Quarta-feira , Maio 8 2024

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TONDELA COMEMORAM 91 ANOS DE SERVIÇO HUMANITÁRIO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, fundada em 16 de Setembro de 1923, comemorou com muito brilho 91 anos de serviço em prol da Humanidade. São mais de nove décadas de um historial rico a acudir ao próximo: “O Bombeiro Voluntário tem por lema o sacrifício, chega até a ser temerário e não deseja benefício”.

A sua esforçada e diligente Direcção, a exemplo dos anteriores anos, elaborou um vasto programa em sintonia com os responsáveis da FICTON (Feriado Municipal) e festividades de Santa Eufémia (Padroeira dos BVT).

Estiveram às 08h30 no Largo da República na cerimónia do hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e logo de seguida no seu IMG_0032Quartel para igual cerimónia do hastear da Bandeira.

Às 09H00 teve lugar a romagem ao Cemitério Municipal, em homenagem a todos os que serviram com tanto carinho e abnegação a Nobre Causa dos Bombeiros: Corpo Activo, Órgãos Sociais, Associados e Benfeitores, que jamais encontraremos no caminho da vida.

No Campo Santo, o Reverendo Padre Rocha nas suas orações, lembrou todos os que já não pertencem ao número dos vivos, tendo o Presidente da Direcção dos BVT, Eng. António José Mano falado do motivo daquela homenagem na visita ao Cemitério. Foram depois visitados, como sempre acontece, os sepulcros dos Bombeiros de Tondela falecidos quando se dirigiam para um incêndio em Vila Nova de Tonda, como de outros Soldados da Paz perecidos em condições trágicas.

Em todas estas solenidades, o Presidente do Município de Tondela esteve presente, assim como a Vereação, representantes da Assembleia Municipal,  o Presidente da União de Freguesias Tondela/Nandufe, o Deputado à Assembleia da República pelo Círculo de Viseu, Dr. João Carlos Figueiredo e o Comandante da GNR de Tondela, António Teixeira,   além de outras entidades.

Às 10H30, os Bombeiros integraram o Cortejo com os andores da Capela de Santa Eufémia para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Missa Solene, seguida de procissIMG_0048ão.

HINO DOS BVT ENTOADO PELA BANDA FILARMÓNICA

Finda a Missa Solene, frente à escadaria da Igreja, no Largo Doutor Anselmo Ferraz de Carvalho, teve lugar a bênção da nova Ambulância de Socorro, pelo Reverendo Padre Rocha, que tem aposta uma placa com os dizeres: “VIATURA ADQUIRIDA PELA A.H.B.V.T. E APADRINHADA PELO QUADRO DE HONRA – 16/09/2014”

Uma agradável surpresa aguardava toda a imensa multidão presente, para assistir à bênção da ambulância e para tomar parte na procissão, incluindo até alguns antigos Bombeiros: A Banda da Filarmónica Tondelense, pela primeira vez desde que os Bombeiros têm um Hino próprio, de autoria dos saudosos Dr. Artur de Figueiredo Rosa (letra) e Prof. Adelino Fontes (música), composto há quase 70 anos, começou a entoá-lo, sendo acompanhado pelas vozes de antigos Bombeiros, que ali se encontravam para assistir à bênção. Poderemos informar que este agradável desiderato se deve ao amigo Francisco Coutinho (executante da Banda) que não descansou enquanto não organizou as coisas, claro está com o apoio do Maestro e dos colegas executantes, de maneira ao Hino dos BVT ser pela Banda apresentado em público.

Após esta importante cerimónia, teve início outra não menos importante: A imponente e sempre bastante concorrida, com muita fé, Procissão de Santa Eufémia pelas ruas da Cidade até à Capela da Santa. Os Bombeiros transportaram o andor da sua Padroeira, com os colegas a acompanharem em formatura. A Banda Filarmónica, como sempre, também acompanhou, contribuindo para o inegável brilho deste acto religioso. Embora a
s condições atmosféricas já ameaçassem chuva a algum tempo, ela surgiu a complicar a procissão, mas foram pou
cos os que não continuaram.

Como será fácil de depreender, estes contratempos geraram algum atraso, o que fez adiar o desfile de viaturas dos BVT para depois da sessão solene, que pouco depois de se ter iniciado a chuva vprimeira bvtltou a cair e em quantidade.

Entretanto, após ter saído a procissão, teve lugar a recepção às Entidades Oficiais, seguida de almoço de confraternização nas instalações do Quartel

que decorreu, como é apanágio, na melhor harmonia e boa disposição. Também, como é habitual, prestes a terminar a refeição, um grupo de membros do Quadro de Honra e outros antigos Bombeiros, a que se juntaram alguns elementos do Corpo Activo, brindaram os presentes com a entoação do seu muito querido Hino, “Vida Por Vida”.

 

SESSÃO SOLENE PROMOÇÕES

A Sessão Solene evocativa ao 91º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tondela teve lugar no salão nobre do quartel, tendo usado da palavra o Presidente da Assembleia Geral, Arménio Leite Marques, o Comandante dos BVT, Eng. Carlos Dias, o Presidente da Direcção, Eng. António José Mano, o Presidente da Federação Distrital de Bombeiros, o representante da Liga Portuguesa de Bombeiros, fechando este ciclo de discursos o Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Antes destas intervenções assistiu-se à sempre agradável e significativa cerimónia da promoção de Bombeiros, como segue:

Transição de Infantes para Cadetes: Adriana Morgado da Costa; Marisa Alexandra Henriques da Cruz; Pedro Rafael Oliveira Santos;

Medalha Grau Cobre (5 anos) da Liga dos Bombeiros Portugueses:

Nuno Miguel Martins Loureiro; Paulo Jorge Nunes Milhães; Paulo Jorge Pereira Loureiro; Sara Raquel Gomes Cortez;

Medalha Grau Ouro (15 anos) da Liga dos Bombeiros Portugueses:

Luis Filipe Soares Carrapiço; Eduardo Jorge Jesus Almeida; António Marco Melo Gomes; Fernando Manuel Pinto de Matos.

Medalha Grau Ouro (20 anos) da Liga dos Bombeiros Portugueses:

Carlos Manuel Morais Ferraz Coimbra; Pedro Miguel Neves Brás; Luís Manuel Pinheiro de Castro; Joaquim Lopes Lima; Amadeu Manuel Ribeiro de Castro.

Promoção a Bombeiro de 3IMG_0081ª: Pedro Miguel Mendes Ferraz.

Promoção a Subchefe: Luís Fernando Caetano Ribeiro.

Na sua intervenção Arménio Leite Marques começou por agradecer à Direcção e ao Corpo Activo pela forma como têm desempenhado as suas funções nestes últimos anos. Agradeceu igualmente ao Presidente do Município e à Câmara por algumas alterações havidas. “Aos Bombeiros quero agradecer o esforço que fazem no dia a dia em prol da Associação”.

Lembrou a agradável surpresa de se ter ouvido, pela primeira vez, o Hino dos Bombeiros entoado pela Filarmónica, a quem agradeceu, renovando os agradecimentos a todos os que colaboram com os Bombeiros.

O Comandante Carlos Dias lembrou que era o 4º ano que estava à frente dos BVT, afirmando que se esforçam e tudo têm feito para responder às solicitações, elogiando o 2º Comandante e o Adjunto, “que têm sido o meu braço direito”(…)

A terminar a sua intervenção o Comandante salientou:

“Com este estado de espírito, com este trabalho com o conjunto de acções mas acima de tudo ser responsável na prestação de socorro que exigem e é cada vez maior, resumindo: Os Bombeiros são o que são, a Corporação é o que é, a vocês vos deve e eu como cidadão também vos agradeço”.

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Direcção dos BVT, do Presidente da Federação Distrital de Bombeiros, do Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil, do Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, encerrando o ciclo de discursos o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus.

Na sua intervenção, o Autarca após ter saudado todos os presentes, lembrou as generosas pessoas que ao longo destes anos todos nos legaram a Corporação de Bombeiros e que permitiram que chegasse, como chegou, até aos dias de hoje, com muito esforço, muito sacrifícIMG_0144io, de que todos nos devemos orgulhar.

O Dr. José António de Jesus referiu-se aos Bombeiros que foram distinguidos nesta Sessão Solene, o que é um grato testemunho. Lembrou a tragédia que ocorreu no passado ano na Serra do Caramulo, onde quatro jovens Bombeiros, na companhia de estes que aqui estão, combatiam o terrível incêndio que lavrava e ali perderam a vida.

“Curiosamente quando nesta cerimónia vimos Bombeiros que foram agraciados, reparámos que ao ser colocada num deles a medalha correspondente, na sua face deslizou uma lágrima, talvez pelo sentir do dever cumprido – a isto só a Sociedade pode dar o valor que é merecido”.

Ao terminar a sua intervenção, o Presidente do Município lembrou, mais uma vez, a generosa acção dos Bombeiros na nobre causa que abraçaram, reiterando os parabéns pelos 91 anos ao serviço das populações, ao serviço da Humanidade.

Amorim Lopes

Veja Tamém

A PÁSCOA E A TRADIÇÃO DO COMPASSO

Por todo o concelho, realizou-se nos seus mais variados costumes e tradições a Visita Pascal …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *