No passado domingo, realizou-se a caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Póvoa do Rodrigo Alves, sendo a povoação privilegiada pela proximidade com a natureza, desfrutando de uma envolvente que permite contemplar trilhos, recantos da natureza e passagens sobre o rio Pavia,
(o seu principal afluente é o Rio Asnes) e o rio Dinha, sendo que ambos desaguam, no Rio Dão na povoação de Ferreirós do Dão, são de facto envolventes, que engrandecem ainda mais um passeio ou uma caminhada. Estes mesmos trilhos, alguns deles trajetos que outrora era palmilhado pelos nossos conterrâneos, levando-os como destinos as suas fazendas, deixam a muitos saudades e recordações, pelo que é inevitável recordar, momentos do passado em que o rio ia a transbordar e teriam até que fazer o percurso por Ferreirós do Dão.
Para que a caminhada fosse possível, acedendo a estes locais, a Junta de Freguesia contribuiu para que os mesmos estivessem transitáveis promovendo a sua limpeza.
Assim foi passagem obrigatória, a ponte romana que nos faz atravessar Rio Pavia no lado nascente da povoação, os passadouros ou Saltos sobre o Rio Pavia e Rio Dinha.
Terminada a aventura os participantes na caminhada e os restantes inscritos foram servidos por um agradável almoço na sede da associação.
Sara Pereira
Folha de Tondela Jornal centenário da região de Viseu