Terça-feira , Abril 9 2024

COMISSÁRIO EUROPEU VISITA A INTERECYCLING

Inserido no roteiro da ciência que trouxe ao Distrito de Viseu o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, o Engº. Carlos Moedas esteve na tarde do dia 04 de Abril, na INTERECYCLING, unidade industrial especializada no Tratamento e Valorização de Elétricos, Eletrónicos e Polímeros, sediada na Zona Industrial do Lajedo – Santiago de Besteiros (Tondela).

Foi uma vista, mas também uma sessão de trabalho, de partilha e de conhecimento do vasto e importante trabalho que a Interecycling realiza diariamente em prol da defesa do ambiente e melhor qualidade de vida, mas também “na promoção de competitividade dos seus territórios”.

A aguardar o Comissário Europeu, o Engº. António Vidal, Presidente do Conselho de Administração da empresa, Dr. Ricardo Vidal, Diretor- Geral, outros elementos do staff, Dr. José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Vereadores, Engº. Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, Dr. António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, entidades ligadas ao setor, empresas vizinhas e outros convidados.

Após a receção, teve lugar a Sessão de boas vindas e intervenções. Na Mesa da Cerimónia tiveram lugar, o Comissário Europeu, Engº. Carlos Moedas, o Secretário de Estado do Ambiente, Engº. Carlos Martins, o Presidente da Câmara municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro, Drª. Ana Abrunhosa e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques.

A condução da Sessão esteve a cargo da Drª. Fátima Reis, Relações Públicas da Empresa.

As boas vindas e o agradecimento pelas presenças que honram o momento e primeira intervenção couberam a Ricardo Vidal, lembrando que perante a situação atual e a perspetiva futura, a Europa lançará mais uma vez um desígnio e uma afirmação de uma tendência mundial que outrora foi chamada de nova economia e economia verde, passando hoje por uma economia circular cuja espiral ainda está no início mas já se projeta no futuro.

É bom que se saiba que Portugal já goza de novos indicadores económicos, apesar de outros indicadores que não estão a conseguir libertar-se do endividamento nacional ou coletivo.

Onde é que isto se encontra com a economia circular? Muito simples, os desperdícios, a partir dos resíduos, ainda não estão a permitir o valor acrescentado e a recuperação dos valores acrescentados que já andam no meio de todos nós.

E Ricardo Vidal mostrou ainda a forte participação da Interecycilng no futuro ambiental e qualidade de vida da região, de Portugal, e sua participação no mundo global.

PROF. JOSÉ SARDINHA (IST)

Fez a apresentação de um projeto que, em parceria com a Interecycilng, fez sobre a temática ambiental que envolve esta empresa no envolvimento global na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida que todos perspetivamos para o futuro.

Um projeto científico que procurou sintetizar de forma a compreender a função da Interecycling a partir dos resíduos que darão lugar a processos de recuperação de materiais para processos mais sustentáveis.

INTERVENÇÕES DE ALMEIDA HENRIQUES, JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS E CARLOS MARTINS

Lembrada a importância da Interecycling, empresa do interior, empresa do Distrito de Viseu, na prevenção do meio ambiente e nos novos caminhos que levam à sua valorização.

Estão aqui competências que podem ser fixadas com produção de riqueza, com fixação de pessoas e criar valor.

Ali se testemunhou a importância do Momento, uma jornada muito focada naquilo que é a competitividade dos territórios; de facto, o percurso desta empresa tem sido sintomático neste princípio de recursos de recursos e valorização como fonte que, para além de nova riqueza, deixa de ser um problema nos impactos negativos, logo melhor qualidade de vida.

Esta é uma região onde não só olha para os recursos, mas também para a valorização dos talentos.

O objetivo é projetar ainda mais a capacidade empreendedora desta região.

Salientado também que esta empresa nasceu para resolver um problema de equipamentos elétricos e eletrónicos que era preocupante no País. Através do seu percurso, desde público a privado, teve etapas relevantes daquilo que é uma empresa que pensa sempre no futuro, sobretudo a sua relevância como fator de desenvolvimento e preocupação ambiental.

E o sistema contra incêndios, recentemente instalado, mostra a sua preocupação ambiental, mas também social e da preocupação de pessoas e bens.

E, nisso, a Interecycling tem dado um precioso contributo.

CARLOS MOEDAS

Destacou que esta empresa (Interecycling) é um exemplo daquilo que queremos para a Europa do futuro, que passou de uma economia linear para uma economia circular, designadamente utilizando o lixo para criar outros produtos.

Veio aqui, à região, ainda para conhecer os casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como de investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

Espero que esta minha visita, contribua para encurtar as distâncias e dar escala a projetos inovadores.

VISITA AO PARQUE AMBIENTAL

Seguiu-se a visita ao vasto Parque onde os resíduos se acumulam para “novo destino”, e que terá deixado o Comissário Carlos Moedas surpreendido pela sua grandeza e diversidade.

CARLOS MOEDAS COM OS JORNALISTAS

Finda a visita, o Comissário Carlos Moedas disse aos jornalistas da impressão que retinha da visita, reforçando que é preciso que os europeus percebam que estamos hoje na liderança deste setor, de que este que aqui vemos tem grande relevância.

O futuro da Europa passa pela economia circular, e neste caso pela redução dos resíduos que produzimos.

COFFE BREAK

A finalizar, um encontro que serviu de confraternização, mas também de partilha pelo importante Momento ali proporcionado.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *