Terça-feira , Abril 9 2024

TERMAS DE SANGEMIL NOVA ÉPOCA BALNEAR

No passado dia 05 de Abril, as Termas de Sangemil (ou Caldas de Sangemil) como também são conhecidas), na Freguesia de Lajeosa do Dão, do nosso Concelho, abriram as suas portas para nova época balnear, que se prolongará até novembro próximo.

Ali se vai procurar terapêutica para os achaques do foro reumatológico e músculo-esquelético (osteoartrites e espondiloses), mas também com relevância para os tratamentos das vias respiratórias (sinusites, faringites, e rinites, entre outras).

É pena que o SNS

tenha deixado de considerar as Termas importantes para a saúde.

São águas minerais hipertermias sulfúreo sódicas de grande valor no tratamento e na franca evolução do estado de saúde, cujo acompanhamento é feito por uma equipa clínica.

Os efeitos dos tratamentos termais na sua vasta cobertura de sintomas é bem conhecida, e são muitos os milhares de utentes que recorrem a este tipo de tratamentos.

Felizmente que o Concelho de Tondela tem o privilégio de ter o poder de resposta de uma Termas de qualidade, que a Câmara Municipal gere e que os utentes reconhecem.

CERIMÓNIA SIMBÓLICA DE ABERTURA

Anualmente, o início da Época Termal é sempre assinalado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, que assim quer valorizar este Ato e envolver os  Agentes locais e os utentes neste simbolismo.

José António de Jesus esteve presente com todos os Vereadores Executivos, e, ainda, com o Prof. Carlos Alberto, Chefe de Divisão e Cristina Marques, Assessora de Imprensa.

Também presentes representantes da Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, empresários locais e, naturalmente, os Diretores Clínico, Técnico e elementos do staff das Termas

Após os cumprimentos, PEDRO ADÃO, Vereador do Pelouro, fez um pequeno enquadramento antes da intervenção de José António de Jesus. Dando a conhecer que iriam só visitar-se alguns espaços, dado que alguns tratamentos já estavam a decorrer, destacando algumas alterações e melhorias que se foram efetuados para melhor funcionalidade e melhor oferta.

JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS

Saudados os presentes, salientou a pretensão de continuar a potenciar e valorizar as Termas que considera “um centro de negócio estratégico para a Freguesia e para a região”.

Salientou que o balneário termal, ao longo dos anos evidencia sinais de exploração negativos, na exploração financeira, mas não deixa de ter um impacto social e económico que lhe está adjacente, quer nos postos de trabalho, quer como fator turístico, quer como contributo na restauração.

Mas o futuro levará a novos furos de captação, estudo já concluído depois de intenso trabalho dos serviços, com técnicos especializados da Universidade de Coimbra, o que levará à localização de furos com profundidade 3 vezes superior à existente.

Ponderado ainda dar utilidade ao segundo piso do balneário, na área de tratamento ou eventualmente na área de alojamento.

Por outro lado, disse, que é sabido que toda a área dos negócios do termalismo tem vindo a evidenciar sinais de retrocesso no volume de negócios, principalmente naquilo que é o termalismo clássico, ainda que ao contrário no que respeita ao termalismo de saúde e bem-estar, que mostram alguma evolução. E é nesse quadro que nos temos de posicionar, pois nunca equacionamos outra solução que não fosse a de valorizar este espaço.

E por isso, ao longo dos últimos três anos temos vindo a trabalhar nesse sentido, em estreita articulação com o Diretor Técnico e Diretor Clínico na perspetiva de estruturarmos aquilo que, na nossa ótica, tem que ser a solução e o passo em frente para potenciar ainda mais esta unidade.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Decorreu seguidamente a visita às instalações possíveis de visitar, que o Diretor Clínico foi comentando.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *