Sexta-feira , Abril 12 2024

Festa do Mel da Serra do Caramulo – CARAMULO

A Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, pelo décimo ano consecutivo, promoveu a Festa do Mel no Caramulo no passado dia 28 de Agosto.

A Associação pretendeu, com esta iniciativa, promover o mel da serra do Caramulo e proporcionar momentos de convívio e lazer a todos os que participam na festa. Neste sentido, foram realizadas diversas atividades, nomeadamente, provas de mel, almoço convívio, exposição de artesanato, gastronomia regional e música tradicional ao vivo.

Dos convidados institucionais, estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, os Vereadores Carla Antunes, Miguel Rodrigues, Pedro Adão e José Carlos Coimbra, acompanhados pelo representantcaramulo-festa-do-mele da Freguesia do Guardão, António Dias e pelo responsável da organização da Festa, Isidro Ferreira. A excelente organização do evento foi felicitada pelo Presidente do Município de Tondela, assim como, pelo representante da Freguesia do Guardão, reforçando que são eventos desta envergadura que merecem toda a atenção e apoio por parte das entidades locais, pois, através deles são divulgados os territórios, promovidos os produtos endógenos e consequentemente a dinamização das economias locais.

A Festa contou com 50 expositores dos quais cerca de 20 pertencem a produtores de mel filiados na Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, concelho de Tondela.

Segundo Isidro Ferreira, elemento da Organização do evento, “ o ano 2016 está a ser muito mau devido às chuvadas da primavera, e que não permitiu às abelhas fazer a coleta ideal do néctar essencial para a produção de mel”. Outro flagelo são os incêndios florestais que têm assolado este ano todo o território nacional, nomeadamente a zona norte e centro do país, a que não escapou a Serra do Caramulo.

Apesar dos prejuízos causados pelas chuvas e pelo fogo a produção aumentou, fruto dos novos projetos apresentados por jovens apicultores que ajudaram a aumentar o número de colmeias. Os próximos anos serão de grande dificuldade para os apicultores, não só porque se irá verificar uma diminuição na produção de mel por colónia, resultante da falta de alimento disponível para as abelhas, como também os custos de produção irão aumentar, nomeadamente as despesas com a alimentação das colónias durante o período de inverno.

A novidade da edição de 2016 – Festa do Mel da Serra do Caramulo foi a apresentação do projeto “Profrutas” da Universidade Nova de Lisboa designada por “Mais do Que Mel” onde aparecem novos produtos comerciais e com diferentes sabores como é o caso do “Mel com Canela” e do “Mel com Chocolate”, entre outros que irão ser dados a conhecer. A segunda novidade resulta de uma ideia inovadora de embalagens em forma de “gota” que permite um doseamento mais racional da quantidade de mel a usar pelo consumidor. Outra das novidades é a apresentação da enzima Própolis, nome dado à cera que cobre as entradas das colmeias. Trata-se de um produto conhecido como antibiótico e fungicida natural.

C.

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *