Apesar de habitualmente se comemorar no primeiro fim de semana de junho, o dia da freguesia de Canas de Santa Maria teve lugar este ano no passado domingo, 8 de setembro e, à semelhança de anos anteriores, quis a junta de freguesia assinalar a efeméride dos 16 anos de vila. O programa iniciou-se durante a Eucaristía com a bênção do estandarte da freguesia, após o que se seguiu a receção aos convidados no Largo Dr. João Almiro. João Carlos Figueiredo, presidente da freguesia, bem como os restantes elementos da sua equipa, receberam o presidente do município Carlos Marta, bem como todos os seus vereadores e também Joaquim Coimbra, presidente da assembleia municipal.
Naquele local foi descerrada a placa que assinala a inauguração da requalificação urbana da ex-estrada nacional nº 2 e zonas envolventes, após o que as referidas entidades, bem como muitas dezenas de populares, se dirigiram à Quinta João de Deus, local onde foi servido o almoço convívio. O movimento associativo de Canas não foi esquecido, tendo sido entregues lembranças aos representantes das associações e coletividades. Depois, e pela primeira vez, foram entregues os primeiros galardões da freguesia, denominados “Campanário d’Ouro”, em homenagem ao campanário da Igreja Românica, que, como é sabido, é considerado Monumento Nacional.
Assim, Maria Conceição Correia, João Almiro Castro e Carlos Marta, foram galardoados com o campanário de ouro mérito e reconhecimento e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, na pessoa do seu presidente da direção, António Mano, recebeu o campanário de ouro instituiçao de mérito. No seu discurso, o presidente João Carlos Figueiredo começou por explicar aos presentes o motivo da escolha daqueles premiados, começando por Maria da Conceição, poetisa que que se tem destacado como importante colaboradora nas iniciativas da autarquia. Para João Almiro, humanista e filantropo, o presidente da junta teve as palavras mais emotivas, destacando o seu exemplo de generosidade e de altruísmo, evidenciado na colaboração e bem estar que tem proporcionado às instituições de solidariedade.
A Carlos Marta foram transmitidos agradecimentos por estar sempre com a freguesia com o seu empenho e dedicação e sobretudo nunca esquecendo os anseios e problemas que lhe iam sendo apresentados. Aos Bombeiros foi dado o merecido reconhecimento do trabalho dos orgãos sociais, comando e voluntários pela colaboração com instituições e populações, contribuíndo para o bem estar da comunidade.
João Carlos continuou, enaltecendo a importância da obra acabada de inaugurar, que representava o progresso e modernidade que pretende implementar na freguesia, não esquecendo que outras foram concluídas, estando algumas a decorrer. Em jeito de balanço dos 8 anos que leva como autarca, agradeceu a todas as instituições locais bem como a Carlos Marta e vereadores pela estreita colaboração que evidenciaram nos últimos anos.
Carlos Marta encerrou os discursos, começando por enaltecer e valorizar as personalidades galardoadas, sublinhando o seu mérito e dedicação às instituições e populações. Prosseguiu dizendo que vai intervir publicamente nos próximos dias, cumprindo com os compromissos assumidos com as diversas freguesias, inaugurando infraestruturas e obras agora concluídas. Sublinhou também que, mesmo com a crise que se atravessa, o município continua a trabalhar, destacando a sua capacidade de atrair projetos e investimentos privado, exemplificando com a vinda para o concelho de três novas fábricas, num investimento de 18 milhões de euros.
O presidente do município referiu também que, mesmo com menos receitas e transferências do estado, conseguiu com uma gestão rigorosa ser considerado por uma entidade independente a 6ª Câmara do país e a 1ª do distrito de Viseu com melhores contas, conseguindo pagar salários e a fornecedores, continuando a investir e a lançar obras.
As festividades continuaram depois com uma tarde cultural com as atuações do Grupo Cana Verde de Canas de Santa Maria, o Grupo Cantorias de Vila Chã de Sá e o Grupo de Cantares Terras de Tomás Ribeiro, da vizinha freguesia de Parada de Gonta.
Miguel Ferraz