Mesmo em pandemia, o concelho tem vindo a verificar um forte investimento privado, nas mais variadas áreas, que o Jornal Folha de Tondela, tem dado eco.
Desta vez, noticiamos a abertura de um novo estabelecimento de restauração, na rua Dr. David Almiro do Vale, na cidade, na zona junto ao Estádio João Cardoso. E para além de um novo espaço diferente, porque aposta predominantemente na gastronomia brasileira, é também amostra da tendência na fixação de pessoas fora do concelho e que escolhem o concelho de Tondela para viver e trabalhar.
Este casal de brasileiros, estão em Tondela, há já dois anos com os filhos, e residem no Botulho.
Edivaldo Silva, e esposa Jardiane Silva e a família, moravam no Algarve desde que vieram do Brasil, e sempre trabalharam na área da restauração. No Brasil, tiveram uma “lanchonete” e uma roulotte de comida e no Algarve trabalharam num restaurante de um familiar, mas durante o inverno o trabalho não era muito e por isso decidiram mudar para outro local. Escolheram Tondela, porque ao pesquisarem na internet um sítio onde o custo de via não fosse elevado e com qualidade de vida, o concelho de Tondela, aparece como um bom sitio para se viver e trabalhar. Por isso decidiram vir para Tondela, com a marca “Delicia do Brasil” que compraram a outro brasileiro, e iniciaram a atividade online com venda em Take-away e entrega ao domicílio em todo o concelho de Tondela. Têm páginas nas redes sociais, facebook e instragram.
O negócio correu bem e entenderam que deviam abrir um espaço, onde as pessoas se possam sentar, comer e disfrutar, as iguarias do Brasil. Abriram, este mês na Rua Dr. David Almiro do Vale, no espaço do antigo restaurante Lusitânia porque, segundo este casal, os próprios clientes começaram a incentiva-los a ter um espaço de restauração.
Edivaldo, disse que tem mais clientes portugueses do que brasileiros e que o objetivo é servir sempre melhor. Na entrega ao domicílio não são pagas normalmente taxas de entregas e os pratos são tipicamente brasileiros, por exemplo o hambúrguer X-tudão, o copo da felicidade (bolo no copo) e salgadinhos entre outras iguarias, com preços em conta. A esposa é a cozinheira e pasteleira, e estão abertos das 8 às 23 horas todos os dias da semana.
Confessaram que gostam mais de Tondela que do Algarve, e que as pessoas aqui são mais amigas de ajudar. Tondela tem muito emprego, e por isso têm colegas que também vieram para cá e já tem familiares que vieram do Brasil e que trabalham na empresa Eberspacher. Disseram também que o sonho do filho que está a jogar no Vilafranquense, é jogar no Clube Desportivo de Tondela. A principal dificuldade que sentiu quando chegou “foi no negócio do aluguer”, tiveram alguma dificuldade em encontrar casa.
O casal considera que a aposta está ganha, porque tem muitos clientes e outros estão a chegar, porque o facto de terem estabelecimento aberto trás outra confiança às pessoas.
MJJ