Segunda-feira , Abril 8 2024

MEMORIAL A RECORDAR OS BOMBEIROS FALECIDOS EM 2013

UM MARCO DE RECORDAÇÃO A TORNAR PERPÉTUA A GRATIDÃO

A tragédia jamais deixará de estar presente nas vidas de quem a acompanhou de perto. Mas se o devastar da Serra, a mais linda, confrangia os corações pela impotência de lhe pôr fim, a dor tomou o corpo e a alma quando se foi sabendo que a morte tinha escolhido alguns dos que ali estavam com a sua juventude, com a sua dádiva, com a sua entrega, com o seu coração no combate às chamas.

Foi doloroso demais.DSCF3771

O ano de 2013 ficará para sempre na memória pela tragédia que o gigantesco incêndio provocou. E hoje, ao olhar para a serra nua, fica a pena da destruição, mas fica sobretudo a dor pelas vidas ceifadas pelas chamas.

Para recordar futuro fora esses momentos de desolação e morte, quiseram a Câmara Municipal de Tondela, com a colaboração e empenho da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros e outras entidades, erigir na Rotunda de acesso ao Monte de São Marcos (Muna-Santiago de Besteiros), um Monumento a recordar os bombeiros falecidos. Um enorme bloco de granito beirão ostenta uma placa evocativa.

 

DESCERRAMENTO DA LÁPIDE E BENÇÃO

No passado dia 16 (feriado municipal), apesar da chuva copiosa impedir maior brilho e mais partilha, teve lugar o descerramento da lápide evocativa, com a preseDSCF3776nça de familiares dos Bombeiros falecidos, representantes das suas Corporações, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, Vereadores e outros autarcas, Entidades ligadas aos Bombeiros regionais e nacionais, Presidentes da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Santiago de Besteiros, respetivamente, Armando Laranjeira e Agnelo Laranjeira, Direção, Comando e significativa presença de Bombeiros da Corporação do Vale de Besteiros, em Guarda de Honra como Corporação guardiã da Serra do Caramulo e do Vale de Besteiros que, com todas as outras Corporações tanto sofreram então; Párocos de Tondela e Campo de Besteiros/Santiago de Besteiros, e Povo, muito Povo da Freguesia e vizinhança, que ali também quis estar em preito de gratidão.

Dado o mau tempo, foram breves as palavras de José António de Jesus para realçar o significado do Memorial e a comoção por todos sentida. Ali, fica a memória. Em Tondela, a seguir e assinalando o Feriado Municipal, iria ser atribuída a cada um dos Bombeiros falecidos, a título póstumo, a “Medalha de Valor e Altruísmo”, concedida pelo Município.

A BENÇÃO ao Monumento e a todos os presentes, foi dada pelos senhores Padre Felisberto e Padre Rocha, a quDSCF3819e se seguiram leituras próprias do momento.

Ali ficam, como homenagem e como recordação, os nomes de:

ANA RITA ABREU PEREIRA – Corporação de Alcabideche

BERNARDO ALBUQUERQUE DE VASCONCELOS FIGUEIREDO – Corporação do Estoril

CÁTIA PEREIRA DIAS – Corporação do Carregal do Sal

BERNARDO MANUEL DOS SANTOS CARDOSO – Corporação do Carregal do Sal.

Ali fica, também o nosso bem-haja, a nossa gratidão.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

MUNICÍPIO DE TONDELA INAUGURA SETE ILHAS ECOLÓGICAS

O Município de Tondela dispõe, desde o dia 18 de setembro, de sete novas ilhas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *