Terça-feira , Abril 9 2024

VISITA AO CARAMULO ÀS OBRAS DA REDE DE ÁGUAS E ESGOTOS

No dia 18 de junho, a convite do Presidente da Câmara Dr. José António de Jesus e em representação do Jornal Folha de Tondela, pude verificar as obras que estão a ser realizadas na vila dos sanatórios, quer de águas quer de esgotos.
O Caramulo é uma vila que antigamente foi a instância sanatorial mais importante da Península Ibérica, e é um ponto turístico muito bonito e importante do nosso concelho.
Foi também importante na época para o concelho, sobretudo na construção da instância, onde muita gente das várias freguesias ia trabalhar como pedreiros, carpinteiros caiadores etc. e depois noutras profissões para os sanatórios. Muitos médicos de renome nacional, fixaram residência em Tondela, por causa de trabalharem nos sanatórios, e se hoje já não existem estes equipamentos, o Caramulo continua a ser importante pelos seus ares, que fazem bem à saúde.
Por isso faz sentido este investimento, numa vila que quer atrair visitantes e residentes.
A empreitada da remodelação da rede de água e esgotos, bem como de novas captações, reservatório, adução e distribuição à vila do Caramulo deverá estar concluída no final do primeiro trimestre de 2021, e vai abranger cerca de 700 pessoas entre a população residente e flutuante.
Durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus; acompanhado pelo vice presidente Pedro Adão; os vereadores Miguel Torres e Sofia Ferreira; e ainda o presidente da Junta de Freguesia do Guardão, António Ferreira; visitaram estas obras, que se encontram já numa fase muito avançada, com três frentes de trabalho em simultâneo.

2,3 MILHÕES DE EUROS DE INVESTIMENTO
Este é um investimento que ultrapassa os 2,3 milhões de euros, que conta com uma comparticipação financeira de quase 1 milhão de euros do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, a obra, que se encontra no terreno há alguns meses, vem solucionar o problema de distribuição de água.

CRESCIMENTO URBANO NOS ÚLTIMOS ANOS
Com o crescimento urbano que se registou nos últimos anos e consequente aparecimento de novos aglomerados, a distribuição de água encontrava-se completamente desajustada. “Esta é uma obra de grande importância para as gentes do Caramulo, que merecem um sistema de distribuição de água ajustado e de qualidade”, evidenciou.

OBRAS EM CURSO
Assim, no que toca a rede de água, a empreitada prevê a captação, adução, construção de reservatório e distribuição de água, com os respetivos ramais domiciliários.
Assim, a nova rede de distribuição estará equipada com um conjunto de equipamentos de operação, manutenção e segurança, nomeadamente válvulas de seccionamento, descargas de fundos, ventosas, válvulas redutoras de pressão e marcos de incêndio.
Para abastecimentos dos consumidores estão previstos ramais de ligação predial novos que não incluirão, no entanto, o fornecimento e montagem dos contadores, que serão posteriormente montados pela concessionária, após a constituição dos contratos individuais de ligação à rede. A nova rede de distribuição de água do Caramulo contempla ainda extensões de rede já executada.
Quanto à rede de drenagem de água residual doméstica vai permitir a recolha de todo o efluente doméstico produzido na zona central do Caramulo nomeadamente na zona histórica que apresenta atualmente um sistema de drenagem degradado.
Já em termos de esgoto, inclui a remodelação da rede existente, bem como a execução de uma nova rede em alguns arruamentos onde era inexistente.
Esta é uma obra que está no terreno há alguns meses, visto que o trabalho a realizar em tipo de solo como o do Caramulo não tem a celeridade que por vezes ocorre noutros locais.
Mas, deu para ver que está andar depressa, porque tem muitas frentes de trabalho, e é muito importante para as gentes do Caramulo, para o seu dia-a-dia e também para o turismo, uma fonte de receita para a Vila.
Teresa Gouveia

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *