Mais umas Eleições Autárquicas efectuadas e, como é apanágio das gentes do Concelho de Tondela, sem convulsões, sem atropelos, com tudo a decorrer dentro das normas estabelecidas.
Conhecidos os resultados, constatou-se que o Partido Social Democrata (PSD) saiu em 2013 mais uma vez vitorioso incontestável.
Como é do conhecimento geral, a abstenção a nível nacional foi elevada, mas ainda assim o candidato do PSD à Câmara Municipal de Tondela alcança um dos melhores resultados do PSD a nível Distrital.
Muito embora se tivessem tecido considerações e preconizado o contrário, por algumas pessoas, o PSD alcançou a atribuição de 5 mandatos para a Câmara Municipal, assim como para a Assembleia Municipal foi também o partido mais votado.
Os resultados são muito parecidos com os obtidos nas Eleições Autárquicas de 2005, quando o candidato à Câmara Municipal pelo Partido Socialista (PS), foi o mesmo destas Eleições, ou seja o Dr. Cílio Correia.
No que respeita às Assembleias de Freguesia o PSD conseguiu obter mais do dobro dos mandatos atribuídos ao partido que mais se aproximou dele, ou seja o Partido Socialista.
O Partido Social Democrata perdeu a Assembleia de Freguesia de Campo de Besteiros, por 55 votos e a Assembleia da União de Freguesias de Vilar de Besteiros e de Mosteiro de Fráguas, por 12 votos, perdendo ainda a Assembleia de Freguesia de Lajeosa do Dão, para o CDS/PP.
Quando se teve conhecimento do vitorioso resultado, parte da Cidade, apesar da chuva forte que se fez sentir, saiu à rua para, como já é habitual, dar largas à sua alegria, tendo-se se reunido à volta dos vencedores na Sede de Campanha do PSD, algumas centenas de apoiantes.
Na oportunidade, o vencedor à Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, na sua intervenção agradeceu a todos o esforço e o apoio incontestável, afirmando que aquela retumbante vitória “não era só dele José António, mas de toda a equipa e de todos que o apoiaram”.