a todos os participantes que tem a coragem de fazer reviver o Portugal profundo que ainda teima em permanecer nas nossas aldeias.

M.J.J.

 

Veja Tamém

COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO CONCERTO CASA DO POVO E MÁRCIA

As comemorações dos 50 anos da Casa do Povo de Tondela, tiveram ponto alto e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *