Sexta-feira , Maio 10 2024

MERCEARIA TORRES: A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

Na porta número 12 da Praça do Comércio existe uma casa que todos conhecemos bem, pois está aberta há 90 anos, a Mercearia Torres. A D. Cidália Torres Mendes e o Sr. José Manuel Mendes recebem todos os dias os seus clientes com um sorriso, simpatia e boa disposição, e muita força de vontade para manter este negócio de família que é já parte da história desta nossa cidade.
A casa abriu em 1927, com o bisavô de Cidália, João Cardoso Torres, começando por ser um café, ou a dita “tasca”. Em 1929, o filho, José Cardoso Torres, pai da atual proprietária, inaugurou a mercearia, que na altura vendia a avulso, com a mercadoria disposta em cubas que os clientes transportavam depois em pequenos cartuchos para suas casas. Também o azeite era comercializado nas almotolias, bem como o petróleo para os candeeiros e outros bens essenciais da altura.
Foram também “agentes de autocarros”: tiravam os bilhetes dos autocarros, que as pessoas esperavam no largo, junto da Tileira e recebiam e entregavam encomendas que eram transportadas nesses autocarros.
O Sr. José Manuel Mendes começou em 1965, ainda em tenra idade, a trabalhar para o Sr. José C. Torres na mercearia cumprindo inúmeras funções: preparava mercadorias, vendia ao balcão, fazia entregas nas casas dos clientes, entre outras. Cidália, criada pelos avós na Rua do Carril onde residiam, ajudava nas férias na mercearia, e assim conheceu o seu marido.
Em 1975 o dever chamou-o para cumprir serviço militar na Marinha e ao fim de três anos regressou para a sua terra, para o seu posto de trabalho e para junto de Cidália.
A família teve outros negócios, outras casas bem conhecidas, como o Café Torres e o Café Carmelitana. Cidália e José Manuel chegaram a estar à frente deste último durante alguns anos, até que pegaram por fim no negócio da Mercearia, onde têm estado até aos dias de hoje. Pelo meio constituíram família: têm dois filhos e duas netas.
D. Fernandinha, cliente habitual da casa desde o tempo do Sr. José Torres, afirma: “É onde faço as minhas compras e onde tenho confiança. Tenho muito gosto em cá vir, atendem-me muito bem. Há muitas coisas que não compro em outro lado.”.
A Mercearia Torres é a única mercearia com características tão tradicionais, e a mais antiga em Tondela. Tem persistido às dificuldades dos tempos, incluindo os grandes espaços comerciais que têm surgido, e com os quais não é fácil emular. O que os distingue é a proximidade que têm com as pessoas e bom trabalho que prestam à comunidade. José Manuel confidencia: “Isto tem funcionado não só como estabelecimento comercial, mas como um apoio às pessoas. Somos um local onde as pessoas se manifestam e transmitem as suas dificuldades”.
É de louvar o trabalho e persistência deste simpático casal, que tão bem recebe os seus clientes. Que se mantenham por muitos anos a prestar tão bom serviço à nossa comunidade.
Joana Pereira

Veja Tamém

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE TONDELA

Realizou-se no passado domingo, dia 14 abril, a festa do 36º aniversário da Associação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *