Decorreu na quinta-feira a abertura oficial da FICTON 2025, as festas do concelho que já vi na sua 31ª edição.
Assim, no recinto das festas, deu-se a sessão de abertura que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas Rui Ladeira, da presidente da Câmara Municipal Carla Borges, elementos da Assembleia Municipal, presidentes de Junta, deputados, autarcas de concelhos vizinhos, dirigentes associativos do concelho, diretores escolares, entre muitos outros convidados.
Na sua intervenção Carla Borges referiu que este é “um certame que desde a primeira hora reflete aquilo que somos, um concelho com forte dinâmica empresarial e que é um exemplo não só no panorama regional como nacional”.
Ao longo do seu discurso a autarca apresentou o programa para os 6 dias de duração da Ficton, referindo que nesta edição estarão presentes “cerca de 200” stands o que constitui um número recorde.
Carla Borges aproveitou para enumerar as diversas obras que concluiu ao longo destes quatro anos, bem como enumerou as que estão em andamento, mas que ainda não foram concluídas, apesar de já terem sido iniciadas no anterior executivo, dizendo que “em Tondela lutamos para desenvolver políticas de proximidade e que promovam uma verdadeira coesão em todo o território. Foi isso que fizemos ao longo destes anos à frente da Câmara”.
Seguiu-se depois a intervenção de Rui Ladeira Secretário de Estado de Estado das Florestas na sua intervenção aproveitou
por agradecer o convite para presidir à sessão de abertura da 31ª edição da FICTON.
Segundo este governante a FICTON é um certame que traduz a dinâmica do concelho e valoriza a indústria, os empresários, os artesãos, as coletividades e as juntas de freguesia locais.
“Todo este pulsar e dinâmica demonstram que a economia do nosso território e da nossa região está aqui patente e este impulso e iniciativa são inspiradores para o que queremos que seja desenvolvimento no país”, defendeu, descrevendo ainda Tondela como um “farol” no contexto regional e nacional.
Concluiu a sua intervenção referindo as medidas que o ministério onde exerce funções, está a implementar para salvaguardar um dos recursos tão importantes para o nosso concelho e também para o nosso país, que é a floresta.
Seguiu-se depois o espetáculo piromusical e a visita os stands ali presentes.
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu