Sexta-feira , Maio 10 2024

Termas de Sangemil

As Termas de Sangemil estarão abertas, desde o passado dia 1 e até 30 de novembro, seguindo o lema: “deixe-nos cuidar de si”.

Para assinalar a abertura da época balnear, teve lugar, no próprio dia 01 a tradicional cerimónia, em que estiveram presentes, para além do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, os Vereadores, Pedro Adão, Dr. Miguel Rodrigues e Drª. Otília do Carmo, Engª. Maria João, responsável pelo Ambiente e Drª. Teresa Gomes, do Gabinete de Apoio à Presidência.

Com o balneário já em funcionamento, a Cerimónia compreendeu intervenções de Pedro Adão e do Presidente da Câmara, sprimeira termaseguindo-se uma visita às instalações.

INTERVENÇÃO DE PEDRO ADÃO

Ao ser aberta mais uma época balnear, esta é mais um desafio que o Município tem, já que é o Município que vai gerir as Termas e, portanto, acompanhar ainda mais perto toda a atividade.

Depois da intervenção do Dr. José António, seguir-se-á uma visita às instalações, onde o Diretor Clínico e o Diretor Técnico irão expor o que é a “vida” da estância termal e a verdadeira função de cada sala de tratamento.

INTERVENÇÃO DE JOSÉ ANTÓNIO DE JESUS

Depois de saudar todos os presentes, começou por referir que no âmbito da restruturação funcional das Termas, cabe ao Vereador Pedro Adão acompanhar este setor do termalismo, a par do turismo.

Agradeceu a presença da comunicação social ali presente, na medida que é importante para o processo deste investimento, desta estrutura, a nossa capacidade de comunicação, de divulgação e promoção deste Balneário Termal.

Tivemos que tomar decisões que não eram fáceis, na medida em que nós, terminada que estava a concessão com as entidades que anteriormente tiveram a sua exploração, tomámos a decisão de ser o próprio Município a fazer a gestão deste espaço. E tomámos esta decisão no momento em que entendemos que é de todo imprescindível que nos concentremos para que a gestão a sua gestão o torne sustentável do ponto de vista económico-financeiro.

Este Balneário Termal está integrado numa estratégia mais lata de promoção que o próprio Município quer desenvolver associado a uma ótica do turismo e bem estar, saúde e bem estar que, quer na vertente da Serra do Caramulo, quer na vertente desta encosta do Rio Dão e em particular as Termas de Sangemil se apoiam estes dois extremos do Concelho, mas que se cruzam nos seus interesses estratégicos e objetivos.

E portanto, tomámos um conjunto de reformas estruturais, de organização, mantendo a qualidade téDSCF3112cnica e a prestação de serviços, mas procurando naturalmente conter os custos à escala daquilo que é a capacidade desta estrutura para que ela seja sustentável do ponto de vista económico. E precisamos de a tornar sustentável para o processo que a seguir queremos desenvolver.

Como é sabido, de há dois anos a esta parte, o Município anunciou a intenção de promover a possibilidade da construção de um novo balneário termal que correspondesse a novos desafios técnicos e do ponto de vista também de eficácia e personalidade de tratamento. Este balneário foi construído na década de oitenta, apesar de toda a sua manutenção e conforto manter excelentes indicadores, entendemos que para o crescimento da área termal de Sangemil, torna-se indispensável a construção de uma nova unidade.

Esta nova unidade, cujo projeto base está praticamente concluído terá que ser necessariamente enquadrada no novo programa estratégico.

Por isso, em sede do plano de ação da CIM Viseu Dão Lafões a intenção de que a área do termalismo bem- estar, a par da floresta seja um dos pilares âncora da estratégia regional de desenvolvimento, para que sirva de chapéu ancorante para os novos investimentos futuros.

Queremos, no entanto, fazer uma opção consolidada e sustentada e nada melhor que começar desde já a reequilibrar o funcionamento deste balneário, para depois estabelecer e alargar essa estratégia futura. Teremos que assegurar que seja um plano sólido, duradouro e que aponte no envolvimento das pessoas nesta comunidade.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Em visita guiada pelos Diretores Clínico e Técnico, respetivamente, Dr. António Andrade e Dr. Matos Dias, foram dadas a conhecer as valências e formas de tratamento ali ministradas nas várias e bem apetrechadas salas de tratamento, bem como a qualidade, propriedades e até “idade” das águas que abastecem o Balneário.

Trata-se de águas minerais hipertermais (49º Celsius), mineralizadas, alcalinasIMG_5869

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DAS TERMAS DE SANGEMIL

Têm como primeira indicação terapêutica as patologias do foro reumatológico e algumas músculo-esqueléticas como osteoartrites e espondilites e reabilitações resultantes de acidentes de viação, de trabalho e outros.

Outra ação importante é no tratamento de patologias das vias respiratória superiores como sinusites, faringites, amigdalites e rinites, entre outras.

As técnicas termais são de imersão, vapor, duche, irrigação nasal e nebulização.

Tem ainda técnicas complementares adaptadas a diversas patologias e SPA termal.

As Termas de Sangemil são, sem dúvida, uma mais-valia do nosso Concelho para que a nossa vida tenha mais qualidade.

Jorge A. Leitão

Veja Tamém

TURISMO DE PORTUGAL APROVA CANDIDATURA AO PROGRAMA “TRANSFORMAR TURISMO”, QUE ABRANGE VOUZELA E TONDELA

Os municípios de Vouzela e Tondela viram aprovada a candidatura “Viajar no Tempo – Ferrovia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *