No dia, 15 de outubro, a CIM Viseu Dão Lafões promoveu uma reunião de trabalho com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro no âmbito do programa Centro 2030.
Esta sessão de trabalho, que teve lugar na sede da CIM em Tondela, contou com a presença do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, da Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, do Secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, dos Presidentes dos Municípios de Viseu Dão Lafões, e de elementos da AG do programa Centro 2030.
O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de 11 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar produtos turísticos de base intermunicipal. Neste concurso, dirigido às Comunidades Intermunicipais, serão apoiados projetos de investimento para a criação ou consolidação de produtos turísticos integrados, diferenciadores e com qualidade que garantam um contributo efetivo para afirmar a Região Centro como destino turístico de excelência.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão Diretiva do Centro 2030, explica que «estes apoios inserem-se na estratégia global de apoio ao setor do turismo na região Centro, através do Centro 2030, que contempla ainda os apoios à Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e os apoios aos Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). Procuram contribuir também para consolidar as recentes competências das Comunidades Intermunicipais na área do turismo, bem como ajudar a organizar e dar coerência às dinâmicas municipais, numa região tão vasta e com tantos ativos valiosos como é a Região Centro».
São financiadas ações de envolvimento dos agentes do território, nomeadamente empresas, na construção dos produtos turísticos e de ofertas turísticas devidamente organizadas e integradas, bem como ações de promoção e comunicação dos produtos e recursos turísticos selecionados em cada Comunidade Intermunicipal.
Os projetos devem estar alinhados com os pilares estratégicos que organizam os recursos/ produtos na região (Cultura, História, Património e Gastronomia e Vinhos; Natureza, Wellness, Turismo Ativo e Desportivo e Mar; Turismo Espiritual e Religioso; Turismo Corporate e Empresarial; e Lifestyle, Inspirational e novas tendências).