Quarta-feira , Abril 10 2024

Festa do Livro e homenagem a Teresa Calçada

Teve início, na passada quinta-feira dia 9 de abril, a edição 2015 da Festa do Livro e da XIV Feira do Livro de Tondela.

A cerimónia de abertura decorreu na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e principiou com um momento musical oferecido pelo Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, num trabalho magnificamente dirigido pelas professoras Cristina Salgueiro e Ana Portugal.

A presidir a cerimónia esteve o Presidente do Município, Dr. José António de Jesus Gomes, ao lado da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª HelenaIMG_2291 Duque. Também na mesa marcaram presença os responsáveis pelos dois Agrupamentos de Escolas de Tondela, nomeadamente a Dr.ª Helena Gonçalves, Directora do Agrupamento Cândido Figueiredo e a Dr.ª Elisa Figueiredo, em representação do Agrupamento Tomaz Ribeiro. Pela Escola Profissional de Tondela esteve o seu Director Pedagógico, Eng. António Dias que foi o primeiro a abrir os discursos, referindo o excelente trabalho do pelouro da educação da Câmara Municipal de Tondela em prol da educação e das escolas e elogiou a organização deste evento tão importante no desenvolvimento pessoal das pessoas que procuram os livros.

Depois seguiu-se a intervenção da Dr.ª Helena Gonçalves que referiu que a educação e a cultura são elementos importantes no desenvolvimento estratégico do concelho. Relativamente a este evento a Dra Helena referiu que ler significa adquirir sabedoria e importa que a comunidade educativa de Tondela se encontre com os livros, por isso esta iniciativa é muito importante. Disse ainda que esta festa é muito importante porque é uma parte significativa do trabalho colaborativo que é feito entre a rede escolar das bibliotecas e a biblioteca municipal, em prol da comunidade educativa e do concelho de Tondela.

Seguiu-se a intervenção da Dr.ª Elisa Figueiredo, que disse que a missão das bibliotecas é formar leitores e que esta missão se torna mais fácil com excelentes parceiros como é a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e as bibliotecas escolares. É um trabalho em rede muito significativo em prol da leitura, concluindo que esta festa da leitura se prolongue em todos os leitores pela vida fora.

No seu discurso a Dr.ª Helena Duque começou por agradecer ao grupo coral porque é pelas crianças que o trabalho em rede das bibliotecas tem significado, é um prazer trabalhar num concelho que dá tanta importância à Rede de Bibliotecas e evidenciou o trabalho exímio que se tem vindo a desenvolver no Concelho de Tondela e que deixa este espaço muito bem posicionado no âmbito das competências da Rede de Bibliotecas. Antes de terminar deu os parabéns a todos os agentes envolvidos nesta rede e em especial ao Município pela aposta tão clara no sector da educação e no seu trabalho no seio da comunidade onde se insere.IMG_2313

A encerrar os discursos, o Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus começou por agradecer a presença de todos e em especial da Dr.ª Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares aposentada. Destacando o facto de ter consigo o pelouro da Educação há mais de 12 anos e não ter outro vereador por entender que “tenho a obrigação de ser o primeiro responsável pela educação do concelho de Tondela”, referiu a dificuldade em se distanciar para “percebermos se aquilo que fizemos nos últimos anos tem ou não sido valorizado na promoção de uma escola pública de qualidade, inclusiva, capaz de dar igualdade de oportunidades independentemente de estarmos em Tondela ou de estarmos em Lisboa e quem tem responsabilidades públicas deve ter estratégicas para a educação no seu território”, disse que em “primeiro lugar deve-se procurar saber se se pode ao não construir uma escola de excelência, de mérito e de valorização daquilo que são os nossos recursos” afirmou que “são estes os objectivos que nos tem mobilizado porque acreditamos, convictamente, que este percurso de maior responsabilidade de transferência de competências no domínio pedagógico para as esferas dos Agrupamentos é o melhor caminho”. Referiu também “para que com proximidade haja mais responsabilidade, logo maior celeridade na decisão porque a verdadeira escola pública só pode ser defendida se formos capazes de darmos igualdades de oportunidade em função das circunstâncias onde estamos”.

Lembrou que Tondela foi dos primeiros concelhos em Portugal a ter uma Rede Concelhia de Bibliotecas e a primeira da região centro, “este trabalho que aqui temos não surge hoje, a Festa da Feira do Livro é corolário de muitos anos de trabalho”. Defendeu que “o importante é sabermos ler, porque só sabendo ler é que podemos pensar melhor e pensar melhor é uma condição necessário para termos um espírito crítico e reflectivo e essas são as maiores e mais importantes armas que podemos ter para o futuro, esta é a importante missão de uma biblioteca na escola”.

Depois pegando numa interpretação do Grupo Coral referiu “é importantes termos nas nossas mãos a construção da nossa história e da nossa vida e essas só as teremos quando acreditarmos que a mudança é um processo de evolução e que todos somos chamados a esta construção se acreditarmos que as nossas escolas, que as nossas bibliotecas, os nossos recursos são o principal activo para construirmos uma sociedade mais equilibrada naquilo que são os nosso direitos mas também na responsabilização daquilo que são os nossos deveres”.

Terminou referindo que a educação é uma prioridade no concelho de Tondela.

Depois de uma visita à Feira do Livro, a cerimónia continuou no Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo onde a Dr.ª Teresa Calçada e o Dr. José António Jesus descerraram a placa de atribuição do nome “Biblioteca Dr.ª Teresa Calçada”, à biblioteca escolar daquele centro educativo. Um momento que, simbolicamente, pretende perpetuar nesta instituição o nome da pessoa que, carinhosamente, é conhecida como a “…fazedora de Bibliotecas, fazedora de leitores e fazedo11034256_2066097790197589_3843856625950605588_nra de pessoas melhores”.

Nesta pequena cerimónia foi declamado um poema pelo aluno Daniel Pinheiro e lida pelo aluno João Barata do 6º Ano uma pequena resenha da história da sua vida e dos objectivos que levaram a esta homenagem, que transcrevemos na íntegra:

“Maria Teresa Carmo Soares Calçada nasceu e viveu em Lisboa mas frequentemente se deslocava a Tondela, cidade de onde a sua mãe era natural e onde sempre encontrou a paz e o sossego de um refúgio único, no sopé da Serra do Caramulo.

Licenciada em Filosofia, começou a dar aulas aos 19 anos, mas cedo se dedicou às bibliotecas. Trabalhou cerca de 25 anos, desde 1982, como Técnica do Instituto Português do Livro e ocupou o cargo de Vice-Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das actividades desenvolvidas no âmbito da Rede Nacional da Leitura Pública.

Integrou importantes grupos de trabalho como os que viriam a criar a Rede de Bibliotecas Municipais. Em 1996 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e foi nomeada coordenadora deste Programa. Exerceu este cargo até dezembro de 2013, acumulando com o de Comissária-adjunta do Plano Nacional de Leitura, que considerava ser um grande desafio, por permitir “abrir as portas do mundo da leitura a todos os cidadãos, especialmente às crianças que frequentam o ensino pré-escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos”.

Como coordenadIMG_2379ora do Programa da RBE enfrentou desafios educativos tendo lutado pela formalização legal das funções do Professor-Bibliotecário. De certo modo, ajudou a transformar o conceito das Bibliotecas como hoje as conhecemos numa importante área de investigação e formação, para as mais diversas universidades e politécnicos portugueses.

Teresa Calçada apostou desde sempre na leitura. Não se considera uma contadora de histórias, antes uma divulgadora de livros. Conhece-os bem e usa esse conhecimento para suscitar todo o interesse que se lhes reconhece.

Ao longo de uma vida dedicada aos livros e às bibliotecas percorreu o país, soube aproximar vontades, construir condições para se gerar mais e melhor conhecimento, sempre com o lema “Fazer leitores (mais e melhores)”. Contribuiu para a criação de inúmeras bibliotecas nas escolas de norte a sul do país.

Também por Tondela deixou marca e hoje queremos aqui evidenciar, de forma bem vincada, não apenas na parede mas na memória da nossa biblioteca escolar, da nossa comunidade, a nossa melhor homenagem a Teresa Calçada.

Alguém um dia chamou Teresa Calçada de “…fazedora de Bibliotecas, fazedora de leitores e fazedora de pessoas melhores”. É precisamente esse espírito que gostávamos que ficasse perpetuado ao atribuir o seu nome a esta biblioteca. É esse espírito de pessoa transformadora que queremos que passe para cada aluno e para cada professor que, diariamente, utiliza cada um doIMG_2327s livros presentes nas prateleiras de todas estas estantes.

Obrigado doutora Teresa Calçada por ter dado tanto a tantos.

Obrigado por nos permitir crescer rodeados de livros mágicos, com páginas cheias de sonhos para realizarmos.”

A Dra. Teresa Calçada respondeu a esta missiva emotivamente lembrando a sua mãe que estaria naturalmente contente com esta homenagem e pediu a todos os presentes, e sobretudo aos alunos, que lessem, que desfolhassem os livros e que se tornassem leitores porque quem lê é mais rico e mais sabedor. A leitura é um combate à pobreza, porque quem é pobre é mais fácil de manipular e de explorar. O saber pensar é fruto da leitura e o livro e a leitura é fazedora de oportunidades e por isso é um combate é exclusão e à pobreza.

A Festa do Livro e da Leitura ainda está a decorrer e é uma oportunidade para todos poderem contactar com os livros e com a festa que é a leitura.

Luísa Carvalho

Veja Tamém

ESCOLA SECUNDÁRIA DE TONDELA NOMEADA PARA O AÇÃO09! – FESTIVAL DE VÍDEO ESCOLAR

Uma curta-metragem de animação realizada o ano passado por alunos do 11º A, atualmente no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *