Segunda-feira , Abril 8 2024

Inauguração da requalificação da Zona de Lazer

Foi inaugurada com grande pompa no passado dia 6 de Julho, a Requalificação da Zona de Lazer de Ferreirós do Dão.

Os festejos prolongaram-se por três dias e culminaram no dia 6 com a cerimónia solene da bênção e inauguração das novas instalações e outros importantes melhoramentos, na presença das Autoridades do Concelho e perante uma população numerosa de Ferreirós e das freguesias vizinhas, quer do Concelho de Tondela, quer do Concelho de Carregal do Sal.

A abertura foi feita pela Escola de Música da Associação do Vale do ferreirós do dão (1)Dão, seguindo-se a inauguração, onde discursaram o Presidente da Junta de Ferreirós, Sr. Luciano, a Dr.ª Regina Pinto, representante da «Adices» e por fim o Presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António, terminando com o descerramento das duas lápides, a primeira na parede do edifício e a segunda de maior tamanho e volume à entrada da Zona de Lazer.

Entre as autoridades presentes contava-se: Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António, Vereadores: Dr. Miguel Rodrigues, Eng.ª Carla Antunes, Pedro Adão, José Carlos Coimbra, Representante da Assembleia Municipal, Professor Sérgio, Dr.ª Regina Pinto – em representação da ADICES, Membros da Assembleia Municipal, Representações das Instituições da Freguesia: Sr. José Costa – pela Associação Vale do Dão, Sr. António Santos – pela Casa do Povo, Pe. José Fernando – pároco e responsável pela Fábrica da Igreja, Membros da Assembleia de Freguesia.

Do discurso do Presidente da Junta de Ferreirós salienta-se alguns passos sobre a grande importância do Rio Dão, da Zona do Dão e do Lugar onde se localiza a «Zona de Lazer», agora e em boa hora requalificada.

O Rio Dão é verdadeiramente importante.

A primeira importância é or ser um curso de água viva e abundante.

Depois, foi a segunda região do mundo a ser demarcada por causa do excelente «vinho» que tem o seu nome.

Em terceiro lugar é um rio rico em Termas de águas quentes: Alcafache e Sangemil.

Mas este lugar é muito imferreirós do dão (2)portante: Foi o ponto escolhido desde tempos remotos para ser construída a bela, a magnifica ponte romana, onde passava a importante estrada que ligava as populações da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, etc…) a Viseu, a qual podemos apreciar toda limpa e iluminada, como bem merecia.

Além disso, nestas proximidades foram construídos inúmeros moinhos, onde durante séculos as populações vizinhas vinham moer os seus cereais para o Pão de cada dia.

Por isso e pela sua população que, desde há mais de mil anos, construiu, viveu e vive aqui – Ferreirós é verdadeiramente importante.”

Na sua intervenção, a Dr.ª Regina Pinto referiu a importância deste projecto, uma vez “que traduz aquilo que acontece quando as organizações se unem em volta de objectivos e propósitos comuns”. “Estas iniciativas locais têm um grande impacto para as populações e permitem que as comunidades levem mais longe os seus objectivos ao nível do desenvolvimento económico, bem como a nível da componente de lazer”.

Por fim, usou da palavra o Presidente do Município, Dr. José António Jesus, que começou por dizer que “quando não soubermos valorizar o que temos, nunca saberemos dar valor às nossas populações. Quando há um ano atrás, num trabalho colaborativo com a Junta de Freguesia na pessoa do seu presidente, foi acordada, depois de outros investimentos, a realização desta obra, sabíamos que esta mesma obra muito ia honrar esta Freguesia, tornando este espaço uma das maiores salas de visita do nosso concelho”.

Acrescentou também que não seria pelo facto desta Freguesia estar no limite do concelho que o Município deixaria de promover este investimento pois constitui “acima de tudo uma valorização deste património milenar, quferreirós do dãoe tão emblemático é para o nosso concelho”.

O Presidente da Câmara referiu ainda que associado a este investimento, “vem uma nova responsabilidade, a de ajudar a preservar o espaço, a cuidá-lo, a torná-lo sempre atractivo, pelo que todos devemos ser vigilantes. Estamos orgulhosos pela obra realizada, que inclui a iluminação da ponte romana, património também valioso do nosso concelho”.

Por fim, acrescentou que “queria agradecer a confiança dada e que nos possibilita trabalhar na construção de uma região de bem-estar, que muito nos orgulha, e esse orgulho está em cada um dos nossos concidadãos.

De facto a ponte velhinha de muitos e muitos séculos, resiste bela, em perfeito estado, servindo hoje, na perfeição, de passagem para a outra margemcomo no dia da sua inauguração. Se aquela ponte falasse, quantas histórias teria para contar! Mas hoje de cara lavada e toda cheia de luz, até de noite nos sorri e mostra a sua grande beleza e robustez, por cima das águas calmas de um rio que passa solenemente, desce e canta.

Voltando à festa, todo o povo presente foi convidado a participar com grande animação no convívio em que foi servido um porco assado no espeto e arroz de feijão, acompanhado de bebidas à sua escolha, mas em que sobressaiu o rico vinho do Dão.

Temos a registar e agradecer à «Inubar Aventura» os magníficos 3 dias de festa.

Agora que estes melhoramentos e instalações foram entregues ao povo, todos temos a responsabilidade de zelar pelo asseio, limpeza e conservação destes espaços, não deixando que ninguém se atreva a estragá-los ou a deixá-los sujos ou impróprios para os que quiserem servir-se deles.

Márcio Mendes

Veja Tamém

TRADICIONAL MAGUSTO DA ASSOCIAÇÃO SOCIAL E CULTURAL DO VALE DO DÃO

No passado domingo, dia 16 de novembro, realizou-se o tradicional magusto da Associação Vale do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *