Terça-feira , Abril 9 2024

Movimento dos Cursilhos de Cristandade

Na tarde de 16 de Março, no Monte e acolhedor Templo de Nossa Senhora da Esperança, em Adiça/ Mouraz (Tondela) foi o local de encontro para os cursilhistas das regiões envolventes.

Estiveram presentes cursilhistas de vários núcleos da diocese, assim como os elementos do Secretariado diocesano, (incluindo o Assistente Espiritual diocesano, Pe. José António Almeida) do MCC, que está a comemorar o cinquentenário do seu 1º cursilho (1964)  na diocese de Viseu, assim como as presenças dos sacerdotes do Arciprestado de Tondela,  os Srs. padres; Américo Duarte, João Pedro, João Dinis, Manuel Rocha, António Flor e, o Diácono Permanente Dr. Felisberto Figueiredo, não deixando de mencionar ainda de Besteiros, o Sr. padre António José Marques, que fizeram questão de apoiar os seus cursilhistas, sendo as sua presença estimulante. mouraz

Foram recebidas várias mensagens de estímulo incluindo do Secretariado Nacional e de outros

Núcleos nacionais, assim como de vários países da Europa, e não só.

O Núcleo de Tondela que liderou toda a logística, teve o poio de um grupo de senhoras e homens que foi excecional para o êxito do evento.

Também os arranjos florais foram da responsabilidade da florista – Plantas e Companhia de Adiça/Tondela.

Foi solicitado ao Dr. Felisberto Figueiredo que, com a sua Capacidade e Humildade a que já estamos habituados, fazer o acolhimento a todos, e de uma maneira muito especial, fazendo-nos refletir no que nos pede o MCC, que sejamos.

A Ultreia iniciou-se às 15 horas, com o diretor espiritual do Núcleo, e Vigário Episcopal (Pe. Américo Duarte) a fazer também uma saudação inicial e, Eduarda Ramos a presidir-lhe. Victor Santos fez o “rolho-rolho”.

Foram apresentados outros testemunhos de entre a assembleia, incluindo o coordenador A. Antunes e o Assistente espiritual diocesano dos Cursilhos, Pe. José António Almeida.

Momento de grande intimidade espiritual foi a oração mariana animada por um grupo juvenil de Tondela, acompanhado de projeção audiovisual, presidida pelo pároco de Mouraz, Dardavaz e V.N. da Rainha (Pe. António Flor) no Santuário da N. Sra. da Esperança, foi realçado o Sim de Maria, modelo para os presentes.

Já no exterior do templo e antes da farta merenda na Casa da Irmandade, partilhada com os cerca de 200 participantes incluindo o Grupo de Música Popular, ( Os Modaantiga) de S. Joaninho-Santa Comba Dão, houve um momento de animação musical, com música tradicional portuguesa, com que o mesmo nos brindou..

A animação fez com que muitos ensaiassem uns passos de dança.

Que o Senhor recompense com as suas graças, a todos.

Os detalhes do evento, e porque não querem abusar da generosidade do nosso Jornal, pedem-nos que divulguemos que serão publicados na revista do Movimento (O Peregrino)

Também nos foi solicitado que aproveitássemos fazer a comunicação sobre a Via-Sacra de rua, inserida no cinquentenário, que se irá realizar na próxima quinta-feira (27 de março 2014) no centro Pastoral em Viseu, pelas 21horas, e que será aberta a toda a diocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *