Quinta-feira , Maio 9 2024

22ª EDIÇÃO DA FICTON – FESTAS DO CONCELHO UM ROTUNDO ÊXITO

Indiscutivelmente que a FICTON, com todas as actividades inerentes em diversos locais, se pode considerar um grande sucesso. As condições atmosféricas ameaçaram estragar a feira e a festa mas a programação prevista acabou por se realizar com alguns períodos de chuva, nomeadamente na tarde de domingo mas a deixar cumprir o programa da noite. Na segunda-feira voltou a cair alguma chuva, assim como na terça (Feriado Municipal, Aniversário dos Bombeiros e Dia de Santa Eufémia) não impedindo no entanto que as principais actividades se efectuassem, com muito brilho.

Achamos que o espaço foi muito bem aproveitado, dando uma dimensão maior ao certame, que de ano para ano vai ganhando cada vez mais importância.

Como estava programado, na sexta-feira, dia 12, a Ficton abriu as portas e aproximadamente às 19H00 a Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense, como é usual, em arruada, surgiu na Feira, brindando depois no vasto Espaço Ficton todos os presentes com um bonito concerto.

A Festa do Frango teve início após a actuação da Banda Filarmónica, sendo servido o jantar a todos os presentes, incluindo as entidades convidadas, que enchiam por completo aquela área do enorme espaço.

Na abertura da Ficton estiveram presentes, além da Presidente da C.C.D.R.C. – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Professora Ana Abrunhosa, que veio presidir à cerimónia ofiIMG_0036cial do certame: Secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões; Presidente ou representante da Câmara Municipal de Mortágua, Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Nelas, Santa Comba Dão, Oliveira de Frades e Vila Nova de Paiva; Representante do Turismo do Centro, Presidente da AIRV, Presidente da ACDV, Representante da Direcção Regional da Agricultura, entre outras entidades.

REGIÃO DE BEM ESTAR

O Presidente do Município, Dr. José António de Jesus na sessão oficial da abertura da Feira salientou:

Iniciamos a Ficton 2014.

Trata-se da 22ª edição. Mas não será apenas mais uma Ficton.

Este certame projeta de forma significativa o dinamismo e a vitalidade das nossas gentes e afirma a capacidade empreendedora da indústria, do comércio e dos serviços do nosso concelho.

A marca diferenciadora da Ficton, e que temos de sublinhar, é o facto desta feira ser um espaço onde se cruza a dinâmica do movimento associativo, cultural, desportivo, humanitário e social do concelho, mas também, a projeção de novas áreas de desenvolvimento associadas à valorização dos produtos locais, do artesanato e da gastronomia.

Mas também não deixa de ser diferenciador o registo de todos aqueles que acreditam no nosso concelho, empresários, agentes económicos e sociais, autarcas, dirigentes associativos e, de igual forma cada um dos nossos munícipes.

Estão aqui para transmitirem a sua confiança nos destinos desta região.

Na verdade, durante estes dias a Ficton é o espelho do desenvolvimento económico, social e cultural de um território.

Numa época onde importa acreditar num novo tempo de esperança, consolidada, assente no realismo e na sustentabilidade.

Num tempo onde importa acreditar que conjuntamente estamos a construir uma sociedade que dê novas perspetivas de futuro principalmente para quem, hoje, sente de forma mais vincada os sacrifícios e as marcas dos últimos anos.

Esta nova realidade, este desígnio que nos compromete, deverá dar novas oportunidades, valorizando o mérito, o trabalho empenhado, o esforço e a vontade de querer ir sempre mais além.

O nosso horizonte tem o limite da nossa ambição.

É por tudo isto que somos exigentes.

Mas sem esquecer que o sucesso, depende de cada um de nós, da forma como nos envolvemos, com proximidade, na resolução dos problemas.

Minhas senhoras, meus senhores

A atividade económica assenta no dinamismo empresarial, na capacidade produtiva das nossas gentes, no espírito de resiliência dos nossos empresários mas, de igual forma, na sua visão estratégica e empreendedora, na ousadia dos criadores artísticos e culturais.

AQUI PRATICAMOS SOLIDARIEDADE

No domínioIMG_0079o do desenvolvimento económico, é de realçar a continuada capacidade de crescimento que se reflete no valor da exportações, das empresas de maior dimensão aqui sediadas.

Quase 400 milhões de euros são exportados a partir do concelho de Tondela, o que muito nos orgulha, e denota a grande qualidade das nossas gentes.

Mas queremos também destacar a capacidade lutadora e empreendedora das pequenas e médias empresas do nosso concelho, que muito contribuem para o crescimento da nossa região, encontrando estratégias que contribuem para a sua afirmação e consolidação.

São estes valores que se espelham na Ficton, momento único de elevação e reconhecimento da região de bem-estar que desejamos fortificar.

Mas também aqui se afirma a imensa dimensão do tecido associativo, dos grandes e inigualáveis homens e mulheres deste conselho que fazem da generosidade e do voluntariado, a arma para combater o isolamento e a indiferença.

Aqui praticamos solidariedade.

De igual forma, na Ficton, temos a presença de todas as freguesias deste concelho, num tom de unidade, que tornam cada vez mais forte o nosso compromisso e empenho para com as nossas populações.

Sra. Professora Dra. Ana Abrunhosa, distinta presidente da CCDR C

Permita-me que lhe agradeça a importância da sua presença.

Num momento em que nos preparamos para concluir o desenho das estratégias que acompanharão os investimentos dos novos fundos comunitários, é muito significativa a sua visita.

Acreditamos que vai ter a oportunidade de confirmar que o empreendedorismo, a criatividade e a valorização dos recursos do território, são vetores que muito valorizamos para ganhar escala, competitividade e, consequentemente, para fixarmos pessoas, em particular mais jovens no nosso território.

São estratégias que não têm o efeito imediato. Mas a persistência e a determinação ajudarão a dar sentido a esta visão de futuro.

Contamos consigo.

Com a sua denotada capacidade, liderança e compromisso para com a região.

Com o seu apoio – para com os muitos agentes económicos e socias que irão recorrer à CCDRC para potenciarem os seus investimentos e para incrementarem respostas que se cruzem com o paradigma de desenvolvimento da nossa região.

Queremos, com a sua disponibilidade e determinação, manter este impulso que nos torne ainda mais competitivos.

Minhas senhoras meus senhores

Façamos da FICTON a grande montra do concelho, com festa e em festa.

Sempre um objetivo: construir, sentir e viver uma região de bem estar”!

 

TONDELA SOUBE APROVEITAR AS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS

A fechar a Sessão Solene de Abertura da Feira falou a Presidente do C.C.D.R.C., começando por agradecer o “honroso convite” para vir a Tondela tomar parte na abertura da FICTON, afirmando que eventos deste género são de grande relevância para a promoção das actividades dos Municípios e divulgação dos seus recursos, providenciando novos postos de trabalho para a região, salientando: “O Município de Tondela soube aproveitar as disponibilidades financeiras que a Europa tem concedido ao serviço da sua estratégia, falando apenas do programa do qual sou responsável, ou seja, O Programa Operacional Mais Centro. A Autarquia através do FEDER já beneficiou de 17 milhões de Euros aplicados em projectos de regeneração urbana que visam requalificar espaços públicos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e impulsionar a atractividade  do Centro Urbano de Tondela”.

A Professora Doutora Ana Abrunhosa falou taIMG_0097mbém de outras áreas que foram beneficiadas, como Centros Escolares, criação do Museu Terras de Besteiros e importantes intervenções no sector ambiental. Afirmou entretanto que foi sempre fácil o trabalho e a comunicação entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o Município de Tondela (…)

Falando de diversos problemas, a Presidente do C.C.D.R.C. afirmou que os Municípios têm de fazer um grande esforço para eliminar os custos do contexto, portanto os custos que as empresas comportam pelo facto de terem muitas vezes que contornar problemas burocráticos, salientando:

“São as Empresas que criam valor e riqueza fixando as pessoas ao território. A este respeito os Municípios têm um papel fundamental na diplomacia económica, devendo por isso, reorganizar as suas actividades internas para dar uma resposta cada vez mais eficiente e eficaz às Empresas que o procuram”.

ESPECTACULAR SESSÃO DE Fogo-de-artifício

Finda a Sessão Solene, todos os presentes IMG_0067no vasto espaço da Feira foram presenteados com um diversificado e belo espectáculo de fogo-de-artifício, que alegrou ainda mais o ambiente humano.

Foi de seguida efectuada pela comitiva uma minuciosa e demorada visita a toda a Feira, tanto no interior do pavilhão como no exterior, tendo a ilustre visitante mostrado interesse por tudo que estava em exposição ou em venda, informando-se com os detentores dos stands que, muito simpaticamente, davam as informações pretendidas.

Amorim Lopes

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *