A nova fábrica alemã que amanhã é anunciada em Tondela, pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, é líder em componentes para a tecnologia de escape. O grupo empresarial Eberspaecher está a investir numa nova unidade na Zona Industrial do Lagedo, Santiago de Besteiros, e deverá iniciar a produção no terceiro trimestre de 2017 e vai criar no imediato 120 postos de trabalho. Novas encomendas requerem a ampliação das capacidades de produção na Europa, confirma a empresa alemã.
“Dessa forma ampliamos de forma consequente a nossa rede de produção e obtemos uma maior proximidade ao cliente na Península Ibérica.”, foi desta forma que Thomas Waldhier, diretor da divisão de escape da Eberspaecher, explicou a decisão de se instalar em Tondela.
Na Zona Industrial do Lagedo vai nascer um edifício de produção e logística num terreno com uma área de 11,5 hectares. A nova instalação irá fornecer, no futuro, componentes de Hot-End e Cold-End para veículos a gasóleo e gasolina a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. Isto inclui sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores.
Até ao fim do próximo ano, a Eberspaecher irá criar cerca de 120 postos de trabalho no local. Até 2020 está planeada uma ampliação para cerca de 500 colaboradores e uma capacidade de produção anual de 2,5 milhões de componentes de escape.
Sobre a Eberspaecher:
A Eberspaecher é um dos líderes mundiais de desenvolvimento e fornecimento de sistemas para a tecnologia de escape, aquecedores para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros. A Eberspaecher é também um parceiro inovador competente da indústria automóvel na área dos sistemas de ar condicionado para veículos especiais e na eletrónica automóvel. Os clientes são quase todos os construtores de veículos de passageiros e comerciais europeus, norte-americanos e, cada vez mais, asiáticos. Em 2015 o grupo empresarial com presença internacional, com mais de 8600 colaboradores, obteve um volume de negócios de aprox. 4,4 mil milhões de euros.