Quinta-feira , Maio 9 2024

TOMADA DE POSSE DOS ÓRGÃOS CONCELHIOS DO PSD DE TONDELA

No sábado, dia 17 de outubro tomaram posse os órgãos concelhios do PSD de Tondela. O formato encontrado para o efeito foi, e perante a evolução da situação pandémica no país e consequentemente no concelho, fazer uma cerimónia simbólica através de transmissão direta no facebook, onde todos tivessem a oportunidade de assistir.
Começou por usar da palavra o presidente de mesa da assembleia de secção, António Leitão Amaro que frisou que este ato eleitoral, e pese embora a lista concorrente fosse única, foi dos mais participados de sempre, sendo um sinal mobilizador para os tempos que aí vêm. Reforçou também que os tondelenses podem continuar a confiar no PSD de Tondela, cujo caminho ao longo dos anos foi tornar este concelho numa boa exceção de prosperidade e emprego. Seguidamente enumerou todos os elementos que constituem a lista, dando-lhe formalmente posse.
O presidente da JSD de Tondela, Francisco Fonseca também interveio, começando por parabenizar a Vera Machado e a sua equipa, que conseguiu juntar pessoas das mais variadas sensibilidades, e principalmente com os mais jovens, disponibilizando por isso um “batalhão” de jovens para os tempos que se avizinham. Aflorou também a questão das novas ferramentas de comunicação, onde as fake news ditas muitas vezes se tornam verdades, distorcendo toda a mensagem que se quer passar.
Pedro Alves, presidente da comissão política distrital de Viseu usou da palavra, salientou o percurso partidário da recém-eleita líder da concelhia que naturalmente culminaria com funções de grande responsabilidade. Frisou o esquecimento permanente do governo sobre os territórios do interior, onde realça que no programa de recuperação e resiliência não consta um centro oncológico para o distrito de Viseu. Falou também da ligação Viseu/Coimbra que esperamos há 5 anos, bem como abordou que o Fundo Ambiental, custeado por todos os contribuintes e que servirá, mais uma vez para pagar os transportes públicos nas grandes áreas metropolitanas.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António Jesus, interveio começando por cumprimentar institucionalmente a nova presidente da concelhia Vera Machado, sublinhando a sua capacidade de agregar uma equipa, tendo esta um pendor intergeracional e interssectorial. Lembrou os números do PSD em Tondela que é claramente maioritário, quer no número de Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal. Proximidade foi a palavra chave da sua intervenção, porque só esta permite explicar e combater tendências demagógicas e populistas, e que por isso mais irresponsáveis e que fogem da discussão profunda dos problemas. Terminou dizendo que estará sempre presente ao serviço e na defesa do nosso concelho.
Por último, e após a visualização de um pequeno vídeo, usou da palavra a nova presidente do PSD de Tondela. Vera Machado começou por cumprimentar todos realçando a JSD e os autarcas do PSD no Concelho de Tondela, “…. Um especial cumprimento à JSD na pessoa do seu presidente, que são a prova viva que o partido e o concelho têm futuro… Uma palavra muito próxima e de reconhecimento aos Presidentes de Freguesias e Autarcas do PSD, são eles o pilar essencial no desenvolvimento das nossas terras”.
O seu discurso teve como mote as pessoas: “…PSD tem como foco principal, tanto no plano interno como externo: as pessoas. De que valem os partidos, as instituições, as empresas, os territórios se não tiverem as pessoas como elemento central? Que importa a ação politica se esta não tiver como propósito essencial estar ao serviço as comunidades, as famílias, os jovens, as crianças, os idosos. A Social Democracia só faz sentido assim.”
Abordou a temática do afastamento das pessoas dos partidos, o surgimento de forças radicais e populistas, frisando a necessidade de reinvenção, “Os partidos precisam de se reinventar, os partidos necessitam de proximidade, de humanismo e sobretudo de paixão na ação politica.”
Deixou o repto para dentro do partido, “Do ponto de vista interno, vamos reforçar a militância… Abraçaremos todos aqueles que se queiram juntar a nós, os simpatizantes, os anónimos, os independentes, todos aqueles que acreditam nas nossas causas… Neste mandato haverá também uma forte aposta na comunicação… Esta equipa vai fazer da proximidade com as pessoas e os seus problemas uma forma de estar.”
Continuou a sua intervenção reforçando a preocupação com as pessoas, ”Precisamos de planear conjuntamente o passo seguinte, envolvendo todos os agentes económicos e instituições… captação de conhecimento e inovação tecnológica, a criação de postos de trabalho altamente qualificados e que atraiam jovens… Queremos pessoas, queremos pessoas que encham a nossa cidade e toda a habitação que tem sido reforçada ao longo dos últimos tempos… Temos que encontrar mecanismos que incentivem a reabilitação de casas nas nossas aldeias.”
Vera Machado abordou mais temáticas que são cruciais para a qualidade de vida e a fixação de pessoas, “O incremento do turismo tem que ser um desígnio municipal… A floresta precisa de uniformização e planeamento… É necessário ajustar a oferta de transportes à realidade demográfica, laboral e escolar… pressionem o Ministério da Saúde e a Administração do Centro Hospitalar Tondela- Viseu, para que digam qual é o modelo que defendem para a nossa unidade Cândido de Figueiredo… As escolas têm que oferecer às nossas crianças a oportunidade de ter unidades curriculares locais, adaptadas ao território, de acordo com as suas especificidades e potenciais, em sintonia com o seu tecido empresarial.”
Na reta final da cerimónia de tomada de posse, a recém eleita presidente do PSD de Tondela termina dizendo: “Pessoas, elas são o foco e o ultimo fim da ação política.
Temos que ser capazes todos, de forma autêntica, juntos de consolidar uma estratégia conjunta que permita até 2030 aumentar a população em 10%.
É arrojada esta meta? Sim, mas basta ter vontade.
Para terminar dizer ao Dr. José António que o PSD é isto, é garra, é ambição, é vontade e perseverança. Conte connosco para as batalhas que vêm aí, sempre ganhámos todas as guerras. Em 2021 vêm as autárquicas e mais uma vez venceremos, vamos ganhar as 19 freguesias e reforçar a maioria na Câmara Municipal.
A Social Democracia no concelho de Tondela não é uma mera intenção, é simplesmente uma forma de estar na vida, de contribuir e lutar pelo melhor para as nossas comunidades.”

Veja Tamém

SÃO JOÃO DO MONTE – A FREGUESIA QUE GUARDA A MAGIA DA SERRA DO CARAMULO MAS QUE ESTÁ PRONTA PARA OS DESAFIOS ATUAIS

A freguesia de S. João do Monte, localizada do “lado de lá” da Serra do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *