Terça-feira , Abril 9 2024

VISITA À PAROQUIA DE DARDAVAZ DE D. ANTONIO LUCIANO-BISPO DE VISEU

No passado Domingo, dia 11 de Outubro, Sua Excelência Reverendíssima fez uma visita a esta Paróquia, a fim de empossar, como Acólito, o paroquiano Joaquim Neves Coimbra, entrando assim para o Ministério da Igreja, através do Diaconato, cuja preparação vai continuar a frequentar.
Acompanharam o Senhor Bispo, nesta missão, o Reverendo Sacerdote – Professor de Teologia e responsável pelo Curso de preparação do ora Acólico, bem como o Diácono e Dr. Felisberto de Figueiredo, aos quais se associou o nosso pároco, Reverendo Padre António Flor, o qual deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos ilustres visitantes.
Em resposta a Senhor Bispo agradeceu também o carinho e entusiasmo que soube perscrutar dentre as pessoas ali presentes, sem esquecer os membros do clero que o acompanhavam, o Pároco local e saudou especialmente o nosso paroquiano Joaquim Coimbra por ter escolhido fazer parte do Ministério da Igreja como Acólito e posterior Diácono.
A cerimónia da posse, tal como estava previamente programada, começou pelas 11 horas, na Igreja Paroquial de Dardavaz, sita em Outeiro de Cima, integrou-se no decurso da celebração da Santa Missa Dominical, presidida pelo Senhor Bispo, coadjuvado pelo Professor do Curso de preparação, já mencionado, pelo Pároco da Freguesia, e pelo Diácono – Dr. Felisberto, constituiu um emocionante momento para os poucos que a ela puderam assistir, dadas as limitações decorrentes da pandemia, mas que, no entanto, me pareceu ser do agrado geral.
Com efeito, a disponibilidade do Sr. Joaquim, a exemplo do que vai, felizmente acontecendo por cá e pelo mundo fora, de servir o nosso semelhante, no propósito virtuoso de ajudar quem precisa, seja no que for, agrada a Deus, mas particularmente na obra de Evangelização, onde existem muitas carências. Assim o entenderam os jovens de Dardavaz, particularmente o Grupo Coral e Instrumental Jovem da Paróquia de Dardavaz que generosamente se associou à festa de entronização do Acólito Joaquim, encarregando-se de todos os preparos da Igreja Matriz, quer no arranjo artístico floral, que estava num primor inexcedível, quer até nos trechos bíblicos escolhidos e nas leituras litúrgicas, em nada falharam. Antes, foram capazes de amenizar todo o ambiente ali vivido, de tal forma que alguns presentes me afirmaram terem sentido um bem -estar íntimo, difícil de exprimir, com o que estou inteiramente de acordo.
Por isso só quero acrescentar: Obrigado Amigo Joaquim! Que o teu exemplo sirva de incentivo e de esperança num Novo Mundo Melhor, findo o qual haverá, como está prometido: “Nova Terra e Novos Céus”.
Que assim seja!
Manuel Ferreira Henriques da Silva

Veja Tamém

ACERT ANTECIPA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2024 QUE INCLUI CONCERTO DE TIAGO NACARATO

A abertura da nova temporada promete uma programação rica e diversificada, com propostas de música, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *