Segunda-feira , Abril 8 2024

TONDELA PELA VIDA CONTRA O CANCRO SUBSTITUI A IV MEIA MARATONA INTERNACIONAL DA CIDADE

Os problemas relacionados com a pandemia que se atravessa, levou na que o Município de Tondela reinventasse alguns dos seus eventos mais emblemáticos.
Desta feita, surgiu a iniciativa “Tondela pela Vida”, no dia em que teria lugar a “IV Meia Maratona Internacional de Tondela – Ecopista do Dão”, que conta coma parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que está a ser preparada para o dia 2 de Maio, Dia da Mãe.
Para dar a conhecer à imprensa e ao grande público o programa do novo figurino do evento, a Câmara Municipal de Tondela convidou a comunicação social para uma conferência, realizada na manhã de quarta-feira, dia 14 de Abril, em que estiveram presentes, para além do Presidente, José António de Jesus, o vereador Pedro Adão, Cristina Fernandes, representante da Fresenius Kabi, um parceiro da Meia Maratona desde o início e Natália Amaral, em representação da delegação do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Dando a cara por este grande evento internacional, foram escolhidos três embaixadores, a incontornável Aurora Cunha, associada à realização desde a sua génese, o consagrado actor da ACERT e do grande público nacional Pompeu José e o ecléctico músico e compositor tondelense Samuel Úria.
“Aurora Cunha é o verdadeiro emblema deste grande evento desportivo a que nos habituámos e jamais poderia ficar de fora do “Tondela pela Vida”, que se alicerçou em mais duas grandes figuras do nosso concelho e que diariamente fazem chegar o nome de Tondela ao resto do país: Pompeu José e Samuel Úria”, sustentou o Presidente do Município.

O DESPORTO, A SOLIDARIEDADE E OS AFECTOS
De acordo com José António de Jesus, uma das imagens de marca das edições da Meia Maratona de Tondela é a grande capacidade de renovação, ano após ano, tendo-se tornado um projecto dinâmico e de presença obrigatória no calendário nacional das grandes provas desportivas deste género, “com a particularidade de juntar o desporto, a solidariedade e os afectos”.
A iniciativa apresentada, “espelha a essência da Meia Maratona, que se adaptou aos tempos que atravessamos, carregados de restrições para evitar contágios. E foi nesta linha da reinvenção que, não podendo correr em conjunto, como vinha sendo prática habitual, cada um será desafiado a correr ou caminhar com a família, partilhando depois estes momentos”, acrescentou o autarca.
“Com isto pretendemos que, nesse dia, o desporto seja rei, ao mesmo tempo que cada um homenageia a sua localidade. Mas também, a solidariedade marca presença, ficando ao critério de cada um fazer um donativo directamente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, exactamente no Dia da Mãe, dia conhecido por todos por ser especialmente dedicado aos afectos”, referiu José António de Jesus.
O evento irá apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vai contar com o apoio financeiro da empresa Labesfal Fresenius Kabi, sediada em Tondela. Os participantes também serão convidados a fazer um donativo.
A secretária geral da delegação do Centro desta instituição, Natália Amaral, na sua intervenção realça a solidariedade do evento e revela que a angariação de fundos caiu para cerca de metade face à crise provocada pela Covid-19.
“Partindo de uma iniciativa deste tipo, é muito importante esta solidariedade para com quem sofre, o doente oncológico, os seus familiares e os seus cuidadores. Estamos num ano completamente atípico com a pandemia e foi também atípica a recolha de fundos que costumávamos fazer anualmente com o nosso peditório. Tivemos cerca de metade dos fundos que costumamos angariar”, afirma.
Referiu ainda que houve um aumento de cerca de 30% dos pedidos de apoios social à LPCC, bem como da ajuda de 140 mil euros disponibilizados aos hospitais, no sentido de melhorar as condições dos doentes oncológicos através de equipamentos. “A pandemia avançou de tal maneira que as pessoas começaram a olhar fundamentalmente para os infetados e os doentes, entre eles os oncológicos, ficaram para trás. Sabemos que no primeiro confinamento ficaram por diagnosticar cerca de mil cancros e neste segundo terão ficado muitos mais.”
Já Cristina Fernandes, representante da Fresenius Kabi, referiu que o mote é “cuidar da Vida”, ainda mais nesta altura de pandemia “em que temos tido desafios constantes relacionados com a saúde emocional e física dos nossos colaboradores. Esta é uma fase de extrema instabilidade e qualquer sensação de normalidade é sempre bem recebida por parte de todos nós”.
Referiu ainda que “cuidar da vida é também ajudar e colaborar com outras instituições que tem exactamente o mesmo propósito, como a LPCC e nesse sentido esta actividade enquadra-se no nosso mote de tantas maneiras que não poderíamos deixar de apoiar” concluiu.
Segundo José António de Jesus já estão inscritos mais de mil pessoas nesta iniciativa, o que é um bom pronuncio do desafio que se lança a toda a sociedade, não só os residentes no concelho de Tondela, porque o mérito desta iniciativa é a forma como foi pensada, permite que o mesmo possa ser desenvolvida noutros espaços do país, associando-se de igual forma ao mesmo evento.
Os participantes deverão inscrever-se online, para depois poderem partilhar a prática desportiva que seleccionarem, através do envio de um vídeo ou de uma fotografia. A inscrição para participar na iniciativa é feita online em www.cm-tondela.pt e de forma graciosa, cabendo ao Município de Tondela o envio antecipado do Kit de participante (t-shirt técnica, dorsal e brindes diversos).
No momento da inscrição, é dada a oportunidade (facultativa) de poder fazer um donativo directamente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade sem fins lucrativos que, ao longo do ano, desenvolve inúmeras actividade de ajuda a portadores de doenças oncológicas, para além de ser gestora e financiadora do rastreio a nível nacional do cancro da mama.
De referir, ainda, que na manhã do dia 2 de Maio, em que se assinala o Dia da Mãe, está agendada uma largada simbólica de pombos, que terá lugar na entrada principal do parque Urbano de Tondela.
JOAQUIM DUARTE PEREIRA/NUNO MIGUEL

Veja Tamém

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL

Foi a 18 de dezembro de 2019 que o então presidente da Câmara de Tondela, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *