Já começou a Festa do Livro e da Leitura no dia 25 de março que vai decorrer até ao dia 6 de abril.
Esta é a 19.ª edição e tem como tema os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. A programação inclui muitas atividades de promoção do livro e da leitura, destinadas aos alunos das escolas do concelho e ao público, incluindo uma feira do livro com centenas de títulos, peças de teatro, exposições e encontros com os escritores Pedro Chagas Freitas, Carolina Gomes, Gustavo Carona e José Milhazes.
O certame realiza-se na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, e a sessão de abertura contou com a presença da presidente de Câmara, Carla Borges, vereador da educação João Carlos Figueiredo, diretores dos Agrupamentos de escolas seguindo-se depois a apresentação da peça “O lugar de todas as histórias” do Teatro Quadrilha. Antes, o Trigo Limpo Teatro ACERT vai levar à cena o espetáculo “Teatro Paraíso”.
No dia 26, subiu ao palco “O lugar de todas as histórias”, e a 29 de março, vai ser lançado às 18h00 o livro “50 anos do 25 de Abril”, relativo ao concurso de desenho lançado pela Câmara de Tondela no âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos.
A 30 de março, Pedro Chagas Freitas regressa a Tondela para a sessão “À conversa com…”. Às 16h30, o escritor vai apresentar os livros “O Rei Tigão” e “O Hospital de Alfaces”.
No dia 31, a companhia Animateatro apresenta a peça “Em três tempos”. A 1 de abril, o Teatro Quadrilha leva à cena “Poemas numa teia para noites de lua cheia”.
Nos dias 2 e 3 de abril, o “Teatro Paraíso” da ACERT volta a ser apresentado, e também vai ser apresentada a peça “Sabes mais que um poema de dez cantos?” de Diogo Carvalho Produções Artísticas.
A 4 de abril, pelas 21h00, realiza-se mais um “À conversa com…” com a escritora Carolina Gomes. No dia 5, à mesma hora, são convidados o médico e escritor Gustavo Carona e o jornalista José Milhazes.
A Festa do Livro e da Leitura encerra a 6 de abril com a peça “Monstros das Emoções”, da companhia Protagoniza Teatro, marcada para às 15h00.
Durante as duas semanas do evento, decorrerão ainda cinco exposições, quatro delas da autoria de alunos da Escola Secundária de Tondela: “Olhares camonianos”, “A olaria de Molelos e o desenho”, “Reinterpretação de capas de Os Lusíadas” e “Adamastor e outros monstros marinhos”. A Biblioteca Municipal poderá ainda ver a mostra “Camões” do Instituto de Cooperação e da Língua.
A organização é da Câmara, através da Biblioteca Municipal, em colaboração com as escolas da Rede de Bibliotecas de Tondela. A Festa do Livro e da Leitura é organizada há cerca de 20 anos com o objetivo de promover o hábito e o gosto pela leitura.