Sábado , Maio 4 2024

TONDELA – NOVOS INVESTIMENTOS PRIVADOS

No passado dia 11, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tondela, decorreu uma sessão de apresentação de 3 Novos Projetos Privados de Investimento, cujo valor ascende a mais de 18 milhões de euros e vai proporcionar  mais de  240 novos postos  de trabalho diretos e indiretos, criando assim mais desenvolvimento,  mais riqueza e mais postos de trabalho.

A Sessão Pública contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Economia, Dr. Leonardo Mathias.

A Câmara Municipal estava ali representada pelo seu Presidente, Dr. Carlos Marta, Vice-Presidente, Dr. José António de Jesus e Vereadores Executivos, Engª. Carla Pires, Pedro Adão e Drª. Cecília Fragoso. A Assembleia MunDSCF2278icipal, pelo seu Presidente, Sr. Joaquim Coimbra e outros Deputados municipais. Ainda outras entidades concelhias e municipais e vários empresários.

ABERTURA DA SESSÃO

Foi o Vereador Pedro Adão que abriu a sessão, cumprimentou todos os presentes e deu início à Cerimónia apresentando os três novos Investimentos anunciados para o Concelho de Tondela.

Tondela, em contra-ciclo assume-se como uma referência na região, com permanente dinamismo económico, em que o investimento privado representa fator essencial para um desenvolvimento sustentável.

De seguida, Pedro Adão chamou o primeiro investidor deste grupo, Joaquim Lourenço, para apresentar o seu projeto –JOANHINHA 2, Ldª., cujo investimento é de mais de 6 milhões de euros, criando 36 postos de trabalho e abarcando uma vasta área de produtos na área da pastelaria, principalmente tendo em vista a importante quota de exportação.

Falou a seguir o Dr. Luís Duque, Presidente da GIALMAR,  sobre o novo projeto da empresa, nascida em Tondela há 20, nascendo na montanha mas com os olhos postos no mar, já que a sua atividade é o pescado e, portanto, o mar, onde atua em 6 localidades pesqueiras.

Trata-se de um investimento que rondará os seis milhões de euros, objeto de candidatura, e criará, na unidade, mais 25 postos de trabalho.

Gilberto Coimbra, Administrador da GIALMAR, completou com outros e interessantes dados a exposição do Dr. Luís Duque.

O Engº. Tiago Gil foi o último investidor a apresentar o projeto da BODUM, que em Portugal já tem 24 anos de história, criando a sua imagem. Deu uma panorâmica detalhada da empresa, do seu caminho e da sua envolvência no desenvolvimento de Tondela.

O futuro investimento passará de mais de 6 milhões de euros, traduzindo-se em 49 novos postos de trabalho.

Finda a apresentação dos projetos, houve lugar a intervenções por parte de João Cotta, Presidente da AIRV, Carlos Marta, Presidente da Câmara e Leonardo Mathias, Secretário de Estado.

A MÍSTICA DE TONDELA LEVA-A A SUPERAR AS DIFICULDADES

João Cotta, o primeiro orador, começou por lembrar uma autêntica “revolução” vivida nos últimos doze anos, não só na vertente empresarial como cultural e social. E perante as adversidades, como ainda a recente dos incêndios do Caramulo, souDSCF2246be e saberá com certeza continuar a dar a volta.

É que a liderança que tem havido em Tondela, com Carlos Marta à frente dos seus destinos, é de facto um exemplo de uma Autarquia em que a dedicação, o esforço, o interesse coletivo dão o melhor e fazem o melhor pelo Concelho.

E os projetos hoje aqui presentes mostram essa garra e essa determinação de Tondela, em setores e atividades diferentes.

O CONCELHO DE TONDELA É HOJE UMA REFERÊNCIA NA REGIÃO

Carlos Marta, depois de agradecer a presença do senhor Secretário de Estado em momento tão significativo para a vida empresarial do concelho, começou por afirmar que o Concelho de Tondela “recomenda-se” e é hoje uma grande referência da nossa região em diversos domínios, com as nossas empresas industriais e comerciais a sair-se muito bem perante as dificuldades de uma situação económica bem adversa. No nosso território estão localizadas importantes áreas de negócio com bens transacionáveis muito relevantes para a economia local, regional e nacional.

O Município tem os seus compromissos em dia, ao mesmo tempo que continuamos a fazer investimentos públicos em várias áreas e diversas localidades, afirmou Carlos Marta ao fazer a radiografia do Concelho e da atividade camarária que tem levado a resultados muito positivos nos vários domínio e que são o orgulho dos homens e mulheres que têm sabido dar o seu melhor em prol da sua Terra.

Ainda no campo cultural, nunca é demais destacar a Viagem de Salomão, o elefante que a ACERT projetou em espetáculo não só por Tondela, mas por todo o País e até estrangeiro.

Também as escolas, lembrou, têm apresentado excelentes resultados.

Apesar de todas as dificuldades impostas, vamos chegar ao final deste mandato cumprindo os compromissos assumidos.

TOTAL SOLIDARIEDADE PARA COM OS CIDADÃOS DE TONDELA

A encerrar a sessão, usou da palavra o senhor Secretário de Estado, que começou por expressar, em seu nome pessoal e do Governo, a total solidariedade para os cidadão de Tondela pela forma tão corajosa como souberam enfrentar o flagelo dos incêndios, agradecendo de forma especial a todos os bombeiros pela total dedicação como têm vindo a atuar, ao mesmo tempo que se associou em pesar às famílias dos que tão tragicamente perderam familiares.

É para mim um privilégio e um prazer estar num Concelho que é sem dúvida um exemplo notável no que respeita ao empreendedorismo e à pujança da atividade empresarial.

Na verdade, há muito que Tondela se distingue pela sua capacidade de atração de investimento quer nacional, quer estrangeiro, mas também pela sua competência na fixação de empresas e de talentos.

Para superar os desafios da atual conjuntura, Portugal precisa de iniciar e consolidar um projeto de desenvolvimento económico sustentável, assente na captação de investimento privado.

O trabalho do tecido empresarial é fundamental para ajudar a economia nacional e superar a grave crise económico-financeira.

É por isso que assisti com muita satisfação à apresentação dos vossos projetos, que são o exemplo vivo de empresas que apesar do momento difícil que ainda vivemos, continuam a apostar na inovação, na expansão e na internacionalização dos produtos, contribuindo assim de uma forma real e muito expressiva para o dinamismo desta região, para a melhoria da economia nacional e para a conquista de novos mercados.

Os dados que aqui foram presentes, são dados que nos devem orgulhar.

São estas iniciativas que nos irão ajudar a superar a crise.

 Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *